Árvore de páginas

Importante!

O Rastreio do Pedido Retira é enviado do sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDERRETAIL.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnviaSíncrona1.001JSON
TOTVS OMNIRecebeSíncrona1.001JSON

Dica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDERETAIL) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDERRETAIL

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Auxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
LOJI701ADocumenttraceabilityorderRastreio de Pedido RetiraSimNãoSíncronoTodas


PAD.APP1.001

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de tabela de preço.


Integrando Rastreio de Pedido

Dica!

Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?

Após a integração de um pedido do tipo RETIRA, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.


Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?

Abaixo os status de rastreio de uma venda do tipo retira.


Status Empacotado

Importante!

Caso o WOT do TOTVS OMNI esteja habilitado, a mensagem de rastreio com o status Empacotado é gerada e enviada automaticamente assim que o pedido é integrado, com isso não é necessário o realizar os procedimentos abaixo:

  1. No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações/ Atendimento/ Venda Assistida.
  2. Posicione sobre o pedido integrado com a legenda (Pendente) e na sequência clique em Confirmar Pedido Pendente, em seguida realize a confirmação.


Dica!

Após realizar o procedimento acima será gerada e enviada a mensagem de rastreio com o status Empacotado ao TOTVS OMNI  que irá atualizar o status do pedido na plataforma para "Pronto para Retirada".


Status Entregue

  1. Após realizar a confirmação do pedido retira no TOTVS Protheus, é necessário realizar a finalização da venda, emitindo o documento fiscal.

Dica!

Após realizar o procedimento acima será gerada e enviada a mensagem de rastreio com o status Entregue ao TOTVS OMNI  que irá atualizar o status do pedido na plataforma para "Entregue".


Demais informações

Fluxo integração de Rastreio de Pedido Retira

Após realizar as movimentações do Pedido Retira, no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilityOrderRetail.


Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetailpelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.

Legendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Aguardando execução

Executando

Finalizada

Falhou

Bloqueado

Não entregue

Recusada

Entregue


Próximo passo

Vamos lá!

Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Retira, vamos para o próximo passo, Reserva de Item

  • Sem rótulos