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ÍNDICE


01. VISÃO GERAL

Este documento tem por objetivo exemplificar o processo do contrato de compra na nova comercialização. É possível realizar o processo por meio do registro de negócio ou diretamente pelo contrato de compra quando o parâmetro MV_AGRO040 - Retira a obrigatoriedade do Registro de Negócio na nova Comercialização está habilitado.

02. CONFIGURAÇÃO/PARÂMETROS DA ROTINA

Principais parâmetros:

Parâmetro

Descrição

Conteúdo padrão

Conteúdo exigido para esta rotina

MV_AGRO002

Utiliza novo modelo de comercialização.

.F.

.T.
MV_AGRO209

Indica se deseja gerar notas fiscais diferentes quando encontra mais de um preço

.F.(opcional)
MV_AGRO040Retira a obrigatoriedade do Registro de Negócio.F.(opcional)
MV_AGRO003Necessidade de Aprovação de negócios<vazio>(opcional)
MV_AGRO006Aprovação de banking no cadastro de novos negócios<vazio>(opcional)


Pré-requisitos:

  • Parâmetros MV_AGRO002  habilitados. O parâmetro MV_AGRO040 somente é necessário caso deseja incluir o contrato de compra diretamente, sem utilizar o Registro de Negócio;
  • Possuir os componentes devidamente cadastrados (OGA410);
  • Necessário ter definido um componente de resultado e devidamente configurado (OGA490);
  • Bolsa de referência cadastrada;
  • Índices de mercado cadastrados;
  • Cotação de índice informada;
  • Produto cadastrado e com UM de preço informada na pasta Agro do programa MATA010 - Cadastro de Produtos;
  • Entidades cadastradas;
  • Safras cadastradas.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Abaixo são descrito os passos para incluir uma negociação pela rotina de Registro de Negócio:

  • Parâmetros MV_AGRO002 habilitado. O parâmetro deve ser alterado no módulo Configurador;
  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Negociação > Controle de Negócios > Registro de Negócios;
  • Clique em Incluir;
  • Informe os campos iniciais que são apresentados:
    • Safra;
    • Produto;
    • Moeda;
    • Operação de Negócio (1 - Compra).
  • Informe os campos obrigatórios:
    • Na pasta Principal: (Entidade, Filial de Origem, Tipo Preço);
    • Na pasta Precificação (Data inicial e finalQuantidade e Filial de Origem). Para negociação a fixar, os campos Data Limite Fixação, Mês Bolsa, Índice de Negócio são obrigatórios). O índice de negócio representa o índice futuro na bolsa. Na tabela inferior são apresentados os componentes que estão vinculados ao produto informado na negociação. Informe um valor para os componentes e no componente do tipo resultado será apresentado o valor final. Quando a negociação é a fixar, os componentes podem ser fixados, mas o preço final não é fechado.
  • Clique em Confirmar;
  • Clique em Outras Ações → Aprovar.  Caso algum componente fixado possua hedge, a próxima situação do registro de negócio é Trabalhando. Portanto, é necessário acessar a opção de aprovação novamente após ter feito o hedge em sistema de terceiro. A aprovação também pode ocorrer automaticamente em todas as etapas, conforme configurado nos parâmetros MV_AGRO003 - Necessidade de Aprovação de negócios e MV_AGRO006 - Aprovação de banking no cadastro de novos negócios.
  • Clique em Outras Ações → Aceite Cliente → Aprovar;
  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Negociação > Contrato de Compra > Contrato de Compra
  • Selecione o contrato que foi gerado por meio do processo de aprovação do registro de negócio;
  • Clique em Alterar;
  • Informe os campos obrigatórios:
    • Na pasta Previsão de Entrega na tabela de regra fiscal informe a TES;
    • Na pasta Financeiro (Ref. Contrato, Tipo Valor, Quantidade ou Percentual).
  • Clique em Confirmar;
  • Clique em Outras Ações → Confirmar;
  • Clique em Outras Ações → Mais Ações → Status para realizar a aprovação do contrato. Em seguida clique em Assinatura.

