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Produto:

 Protheus®

Ocorrência:

Esta página é para centralizar as informações sobre o portal PMS.

Ambiente:

Gestão de Projetos (SIGAPMS)

Temas abordados neste documento:

Configuração de acesso  e funcionamento das rotinas do portal PMS.


O Protheus® disponibiliza através do Portal PMS a possibilidade auto-serviço focado em Clientes por meio de uma interface Web.

 

Como configurar


Observação

As configurações iniciais do Portal do PMS são as mesmas que o portal do Vendedor.

Em caso de dúvidas no processo de configuração dos Web Services, contate a equipe Protheus Framework para auxiliar.




Para habilitar os Portais Protheus, é necessário que os WebServices estejam ativos.  Ambos serviços dependem do serviço HTTP do Protheus, que permite que as informações sejam publicadas na WEB. 

A configuração inicia-se habilitando o serviço HTTP e configurando a porta que todos os outros serviços dependentes deste irão utilizar para a publicação das informações.


Os serviços devem ser configurados pelo WIZARD, pois a cada módulo WEB instalado são descompactados arquivos importantes no diretório informado na configuração. Estes arquivos são de extensão exclusiva da Microsiga, os *.MZP, e que apenas com o Wizard será possível a correta instalação.

No exemplo acima, a configuração está sendo realizada para o caminho LOCALHOST. Para publicá-lo informe o nome da máquina ou o endereço IP.

Caso seu serviço HTTP esteja configurado para a porta 80, não deve informá-lo no host. Exemplo localhost/ws.




    A - Acesse o Wizard de configuração dos Serviços;


    B - Em Servidor Internet (HTTP/FTP), verifique se o serviço de HTTP já existe, confirme se está habilitado e para qual porta está configurada. Pois estas são informações indispensáveis para o correto funcionamento dos WebServices e Portais.


    • Realize o Download dos Arquivos de Portais (web_files) do Portal do Cliente;
    • Inclua uma pasta web dentro da Protheus Data do Sistema e insira os web_files;
    • Insira também os arquivo  web_files na pasta systemload
    • Selecionar a opção: <HTTP> e clicar na barra superior <Editar> conforme exemplo;
    • O sistema apresentará a tela para Configuração da Seçãoonde os principais campos são:
      • Flag para Habilitar o Protocolo;
      • Path de Arquivos = Caminho da Pasta Web;
      • Ambiente = Nome do Ambiente;
      • Porta de Conexão = Porta de configuração dos Serviços;


    Importante

    Na configuração da Seção, inserimos como exemplo a porta 92, porém ela pode ser alterada caso prefira.

    Caso definida a porta padrão do serviço HTTP que é a 80, não é necessário especificá-la na configuração do WS e Portais.


    Basta confirmar e gravar as configurações


    D - Configure os Módulos da Web:

    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = WS - TOTVS Linha Protheus Web Services;
      • Nome da Instância = ws;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "ws";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • Flag para habilitar processos na inicialização do Servidor.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta dos Web Services (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.


    E - Configure o Portal (Protheus)

    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = PP - Portal Protheus;
      • Nome da Instância = pp;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "pp";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • URL do Protheus Web Services = Server e Porta de configuração dos Web Services.
    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta do Portal (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".
    • Realize a Configuração de Usuários, onde irá definir o número mínimo e máximo de usuários para acesso.

    Finalizar e confirmar a configuração.

    Inclua na pasta pp os colocar o arquivos da pasta web na systemload


    F - Após as configurações acima, o sistema irá inserir as informações de acesso aos Web Services no arquivo AppServer.ini do Protheus, verifique se as informações estão de acordo com o exemplo abaixo, caso não estejam realize ajustes (Lembrando que a Porta e o Nome do Ambiente serão os que preencheu durante a configuração):

    [HTTP]

    ENABLE=1

    PORT=81


    [localhost:92/ws]

    ENABLE=1

    PATH=c:\seuambiente\Protheus_Data\web\ws

    ENVIRONMENT=12.1.025

    INSTANCENAME=ws

    RESPONSEJOB=JOB_WS_9901

    DEFAULTPAGE=wsindex.apw

    SECURITY=0


    [JOB_WS_9901]

    TYPE=WEBEX

    ENVIRONMENT=12.1.025                                         

    INSTANCES=1,1

    SIGAWEB=WS

    INSTANCENAME=ws

    ONSTART=__WSSTART

    ONCONNECT=__WSCONNECT

    PREPAREIN=99,01

    SECURITY=0


    [localhost:92/pp]

    ENABLE=1

    PATH=c:\seuambiente\Protheus_Data\web\pp

    ENVIRONMENT=12.1.025                                       

    INSTANCENAME=pp

    RESPONSEJOB=JOB_PP

    SECURITY=0


    [JOB_PP]

    TYPE=WEBEX

    ENVIRONMENT=ENVIRONMENT

    INSTANCES=1,1

    SIGAWEB=PP

    INSTANCENAME=pp

    ONSTART=STARTWEBEX

    ONCONNECT=CONNECTWEBEX

    ONEXIT=FINISHWEBEX

    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:92/ws

    SECURITY=0


    Alerta de Risco

    "Fique atento ao utilizar o parâmetro de configuração com a chave Security=0, pois isso fará com que as integrações (APIs) não exijam autenticação, consequentemente dados do seu ambiente poderão ser consultados sem qualquer controle de autorização."


