Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSA276
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA276
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Estabelece o grupo ao qual a operadora pertence, visando facilitar a aplicação das regras de cálculo diferenciadas de vigências dos procedimentos para pagamentos e cobranças entre operadoras. As informações deste cadastro são utilizadas na Digitação de Contas, lembrando que o grupo de operadora pode ser vinculado no cadastro de Operadora de Saúde. Permite também realizar o cadastro de mais de uma vigência ativa simultaneamente.

Exemplo:

Caso uma operadora cadastrada no grupo de operadora Nacional, atenda a um usuário de outro grupo de operadora, o sistema fará a cobrança e pagará os procedimentos de acordo com o grupo Nacional.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

       Inclusão Grupo Operadoras:

  1. Acesse Atualizações/Operadora/Grupo Operadora (PLSA276)
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Confira os dados e confirme.

       Cadastro de Vigências do Grupo Operadoras:

       O controle de vigência é utilizado para definir as regras de valorização dos procedimentos, filme, limite de CH para autorização automática de procedimentos, tabela de pagamento e recebimento, valorização da banda e taxa para pagamento e cobrança.

       Lembrando que neste cadastro pode-se determinar a validade de cada vigência e de acordo com esta data o sistema valoriza os procedimentos.

      A regra para permitir o cadastro simultâneo é que elas sejam para Finalidade de Atendimento e Regime de Atendimento diferentes ou utilizem outra TDE de pagamento ou cobrança, e para o mesmo regime e finalidade de atendimento.

      Regime de atendimento 'Internação' ou 'Ambulatorial' terá prioridade sobre 'Ambos', caso o campo esteja em branco, será tratado como 'Ambos'.

      Há uma interação particular com o nível de valoração do nível B6I - TNUMM, que é mais específico, caso haja regra para que ele não seja avaliado e deva considerar a parametrização da tabela BGH, o ponto de entrada PLVTNUMM deve ser utilizado, ele recebe o RECNO do registro BGH que está sendo avaliado e deve retornar .T. (para que o nível B6I seja verificado) ou .F. (para que o nível B6I não seja verificado). Os sub-níveis do BGH continuam tendo prioridade maior.

Observação:

O grupo de operadora é utilizado exclusivamente para a valorização dos usuários de intercâmbio e este conceito é utilizado no segmento de cooperativa médica.

       Inclusão das Vigências

  1. Em Grupo Operadora, no botão Ações Relacionadas, selecione a opção Vigência.
  2. Clique em Incluir.
  3. Na tela apresentada, Informe as TDEs de Pagamento e Recebimento para a valoração de Intercâmbio (nível BGH)
  4. A valoração de intercâmbio pegará os valores informados nos campos Vlr. Tx. Pagar (BGH_VLRTAX) e Vlr. Tx. Receb (BGH_VLRTRC) para realizar o cálculo das taxas de pagamento e recebimento.
  5. Informe o valor 100 nos campos de Banda Pag. (BGH_BANDAP) e de Banda Rec. (BGH_BANDAR) para que seja considerada 100% da Banda durante a valoração.
  6. Em Outras Ações, clique em Selecionar para definir as regras para os procedimentos. Neste ponto, existe a opção Copiar para facilitar a manutenção da rotina.
  7. clique em Incluir.
  8. Preencha os campos conforme necessidade.
  9. Confira os dados e confirme.

  Veja como funciona na prática:

 

03. TELA PLSA276

Outras Ações / Ações relacionadas - Vigências Tabela de Preço

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExclusão do registro.
Dif. p/unidadeÉ possível alterar a unidade de medida do procedimento se, por exemplo, em HM podemos mudar para REA fazendo com que se altere a valorização do procedimento.
Dif. p/espec.É possível alterar a especialidade do procedimento no momento da valorização.
Dif. p/produtoÉ possível informar para o sistema que se atender a determinado produto o sistema valorize o procedimento de acordo a regra cadastrada.
Dif.p/Niv.HospitalIndica o nível hospitalar para internação de acordo com o evento informado.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSA276

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Código

Código do Grupo de Operadoras.

Descrição

Informe a descrição do Grupo da Operadora. Esta pode conter caracteres alfa-numéricos, entretanto, evite a utilização de números.

Código Seq.

Código Sequencial.

Data Inicial

Indica a data para que as informações aqui cadastradas entrem em vigor. No momento da utilização destes dados o sistema checa: Data Atual >= Data De Se SIM a operação é realizada.

Cod Tap Padr

Informe o código do procedimento contido no cadastro da tabela padrão. E possível informar tanto códigos como grupos ou subgrupos de procedimentos.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • BA2 - Grupos de Operadoras
  • BGH - Vigências do Grupo Operadora
  • BGI - Vigências Tabela de Preços