Árvore de páginas

Nesta página você encontra o passo-a-passo para configuração do aplicativo MNT NG.

    • Web Service Rest
    • Campos de log usuário
    • Cadastro de usuário

    Configuração de WebService REST


    Atenção

    O endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. 

    Configure o REST para realizar a conexão entre aplicativo / Protheus. A seguir é apresentado um trecho da configuração REST.

    Configuração MINGLE
    [ONSTART]
    JOBS=HTTPJOB
    Refreshrate=120
    
    [HTTPJOB]
    MAIN=HTTP_START
    ENVIRONMENT=MntPadrao
    
    [HTTPV11]
    Enable=1
    Sockets=HTTPREST
    TimeOut=120
    
    [HTTPREST]
    Port=8389
    IPsBind=
    URIs=HTTPURI
    security=1
    
    [HTTPURI]
    URL=/rest
    Instances=1,5,2,1
    CORSEnable=1
    AllowOrigin=*
    OnConnect=REST_CONNECT
    OnExit=REST_EXIT
    OnStart=REST_START
    preparein=all
    Stateless=1

    É importante ressaltar sobre a habilitação da chave Security para uso da autenticação Basic. Ao habilitar esta chave (security=1) é necessário adicionar o usuário de autenticação Protheus no cadastro de usuários do Portal Mobile.

    OBS:  Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log, conforme print abaixo:


    Abaixo está um exemplo da página do serviço do REST funcionando que pode ser acessada no endereço "http://localhost:[SUAPORTA]/rest". Nesta tela é exibido todos os Webservices disponíveis para uso.

    Listagem de Webservices disponíveis no ambiente

    Para utilizar o MNT NG é necessário possuir licenças do aplicativo assim como um alias Mingle. Solicite um alias pelo link https://mingle.totvs.com.br


    O alias deve ser ÚNICO para o seu ambiente (não preencher a empresa/filial ao solicitar o Alias no portal Mingle). O Alias será a chave cadastrada no portal mobile: em vez de informar o endereço e porta nas configurações será necessário informar o alias Mingle.

    Para usuários que realizarem a migração de Portal (releases 12.12310 ou superiores), o Alias Mingle deve ser informado no parâmetro MV_NG1KEY.

    Configuração de Campo Log

    Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.

    Mais informações na documentação.


    Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e as Filiais por meio do Configurador.

    • Para criar um novo usuário no Protheus, você deve acessar o módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.

                    

    • Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias. É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois esse campo é utilizado para a autenticação no processo de  login do aplicativo.


    Aviso

    É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.



    Atenção

    Caso tenha informado a modalidade Active Directory, é necessário informar na aba Active Directory o usuário correspondente à este usuário do sistema.


    É possível vincular um usuário a um funcionário da manutenção. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.




    Aviso

    Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail.

    Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail.

    Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail.

    Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles.

    • Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo. 
    • Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.


    Aviso

    A funcionalidade PlayStop do aplicativo fica condicionada ao vínculo de funcionário da manutenção ao usuário Protheus. Ou seja, se o usuário logado não possuir este vínculo, a funcionalidade PlayStop não será apresentada no aplicativo.


    É possível vincular um usuário a um executante de solicitações de serviço. Para realizar essa integração, acesse o módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) do módulo e navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Solicitação Serviço > Executantes. Ao acessar a rotina, insira um executante ou altere um registro já existente. 


    O vínculo com o usuário Protheus ocorre pelo campo e-mail, preencha-o com o mesmo e-mail do usuário Protheus.


    Cadastro de Usuários

    A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:

    • Cadastro de usuário Protheus. É possível também realizar o vínculo do usuário Protheus com um Funcionário da Manutenção (para executar ordens de serviço), porém não é obrigatório. Esses cadastros são detalhados a seguir. Caso queira, há possibilidade também de utilizar a autenticação na modalidade Single sign-on ACTIVE DIRECTORY.
    • Vínculo do funcionário à um Grupo de Usuários, através da rotina de Permissões (MNTA916).

    Importante

    Caso a release utilizada seja anterior à 12.1.2310, deve ser cadastrado um usuário no Portal Mobile e realizar as configurações, assim como criação de usuários (informando e-mail) e seus grupos de usuários;






    Importante

    Cadastros realizados a partir da release 12.1.2310. Para releases anteriores ou não migradas, os cadastros de grupos, filtros e permissões são realizados via Portal Mobile, conforme descrito adiante nesta documentação.

    Importante

    Para novos usuários que não realizaram a migração de ambiente, será necessário configurar o parâmetro MV_NG1KEY, com o Alias do ambiente usado na aplicação MNTNG.

    O parâmetro deve ser preenchido da seguinte forma: ALIASMINGLE;CNPJ;NOME DA EMPRESA     

    Exemplo de preenchimento: ALIAS TESTE;99987890091000;Empresa Teste

      Grupos de Usuários

      Defina os Grupos (MNTA915) de usuários para diferenciar permissões e filtros.