    G - Por fim, reinicie o Server do Protheus e verifique se o serviço do WebService subiu de forma correta no Browser, basta digitar o caminho que configurou no Wizard e verificar se o sistema indica como Habilitado:

    O processo de configuração para uma nova filial é basicamente o mesmo, mas é necessário ter um novo WebService e Portal.


    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = WS - TOTVS Linha Protheus Web Services;
      • Nome da Instância = ws;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "ws";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • Flag para habilitar processos na inicialização do Servidor.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta dos Web Services (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.

    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = PP - Portal Protheus;
      • Nome da Instância = pp;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "pp";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • URL do Protheus Web Services = Server e Porta de configuração dos Web Services.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta do Portal (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.

    Os serviços devem ser configurados pelo WIZARD, pois a cada módulo WEB instalado são descompactados arquivos importantes no diretório informado na configuração. Estes arquivos são de extensão exclusiva da Microsiga, os *.MZP, e que apenas com o Wizard será possível a correta instalação.

    No exemplo acima, a configuração está sendo realizada para o caminho LOCALHOST. Para publicá-lo informe o nome da máquina ou o endereço IP.

    Caso seu serviço HTTP esteja configurado para a porta 80, não deve informá-lo no host. Exemplo localhost/ws.

    Pra cada filial nova é necessário configurar um novo portal.


    C - Após as configurações acima, o sistema irá inserir as informações de acesso aos Web Services no arquivo AppServer.ini do Protheus, verifique se as informações estão de acordo com o exemplo abaixo, caso não estejam realize ajustes (Lembrando que a Porta e o Nome do Ambiente serão os que preencheu durante a configuração):

    [HTTP]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\Web
    PORT=91
    ENVIRONMENT=nome do ambiente



    [localhost:91/ws]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\WS
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=WS
    RESPONSEJOB=JOB_WS_9901 → (Filial 01)
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw





    [JOB_WS_9901]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=WS
    INSTANCENAME=WS
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    PREPAREIN=99,01 → (Filial 01)







    [ONSTART]
    ;JOBS=JOB_WS_9901,JOB_PP,JOB_WS02_9902,JOB_PP02

    [localhost:91/pp]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\pp
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=pp
    RESPONSEJOB=JOB_PP




    [JOB_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=PP
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:91/ws → (URL da filial 01)

    [localhost:91/ws02]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\WS02
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=WS02
    RESPONSEJOB=JOB_WS02_9902 → (Filial 02)
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw
















    [JOB_WS02_9902]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=WS
    INSTANCENAME=WS02
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    PREPAREIN=99,02 → (Filial 02)







    [localhost:91/pp02]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\pp02
    ENVIRONMENT= nome do ambiente
    INSTANCENAME=pp02
    RESPONSEJOB=JOB_PP02




    [JOB_PP02]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=pp02
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:91/ws02 → (URL da Filial 02)









    D - Por fim, reinicie o Server do Protheus e verifique se o serviço do WebService subiu de forma correta no Browser, basta digitar o caminho que configurou no Wizard e verificar se o sistema indica como Habilitado:






    Após a configuração dos Web Services, iniciaremos a configuração do Portal do PMS. Para isso:

    • Acesse Faturamento / Atualizações / Portal / Web Service e clique em Automático;
    • Serão carregados os Web Services;
    • Acesse Faturamento / Atualizações / Portal  /Menu dos Portais e verifique se os menus estão carregados;




    A - Cadastre via módulo PMS\Atualizações\Cadastros \Calendário:



    B - Cadastre o recurso vinculado ao calendário e ao usuário de configurador:

    Como já existe um usuário de portal vinculado ao mesmo usuário de configurador e com os direitos carregados, bastará apenas acessar o portal PMS.


    C - Acesse o Portal com o USUÁRIO informado




    O portal do PMS não sofreu atualização de frame, por isso, ao acessar será demonstrado como versão 11, mesmo configurado na versão 12.

