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PTU Online 6.0

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLPTUONWEB

Comunicação PTU Online

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Implementada melhoria atualizando o sistema para a versão 6.0 do PTU Online. Nesta versão foi removida a conexão via SCS4, e toda conexão será realizada através de WebServices. 

Os WebServices criados são:

  • pedidoAutorizacao (00600) - PTOnPedAut.APW
  • pedidoComplementoAutorizacao (00605) - PTOnComAut.APW
  • pedidoInsistencia (00302) - PTOnPedIns.APW
  • respostaAuditoria (00404) - PTOnResAud.APW
  • cancelamento (00311) - PTOnCancel.APW
  • consultaDadosBeneficiario (00412) - PTOnDadBen.APW
  • consultaDadosPrestador (00418) - PTOnDadPre.APW
  • statusTransacao (00360) - PTOnStaTra.APW 
  • comunicacaoDecursoPrazo (00700) - PTOnDecPra.APW
  • ordemServico (00806) - PTOnOrdSer.APW
  • autorizacaoOrdemServico (00804) - PTOnAutOS.APW
  • contagemBeneficiariosWS (00430) - PTOnConBen.APW

 

Estes WebServices vão utilizar o endereço e porta de seu Portal do Plano de Saúde. Assim a URL para acessar um WebService será: http://[endereçoportal]:[porta]/portal/[nome do webservice].APW
Exemplos:
http://127.0.0.1:433/portal/PTOnPedAut.APW
http://127.0.0.1:443/portal/PTOnComAut..APW
Estes endereços serão seus EndPoints que deverão ser informados para a Unimed do Brasil.

Importante: a porta parametrizada deve ser a 443 (definição da Unimed do Brasil).

 

Nesta versão, foi realizada a atualização das transações já vigentes, e incluídas as novas transações:

  • 01100 – Consultas transações Respondidas pelo WSD;
  • 01101 – Resposta da Consultas transações Respondidas pelo WSD.

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

A partir da versão 6.0 não é mais necessário a aplicação dos layouts DE0, DE1, DE3 e DE9.

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSHK é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 16/11/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

Tiss

  1. Certifique-se de que seu sistema está parametrizado com a versão 3.03.01 da TISS (TVILYR_DT_TISS_3_03_00_TISS_3_03_01), necessário para realizar as transações que contenham itens de Radioterapia e Quimioterapia.

Schemas

  1. Baixe a ultima versão dos schemas disponibilizados através dos Boletins Mais Informações Tecnologia da Unimed do Brasil.
  2. Em seu rootpath, crie a estrutura de pastas \ptuonweb\schemas\.
  3. Copie os schemas disponibilizados pela Unimed do Brasil para o diretório \ptuonweb\schemas\.

Certificado

  1. Solicite para a Unimed do Brasil, um certificado para sua operadora. 
  2. Renomeie o arquivo de certificado .p12 para certificado.p12.
  3. Em seu rootpath, crie a estrutura de pastas \ptuonweb\certificados\. Copie o arquivo certificado.p12 para este diretório.
  4. Ao utilizar a comunicação PTU pela primeira vez, o sistema criará os arquivos para comunicação ca.pem, cert.pem e key.pem.
  5. Importante: informe no parâmetro MV_PTONSEN a senha do certificado disponibilizado pela Unimed do Brasil.

 

Binário

  1. Para a utilização dos novos recursos do PTU Online 6.0 com troca de informações via Web Service é necessário a atualização do binário para a Build 7.00.131227A-20161109
  2. Consulte a documentação: PSIGABD0053 - Procedimento para atualizar o binário do Protheus.
  3. Entre em contato com o suporte técnico para solicitar o arquivo appserver_http11.zip com os arquivos do binário específicos para a funcionalidade do PTU Online.
  4. Baixe o arquivo appserver_http11.zip e atualize no binário os arquivos: AppServer.exeapwin32.dll e apwinnt.dll.

    Importante: Recomendamos isolar o binário utilizado nas transações PTU Online 6.0. O prazo previsto para a liberação oficial do binário com as alterações acima é de Abril de 2017.


Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BE2

Campo

BE2_REGANV

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Título

Reg.Anvisa

Help

Reg. ANVISA Mat.

 

  • Tabela BEJ

Campo

BEJ_REGANV

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Título

Reg.Anvisa

Help

Reg. ANVISA Mat.

 

  • Tabela BQV

Campo

BQV_REGANV

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Título

Reg.Anvisa

Help

Reg. ANVISA Mat.

