Importante!
O Rastreio do Pedido Retira é enviado do sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.
Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDERRETAIL.
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|---|---|---|---|
TOTVS Protheus | Envia | Síncrona | 1.001 | JSON |
TOTVS OMNI | Recebe | Síncrona | 1.001 | JSON |
Dica!
Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).
- Mas afinal o que é um Adapter?
O Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDERETAIL) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.
- Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.
Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDERRETAIL
- No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:
Auxilio no preenchimento dos campos
Rotina Protheus | Mensagem | Descrição | Envia | Recebe | Método Protheus | Operação | Condição de envio | Canal de Envio | Versão | Alias | Rota | Formato |
LOJI701A | Documenttraceabilityorder | Rastreio de Pedido Retira | Sim | Não | Síncrono | Todas | PAD.APP | 1.001 | SUA_ROTA | JSON |
Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de tabela de preço.
Integrando Rastreio de Pedido
Dica!
Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?
Após a integração de um pedido do tipo RETIRA, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.
Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?
Abaixo os status de rastreio de uma venda do tipo retira.
Status Empacotado
Importante!
Caso o WOT do TOTVS OMNI esteja habilitado, a mensagem de rastreio com o status Empacotado é gerada e enviada automaticamente assim que o pedido é integrado, com isso não é necessário o realizar os procedimentos abaixo:
- No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações/ Atendimento/ Venda Assistida.
- Posicione sobre o pedido integrado com a legenda (Pendente) e na sequência clique em Confirmar Pedido Pendente, em seguida realize a confirmação.
Dica!
Após realizar o procedimento acima será gerada e enviada a mensagem de rastreio com o status Empacotado ao TOTVS OMNI que irá atualizar o status do pedido na plataforma para "Pronto para Retirada".
Status Entregue
- Após realizar a confirmação do pedido retira no TOTVS Protheus, é necessário realizar a finalização da venda, emitindo o documento fiscal.
Dica!
Após realizar o procedimento acima será gerada e enviada a mensagem de rastreio com o status Entregue ao TOTVS OMNI que irá atualizar o status do pedido na plataforma para "Entregue".
Demais informações
Fluxo integração de Rastreio de Pedido Retira
Após realizar as movimentações do Pedido Retira, no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilityOrderRetail.
Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetailpelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.
Legendas de status da mensagem
A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:
Aguardando execução
Executando
Finalizada
Falhou
Bloqueado
Não entregue
Recusada
Entregue
Próximo passo
Vamos lá!
Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Retira, vamos para o próximo passo, Reserva de Item