    Exemplo para configuração do appserver.ini



    [HTTP]
    
    ENABLE=1
    PORT=90
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web
    ENVIRONMENT=Seuambiente
    RESPONSEJOB=JOB_PP
    
    [ONSTART]
    Jobs=WS_PP,JOB_PP
    
    [LOCALHOST:90/ws]
    ENABLE=1
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web\WS
    ENVIRONMENT=seuambiente
    RESPONSEJOB=WS_PP
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw
    
    [WS_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCES=1,1
    PREPAREIN=01,01
    SIGAWEB=WS_PP
    INSTANCENAME=WS
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    NAMESPACE=http://LOCALHOST:90/ws
    
    [LOCALHOST:90/pp]
    ENABLE=1
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web\pp
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCENAME=PP
    ;RESPONSEJOB=JOB_PP
    
    [JOB_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCES=1,1
    PREPAREIN=01,01
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=pp
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://LOCALHOST:90/ws
    [MAIL]
    AuthLOGIN=1
    AuthNTLM=1
    AuthPLAIN=1
    Protocol=POP3
    AuthNTLM=1
    AuthPLAIN=1
    Protocol=POP3


    Segue as imagens do console.log ao logar no portal protheus


    IMPORTANTE: O PORTAL DO PMS SÓ É HOMOLOGADO PELO INTERNET EXPLORER.




    Para que se possa navegar no Portal do PMS é necessário:

    • Configurar os Web Services e deixar os serviço ativos;
    • Carregar os serviços de Web Service via módulo de Faturamento, Portal, Web Services;
    • Certificar que o menu do Portal do PMS esteja carregado após carregar os Web Services;
    • Criar um usuário de portal.


    A configuração completa poderá ser seguida através da FAQ: PMS0028 - Configuração do Portal PMS


    Como utilizar


      O agrupamento Gerenciar Projetos permite o acompanhamento da estrutura do projeto (EDT), incluindo detalhes de tarefas, datas de execução previstas e realizadas, percentual de execução, etc de acorde o com o nível de acesso do usuário. Demonstra as seguintes visões:

      • Projetos: Demonstra os projetos associados ao usuário do portal. 



      • Apontamentos:  Demonstra os apontamento de projeto do usuário de portal. Podendo também incluir, alterar e excluir o apontamento.



      • Confirmações:  Demonstra as confirmações  física das tarefas de projeto do usuário de portal. Podendo também incluir, alterar e excluir o apontamento.


      O agrupamento de Consultas permitir a consulta às alocações de recursos distribuídos nas atividades e projetos.


      Gráfico de Gantt Portal PMS - Descontinuado

      O gráfico de Gantt foi descontinuada devido a incompatibilidade de atualização do Java e, sendo assim, não executará mais a funcionalidade. 
      As opções de menu que acionam esta funcionalidade serão retiradas do menu dentro do Portal PMS a partir da versão 12.1.2410.



      • Alocação de Recursos Demonstra a alocação de recursos através do gráfico de Gantt,  baseado na duração prevista de início e término das atividades.






      • Alocação de Equipes:  Demonstra a alocação de equipes através do gráfico de Gantt,  baseado na duração prevista de início e término das atividades.




      • Gráfico de GanttDemonstra a evolução do projeto (atividades e Edts) através do gráfico de Gantt.


      OBSERVAÇÃO

      O procedimento acima foi realizado com Java 8 Update 101.


      Este procedimento não atende a geração do Grafico de Gantt via Portal PMS quando utilizado navegador Google Chrome, pois a partir da versão 42 (lançada em abril de 2015), o Chrome desativou a forma padrão pela qual os browsers suportam plug-ins. Esta informação esta disponível no link: https://www.java.com/pt_BR/download/help/enable_browser.xml


      Este procedimento tem como objetivo orientar a configuração do Java para que execute a emissão do Gráfico de Gantt via Portal PMS


      Devido atualização do Java os critérios de segurança foram elevados e sua execução fica condicionada a uma série de condições.


      A geração deste gráfico utiliza os applets do Java e para que sejam corretamente executados é necessário colocar o endereço do portal como site seguro.

      Abaixo passo a passo para tal configuração:


      1 - Em seu sistema operacional execute a opção de configuração do Java


      2 - No painel de controle do Java, na aba Segurança, clique em "Editar Lista de Sites"


      3 - Será aberta a janela para edição da lista, clique em "Adicionar".


      4 - Informe o endereço do portal e clique em "OK".


      5 - Confirme a inclusão do endereço.


      6 - Confirme o fim das edições.




      O agrupamento Manutenção do  usuário possibilita efetuar ajustes  no cadastro do usuário de portal.

      • Alteração de Senha - Possibilita alterar a senha cadastrada no Erp para acessar o portal.


      • Logoff - Desloga do portal.