 

2.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

 

Nome da Variável

MV_PTONXSD

Tipo

Caracter

Descrição

Nome do arquivo .xsd das transações PTU

Valor Padrão

ptu_Transacoes-V60_00.xsd

 

 

Nome da Variável

MV_PTONVER

Tipo

Caracter

Descrição

Versão do PTU Online Web Service

Valor Padrão

V60_00

 

 

Nome da Variável

MV_PTONNAM

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o NameSpace das tags Ptu Online

Valor Padrão

v60

 

 

Nome da Variável

MV_PTONSEN

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a senha do certificado emitido pela Unimed do Brasil para utilização no WSD PTU Online

 

 

Nome da Variável

MV_PTOPEAU

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService pedidoAutorizacao

 

 

Nome da Variável

MV_PTOPEIS

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService pedidoInsistencia

 

 

Nome da Variável

MV_PTOREAU

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService respostaAuditoria

 

 

Nome da Variável

MV_PTOCANC

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService cancelamento

 

 

Nome da Variável

MV_PTODABE

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService consultaDadosBeneficario

 

 

Nome da Variável

MV_PTODAPR

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService consultaDadosPrestador

 

 

Nome da Variável

MV_PTODEPR

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService comunicacaoDecursoPrazo

 

 

Nome da Variável

MV_PTOORSE

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService ordemServico

 

 

Nome da Variável

MV_PTOAUOS

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService autorizacaoOrdemServico

 

 

Nome da Variável

MV_PTOSTTR

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService statusTransacao

 

 

Nome da Variável

MV_PTOPECO

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService pedidoComplementoAutorizacao

 

 

Nome da Variável

MV_PTO1100

Tipo

Caracter

Descrição

Informe a URL do WSDL da Unimed do Brasil para utilização do WebService ConsultaA1100

 

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

    Nome:

    MV_PTUVEON

    Tipo:

    Caracter

    Cont. Por.:

    60

    Descrição:

    Versão da Transação PTU Online

     

     

    Nome:

    MV_PT60LOG

    Tipo:

    Caracter

    Cont. Por.:

    0

    Descrição:

    Exibe no log de PTU Online, o Soap de envio e recebimento. (0=Não exibe/1=Exibe)

  2. É imprescindível a configuração dos parâmetros criados acima pelo compatibilizador.     


 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

 

Menu

Miscelânea

Submenu

Exportação Layout

Nome da Rotina

Layout A1100 - WebService

Programa

PLSUA1100

Módulo

Plano de Saúde

Tipo

Informe a Função



Procedimento para Utilização

Melhorias da nova versão:

ID Liminar 

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/ Atendimento/ Liberação (PLSA094B) ou Autorização SADT (PLSA094A).
  2. Ao digitar uma guia, preencha o campo Guia Jurid (BE1_GUIJUR) como 1-Sim, para indicar que o pedido está sendo realizado a partir de uma demanda judicial.
  3. Após finalizar a digitação da guia clique no Globo no lado esquerdo e realize a comunicação, a tag idLiminar será enviada como S.


Código IBGE

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/ Rede de Atendimento/ RDA Cadastro (PLSA360).
  2. Selecione uma Rede de Atendimento e clique em Alterar. Preencha o campo Município (BAU_MUN).
  3. Após finalizar a digitação da guia de qualquer guia será enviado a tag cdIBGE com o valor inserido anteriormente.


Novos campos de pesquisa Consulta Dados Beneficiário

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/ Atendimento/ Liberação (PLSA094B) ou Autorização SADT (PLSA094A).
  2. Clique em Incluir.
  3. Selecione o botão Consulta Dados Beneficiário Online.
  4. O sistema apresenta os novos campos para pesquisa: Cadastro Pessoa Física - CPF e Cartão Nacional de Saúde - CNS.


Metástase/Nódulo/Tumor/Quantidade de dias do ciclo atual/Unidade de Medida

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/ Atendimento/ Anexos Clinicos.
  2. Inclua um Anexo de Quimioterapia.
  3. Caso esteja com a Versão 3.03.01 da TISS, os novos campos aparecerão na tela para serem preenchidos.

 

Nova Rotina - PTU A1100 WebService

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Miscelânea/ Exportação Layout/ Layout A1100 WebService.
  2. Preencha o parâmetro de Data. Ao confirmar, o sistema realiza a comunicação e gera as guias se houverem na resposta da Unimed do Brasil.
    Importante: esta rotina utiliza o mesmo processo da importação do Layout A1100 (PLSP1100).