Para incluir uma nova negociação diretamente pelo Contrato de Compra:

  • Parâmetros MV_AGRO002 e MV_AGRO040 habilitados. Os parâmetros devem ser alterados no módulo Configurador;
  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Negociação > Contrato de Compra > Contrato de Compra;
  • Clique em Incluir;
  • Informe os campos obrigatórios:
    • Na pasta Principal: (Entidade, Safra, Produto);
    • Na pasta Previsão de Entrega (Quantidade, Filial de Origem, TES);
    • Na pasta Financeiro (Ref. Contrato, Tipo Valor, Quantidade/Percentual).
    • Na pasta Dados Negócio / Financeiro o campo Tipo Fix.  "1 - Fixo" ou "2 - A fixar".
  • Após informar os dados, clique em Confirmar;
  • Para realizar a fixação de preço ou apenas de componente quando contrato a fixar, acesse Outras Ações → Fixação de Preço;
  • Informe os valores nos componentes e clique em Confirmar;
  • Acesse Outras Ações → Confirmar para efetivar o contrato de compra;
  • Clique em Outras Ações → Mais Ações → Status para realizar a aprovação do contrato. Em seguida clique em Assinatura.


Ao confirmar o contrato de compra é executada a rotina de precificação e a geração das previsões financeiras.  Essa rotina atualiza o campo de valor de recebimento e valor fixado na regra fiscal. A previsão financeira que é gerada fica agrupada por data de vencimento e filial de origem da regra fiscal.


Para consultar os valores financeiros, de faturamento e fixados:

  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Negociação > Contrato de Compra > Contrato de Compra;
  • Posicione no contrato de compra que deseja consultar;
  • Clique em Visualizar;
  • Clique na pasta Previsão de Entrega;
  • Na tabela superior da pasta Previsão de Entrega selecione a cadência que deseja consultar os valores;
  • Na tabela inferior da pasta Previsão de Entrega são exibidas as regras fiscais. Para cada regra fiscal é possível ter acessos aos valores do contrato nos campos Vlr. Tot. Fin, Vlr. Tot. Fat e Vlr. Tot. Fix.
  • NOTA: Na nova comercialização existe o conceito de regra fiscal que é similar a um pedido. Uma previsão de entrega pode ter uma ou mais regras fiscais.

Para gerar um relatório com os dados financeiro (faturamento e fixação):

  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Negociação > Contrato de Compra > Contrato de Compra;
  • Posicione no contrato de compra que deseja gerar o relatório;
  • Clique em Outras Ações → Mais Ações → Extrato Contrato;
  • Clique em Imprimir.

04. OPERACIONALIZANDO O CONTRATO DE COMPRA

A entrada da mercadoria no estoque ocorre nas operações feitas na rotina de romaneio. A seguir um exemplo de utilização.

  • Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Gestão Logística> Romaneio C/ Pesagem;
  • Clique em Incluir;
  • Informe os campos principais para o romaneio:
    • Na pasta Principal:
      • Tipo: 5 - Entrada por Compras; 
      • Contrato. Ao informar o contrato alguns campos já são carregados automaticamente como Entidade, TES, Safra e Produto;
    • Na pasta Análise, informe o Local e a Tabela;
    • Realize a primeira pesagem utilizando o F10. Em seguida realize a segunda pesagem utilizando a mesma tecla de atalho. Ou acesse Outras Ações → Pesagem.
    • Clique em Confirmar;
    • Clique em Outras Ações → Atualizar;
    • Clique em Outras Ações → Confirmar.


05. MAPA MENTAL DO FLUXO CONTRATO DE COMPRA

Abaixo é apresentado uma simplificação do fluxo do contrato de compra fixo.

Arquivo do mapa mental: Fluxo Contrato de Compra.xmind

06. CONTEÚDOS RELACIONADOS