      Permissões:

      Configure as Permissões (MNTA916) de cada grupo. 

      No exemplo abaixo, o grupo Técnicos poderá apenas alterar a ordem de serviço, prever e realizar check list, apontar e realizar todos os tipos de insumo.

      Atenção

      Para utilização de solicitação de serviço, consulte a documentação disponível no link

      Filtros relacionados a cadastros

      Personalize os itens que serão apresentados para os usuários caso deseje restringir equipamentos, família de equipamentos, serviços etc, através da rotina de Filtros (MNTA917).

        Importante

        A configuração do portal só é necessária caso a release utilizada seja anterior à 12.1.2310.

        • Registro da empresa
        • Endereço do servidor e Validação de ambiente
        • Grupos de usuários (Permissões e Filtros)
        • Usuários

        Registro da Empresa

        Para realizar o cadastro da empresa no portal mobile será solicitado algumas informações como CNPJ, e-mail do responsável além de necessitar o aceite dos termos de uso, que podem e devem ser lidos no link do próprio portal. 

        A licença de acesso do aplicativo MNTNG deve ser consumida via MINGLE.

        É importante que as demais configurações de ambiente tenham sido realizadas, conforme descrito anteriormente no item Web Service Rest.

        Licença via MINGLE

        Acesse as configurações e selecione o item Aplicativo MNT NG. No campo Alias Mingle, informe o Alias do ambiente que foi previamente cadastrado (link Mingle para cadastro).


        Validação do Ambiente

        Acione Validar Ambiente. Desta forma será validado se o ambiente está apto a utilizar o aplicativo. Pelo menos uma filial deve ser confirmada como apta para utilização.

         

        Não esqueça de Salvar após validar o ambiente e sempre que realizar alguma alteração.

        Grupos de Usuários

        Defina os grupos de usuários para diferenciar permissões e filtros.

        Permissões:

        Configure as permissões de cada grupo. 

        Neste exemplo logo abaixo, o grupo Técnicos poderá apenas alterar a ordem de serviço, prever e realizar check list, apontar insumo. Além de incluir e alterar solicitações de serviço ficando sem acesso as demais funções, a não ser que sejam selecionadas. 

        Atenção

        Para utilização de solicitação de serviço, consulte a documentação disponível no link

        Filtros

        É possível filtrar os itens apresentados de acordo com cada grupo:


        Filtros relacionados a usuários

        • Somente O.S. relacionadas ao usuário:

        Será exibido as ordens de serviço geradas pelo usuário conectado e as ordens que apresentem pelo menos um insumo de mão de obra com o código do usuário (necessário realizar o cadastro do usuário como um funcionário da manutenção (MNTA020) e vinculá-lo ao usuário Protheus);

        • Somente O.S. relacionadas a especialidade ao usuário:

        Será exibido as ordens de serviço geradas pelo usuário conectado e as ordens que apresentem pelo menos um insumo de especialidade ao qual ele pertence (necessário realizar o cadastro do usuário como um funcionário da manutenção (MNTA020) com especialidade e vinculá-lo ao usuário Protheus);

        • Somente S.S. relacionadas ao usuário 

        Será exibido apenas as solicitações de serviço geradas pelo usuário conectado ou aquelas em que ele está definido como executante (necessário realizar o cadastro de executante).


        Filtros relacionados a cadastros

        Personalize os itens que serão apresentados para os usuários caso deseje restringir equipamentos, família de equipamentos, serviços etc.


         Acione este botão para atualizar a lista de filiais caso deseje selecionar itens dos filtros.


         Acione este botão para atualizar cada filial caso deseje selecionar itens dos filtros.


        Usuários

        Defina quais usuários tem a permissão de logar no aplicativo e em que grupo de restrição de permissões e filtros a que pertencem.

          • Instalação e preferências

          Instalação

          Para utilizar o aplicativo no seu dispositivo móvel, o primeiro passo é baixar o app na "Play Store" (Central de aplicativos para Android) . Após acessa-la, você deve pesquisar por "MNT NG", ou também pode acessar a esse link e ser direcionado ao download.

          Encontrando o aplicativo MNT NG, é só clicar no botão "Instalar", aguardar o download ser concluído.

          Preferências

          No MNT NG, é possível escolher algumas preferências de visualização. Como por exemplo "Barra de Navegação", "Aba de Insumo", "Aba de Checklist", "Abrir O.S. durante a execução e "Irregularidade obrigatória"

          Para fazer estas configurações, basta abrir o menu lateral deslizando o dedo da direita para a esquerda e clicando na engrenagem no topo da tela.

          Com a tela de preferências aberta, basta marcar ou desmarcar as configurações que você deseja e em seguida clicar em "OK"  no campo superior direito. 

          Informações adicionais: