O reprocessamento de contador utilizado nesta rotina é destinado a bens de qualquer categoria, controlados por contador próprio, desta forma cadastrados informando o campo Tem Contador = S (T9_TEMCONT).
Este reprocessamento é exclusivo para o histórico do primeiro contador do bem, não sendo possível reprocessar os registros de segundo contador.
Para a efetividade do reprocessamento é necessário se realizar a exportação do arquivo de histórico e posteriormente sua importação como descritos abaixo.
Exportação:
Ao selecionar a opção de exportação o usuário poderá identificar todos os seus bens cadastrados em uma listagem no formato de markbrowse, onde é possível selecionar diversos bens para a geração do arquivo de importação.
Confirmando a seleção dos bens, o sistema irá gerar um arquivo com extensão .dbf ou .dtc (conforme o ambiente do cliente), com os campos Filial (TP_FILIAL), Bem (TP_CODBEM), Data Leitura (TP_DTLEITU), Hora (TP_HORA), Contador (TP_POSCONT), Ac. Contador (TP_ ACUMCON) e Tipo Lancam (TP_TIPOLAN), em pasta especifica dentro do dicionário do ambiente, no caminho ROOTPATH + STARTPATH + \ NG, exemplo: "Protheus_Data\ System_XXXXX\ NG".
Observações:
- Quanto maior o número de bens selecionados maior será o tempo de processamento e mais complexo poderá ser o trabalho de justes manuais no arquivo ao importar.
- É importante ressaltar que o campo de variação dia não é exportado visto que seu valor é consequência do reporte de contador, assim não deve ser informado manualmente. Seu cálculo se baseia na fórmula Variação Dia = (Contador Acumulado Final – Contador Acumulado Inicial) / Diferença de Dias entre reportes).
- Também é possível realizar exportação parcial do histórico. Para isso, junto a seleção da opção "Exportar Histórico de Contador", marque também a funcionalidade "Exportação Parcial" e informe a data desejada no campo "A partir de". Esta funcionalidade visa apoiar usuários que desejam realizar ajustes pontuais no histórico, sem a necessidade de reprocessar todo o histórico de contador dos bens selecionados.
Importação:
Através da própria rotina é possível selecionar também a opção Importar Histórico. Nesta opção o usuário tem a possibilidade de incluir novos registros como também alterar ou excluir os registros existentes no histórico, através de uma interface em getdados, que é apresentada logo após a seleção do arquivo gerado na exportação.
Para esta manutenção do arquivo há algumas regras que devem ser observadas como:
- O primeiro registro do arquivo deve ser do tipo de lançamento I - Inclusão, com exceção dos arquivos provenientes de exportação parcial;
- Só é possível alterar contador acumulado caso o registro seja do tipo I - Inclusão, haja visto que o sistema no momento do reprocessamento irá realizar o recálculo do contador acumulado correspondente a aquele registro com base nos reportes de posição desde a inclusão do bem;
- A inclusão de novos registros é permitida, porém somente serão consistidos registros do tipo I - Inclusão, C - Contador, Q - Quebra ou V - Virada. Registros do tipo A - Abastecimento, devem ter um abastecimento relacionado, caso contrário irá cair na validação de consistência;
- A posição de contador não pode ficar em branco ou zerada, assim como o campo de filial caso a tabela STP não esteja em modo compartilhado.
Ao finalizar a edição deste arquivo e confirmar no botão OK, é realizada a leitura dos registros alterados em tela, gravando-os em uma tabela temporária, no mesmo formato do arquivo exportado, de forma ordenada por código do bem mais data e hora de leitura mais filial. Além disso, é criado um backup da tabela STP , referente aos bens selecionados, no diretório Protheus em ROOTPATH + STARTPATH + \NG + \backup, no formato STPXX0_YYYYMMDDHHMMSS_backup.dtc, sendo YYYYMMDD e HHMMSS substituídos pela data e hora do processamento.
É importante se atentar que este backup será excluído ao final do processamento quando o mesmo for efetivado com sucesso.
Para apoiar o usuário neste reprocessamento, todos os registros serão validados pelo sistema, de forma a consistir a integridade do histórico de contador com as tabelas relacionadas que utilizam a informação, sendo as principais: ST9 - Bens, STJ - Ordens de Serviço, STZ - Movimentação de Bens, TQN - Abastecimentos, TQ2 - Transferência de Bens, TQB - Solicitação de Serviço, TPN - Utilização de Bens, TTI - Entrada/Saída de Veículos e STF - Manutenção. O reprocessamento só será completado com sucesso quando todas as inconsistências forem verificadas e corrigidas.
Procedimento para Utilização
- No módulo de Manutenção de Ativos acesse Atualizações/ Controle de Oficina/ Contador/ Acerto (MNTA875).
- O sistema apresenta uma nova janela com as opções: Acerto Individual de Contador, Ajuste/Reprocessamento de Contador Próprio e Reprocessamento de Contador em Estrutura (Componentes).
- Escolha a opção de “Ajuste/Reprocessamento de Contador Próprio” e clique em Confirmar.
- Logo após, uma nova janela com duas opções é apresentada.
- Selecione a opção “Exportar histórico de Contador”.
- O sistema irá apresentar uma nova janela, onde é possível visualizar todos os bens disponíveis na empresa, controlados por contador próprio.
- Selecione os bens que pretende realizar o ajuste de contador e clique em OK.
- Logo após o sistema apresenta uma nova janela, onde é possível agora visualizar o nome do arquivo e se desejar este pode ser alterado. Clique em OK para prosseguir.
- O sistema cria um arquivo com todo o histórico de contador dos bens selecionados, no diretório do ambiente (dicionário Protheus) dentro de pasta "NG" com extensão em .dtc ou .dbf, conforme ambiente do cliente.
- Novamente em Atualizações/ Controle de Oficina/ Contador/ Acerto (MNTA875), escolha a opção de "Ajuste/Reprocessamento de Contador Próprio (MNTA876)" e prossiga.
- Selecione a opção “Importar histórico de Contador” e clique em Próximo.
- O sistema irá apresentar janela com o diretório do ambiente. Selecione o arquivo anteriormente criado.
- Após a confirmação o sistema apresenta os registros de contador contidos no arquivo exportado, desta forma confira os registros presentes no arquivo, altere ou inclua registros e após a manutenção do arquivo clique em ‘OK’.
- O sistema irá validar todos os registro de acordo com a parametrização informada em Parâmetros, botão presente na tela de manutenção dos registros. A validação ocorre também em cima dos demais registros em tabelas relacionadas em todo o ambiente.
- No final, caso não encontre nenhuma inconsistência nos registros presentes no arquivo, o sistema irá apresentar a mensagem de importação realizada com sucesso. Caso algum erro seja encontrado será apresentado um log com as inconsistências encontradas, este visa apoiar o usuário no ajuste de contador, assim como o destaque apresentado em linhas amarelas.
- Ao corrigir, caso necessário, confirme para que o reprocessamento seja realizado novamente.
- Ao final do ajuste será apresentado mensagem de importação realizada com sucesso, caso ainda o(s) bem(ns) ajustados possuam estrutura de bens, será apresentado indicação ao usuário que realize o reprocessamento de contador para bens filhos da estrutura.