- Criado por Leandro Justino Da Silva, última alteração por Mônica Amélia Nunho Giandoni em 13 mar, 2020
Manual de Instalação Protheus 12.1.27 Linux
Para informações sobre os sistemas operacionais homologados, clique aqui.
Oracle® Java® Runtime Environment (JRE) 1.7 ou superior para execução do instalador.
Antes de executar este instalador é necessário ter configurado ODBC e banco de dados previamente. Para mais informações, clique aqui.
A partir do Release 12.1.25 é obrigatório o uso de dicionário no banco, para instalações novas.
Este instalador está homologado apenas para os seguintes sistemas operacionais:
- SUSE Linux Enterprise Server 12 sp4;
- Red Hat Enterprise Linux 7;
- Oracle Linux 7.2. (deve-se configurar o Oracle_home e TNS_ADMIN, vide procedimento).
O instalador para Linux está disponível para download no site de suporte ao cliente da TOTVS, em https://suporte.totvs.com/download
Para iniciar a instalação "baixe" os arquivos necessários, escolhendo uma das opções:
- Via Portal: Home Protheus/ TOTVSTEC-FRAMEWORK/ INSTALADORES
- Via link direto
Acesse a pasta onde fez o download do instalador e execute o comando root java -jar installer_lnx.jar
A instalação é iniciada:
Após teclar 1 aparece a tela do Contrato de Licença.
Na tela do Aceite de Contrato de Licença, leia com atenção e, aceite ou não, conforme suas preferências.
Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir com a instalação.
Caso esteja de acordo tecle 1.
A próxima etapa é de local de instalação. Caso queira mudar a sugestão do instalador, digite o caminho no terminal.
Após adicionar o caminho tecle 1.
A próxima etapa é de configurações das opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e País dos Arquivos de Dicionários de Dados.
- A opção de Banco de Dados disponível é SQL (TOPCONNECT).
- As opções dos idiomas disponíveis para seleção são: Português, Espanhol e Inglês elas definem a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help do Sistema, e no arquivo de RPO, já definindo a seleção automática dos pacotes básicos para download.
- A opção de País define a origem dos arquivos da Base de Dados local (arquivos SXs), Help do Sistema e também faz parte da definição do tipo de RPO a ser utilizado.
A próxima etapa é de configurações do Appserver: Porta do Appserver, Nome do serviço, Descrição e Porta do WebApp (a porta do WebApp não pode ser igual a do Appserver).
A próxima etapa é de configurações do License Server.
Deve-se informar o DNS do License e Porta.
Após todas as configurações de arquivos definidas, o processo de cópia dos arquivos é iniciado.
(Este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados).
Após finalizada a cópia dos pacotes, é dado o início ao processo de descompactação e configuração dos arquivos copiados em seus devidos destinos.
Processo finalizado com sucesso.
Acesse a pasta onde fez o download do instalador e execute o comando root java -jar installer_lnx.jar
Selecione o idioma de instalação na janela a seguir:
Logo após, é visualizada a tela de boas-vindas, basta ler as informações e clicar em Próximo.
A próxima tela é de Aceite de Contrato de Licença. Leia com atenção e, aceite ou não, conforme suas preferências.
Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir com a instalação.
Caso esteja de acordo selecione a opção "Eu concordo com este contrato de licença" e clique em Próximo.
Em seguida, é apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação.
Se o diretório de instalação selecionado não existir, é exibida a tela confirmando a criação do diretório.
Se o diretório de instalação selecionado já existir, é exibida a tela informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos.
A próxima etapa é de configurações das opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados.
- A opção de Banco de Dados disponível é SQL (TOPCONNECT).
- As opções dos idiomas disponíveis para seleção são: Português, Espanhol e Inglês elas definem a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help do Sistema, e no arquivo de RPO, já definindo a seleção automática dos pacotes básicos para download.
- A opção de País define a origem dos arquivos da Base de Dados local (arquivos SXs), Help do Sistema e também faz parte da definição do tipo de RPO a ser utilizado.
A próxima tela é a Árvore de Seleção dos Programas a Instalar, e oferece uma seleção pré-selecionada dos pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior:
As opções pré selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação.
Opções desabilitadas são condicionadas por incompatibilidades de Sistema Operacional e/ou opções selecionadas previamente.
Após a seleção dos pacotes, algumas janelas de configurações poderão ser apresentadas, dependendo dos pacotes selecionados.
Quando selecionada a opção de instalar o TOTVS | Application Server, será apresentada, a tela de configuração do serviço.
Nesta tela podem ser selecionadas Porta do servidor (valores aconselháveis, de 1025 a 65535) e a Porta do WebApp (não pode ser igual a do Appserver).
A próxima etapa é de configurações do License Server.
Informe o DNS do License e porta.
Após todas as configurações de arquivos definidas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado:
(Este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados).
Após finalizada a cópia dos pacotes, inicia-se o processo de descompactação e configuração dos arquivos copiados em seus devidos destinos.
Processo finalizado com sucesso.