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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tabelas utilizadas
  5. Conteúdos Relacionados


01. VISÃO GERAL

Mapeamento das adequações necessárias no sistema Easy Export Control para que possam ser gerados arquivos de integração para emissão de certificados de origem junto à FIESP utilizando o sistema COOL e E-COOL.

O Certificado de Origem é um documento que tem por finalidade atestar oficialmente a origem da mercadoria do país de exportação.

Seu uso pode conceder reduções ou isenções tarifárias e garantir acesso preferencial de suas mercadorias ao mercado externo para aqueles países com os quais o Brasil mantém Acordos Internacionais de Comércio. Dessa forma, o exportador poderá concorrer com preços mais competitivos, tornando-se mais eficiente e conquistando novos mercados da economia globalizada.

A FIESP disponibiliza por meio do sistema COOL serviços de integração para os seguintes processos:

  • Fatura Comercial - Certificado de origem (.rem e .txt);
  • Declaração do produto (.rem e .txt).

E através do sistema E-COOL os seguintes processos:

  • Certificado de Origem (.xml).


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Sequência 001:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Tabelas/ Normas(EECAT180), selecione a Norma que será utilizada no embarque e clique em Alterar.
  2. Altere o campo Proibido (EEI_PROIB) para Não e clique em Confirmar para salvar as alterações
  3. Será retornado para o browser com a alteração efetuada.

Sequência 002:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Tabelas/ Acordo Comercial (EECEI102), selecione o Acordo Comercial que será utilizado no embarque e clique em Alterar.
  2. Em Ações Relacionadas clique em + País.
  3. Selecione o país que será utilizado no embarque e clique em Confirmar.
  4. Em seguida clique em Confirmar para salvar a alteração.
  5. Será apresentado o browser com as alterações.


Sequência 003:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Cadastros/ Produtos (EECAC120), clique em Incluir. Preencher os campos obrigatórios de todas as abas e clique na aba Outros.
  2. Preencher os campos Desc. Process (B1_VM_PROC) e Valor CIF (B1_VL_CIF), em Ações Relacionadas clique em Incluir para descrição do Produto em Inglês.
  3. Selecione o idioma em Inglês, preencha a descrição do produto e clique em Confirmar.
  4. Ao retornar para tela principal em Ações Relacionadas clique em Normas, selecione o país e a Norma que foi alterada anteriormente e clique em Confirmar. Em seguida clique em Confirmar para salvar o produto.
  5. Será retornado para o browser principal com o produto cadastrado. Efetue o Cadastro de outros produtos para que possa ser montada uma estrutura de produtos.


Sequência 004:

  1.  Selecione a rotina: Atualizações/ Cadastros/ Declaração de Produtos (EECEI101), clique em Incluir. Selecione o produto principal que foi cadastrado anteriormente e clique em Confirmar para gravação.
  2.  Será apresentado o cadastro da Declaração de Produtos com o status na cor azul que indica que o arquivo de integração não foi gerado.


Sequência 005:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Tabelas/ Estruturas (EDCES400), clique em Incluir. Selecione o produto principal e clique em Incluir, para que seja incluso os outros produtos cadastrados.
  2. Em seguida será retornado para o browser com a estrutura cadastrada.


Sequência 006:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Pedido de Exportação/ Manutenção (EECAP100), clique em Incluir. Preencha todos os campos obrigatórios, em Ações Relacionadas clique em Incluir.
  2. Preencha os campos obrigatórios e clique em Confirmar
  3. Clique em Confirmar para salvar o Pedido de Exportação.


Sequência 007:

  1. Selecione a rotina: Atualizações/ Embarque/ Manutenção (EECAE100), clique em Incluir. Preencha o processo de embarque e o selecionar o pedido cadastrado anteriormente, em seguida clique na aba DUE.
  2. No campo Pais de Entrega (EEC_PAISET) informar o país que foi cadastrado na Norma, em seguida clique em Pedidos.
  3. Selecione o item do pedido e informe os campos obrigatório alem do campo Cód. Norma (EE9_CODNOR) de acordo com a Norma que foi alterada anteriormente. Clique em Confirmar e retorne para capa do embarque.
  4. Na aba Transporte informe a data de Embarque (EEC_DTEMBA) e clique em Salvar para gravação do embarque.
  5. Será apresentado no browser o embarque cadastrado.


Importante

Para a geração do arquivo é necessário que alguns cadastros estejam com o código da FIESP preenchido, são eles: Fornecedor, Consignatário, Importador, Local de embarque, Unidade de medida, Via de transporte, Embalagem, País.



    1. Selecione a rotina: Atualizações/ Int. Cert. Origem/FIESP (EECEI100).
    2. Em Declaração de Produtos selecione a opção Novo arquivo e informe o embarque e clique em Confirmar.
    3. Ao apresentar a mensagem clique na opção SIM.
    4. Será apresentada a visualização da declaração, clique em Confirmar.
    5. Em seguida será apresentada a mensagem de arquivo gerado com sucesso clique em Confirmar.
    6. Em Não Enviados será apresentado o arquivo gerado, em seguida clique em Enviar Arquivo. 
    7. Copie o caminho e nome do arquivo e informe no Portal para realização do upload; uma vez processado no Portal, confirme no sistema a integração.
    8. Em Enviados selecione a opção Retornar Arquivo com a flegue em Aceitos escreva uma observação e clique em Salvar.
    9. Informe a Data de validade para as declarações e clique em Confirmar.
    10. Em Aceitos visualize o arquivo gerado. Efetue o mesmo processo para a opção de Fatura Comercial – C. Origem.
    1. Selecionar a opção Atualizações/Int. Cert. Origem/FIESP (EECEI100).
    2. Selecionar a pasta Não Enviados e clicar sobre a opção Novo Arquivo.
    3. Serão exibidos os processos de embarque disponíveis para seleção.
    4. Confirmar a geração do arquivo. Será criado o arquivo de integração no novo layout e-Cool (XML).
    5. Clique na opção Enviar Arquivo.
    6. Copie o caminho e nome do arquivo e informe no Portal para realização do upload; uma vez processado no Portal, confirme no sistema a integração.

    Dica

    Não é possível enviar/gerar o mesmo arquivo que já foi enviado.


    03. Parâmetros

    Principais Campos e Parâmetros

    AçãoDescriçãoContéudo
    MV_EECCOOLIndica o tipo de integração com a FIESP"COOL" ou "ECOOL"

    04. TABELAS UTILIZADAS

    • E09 - Histórico de Geração de Arquivos;
    • E10 - Código da declaração de produto;
    • E11 - Acordo Comercial;
    • EE4 - Mensagens;
    • EEI - Tabela de Normas;
    • EXN - Produto x Norma/ Acordo x Norma;
    • SAH - Unidade de Medidas;
    • SB1 - Cadastro de Produtos;
    • SYA - Países;
    • SYP - Descrições dos Campos Memo;
    • SX5 - Tabela Genérica.

    05. Conteúdos Relacionados: