CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tela PLSA360
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela PLSA360
- Principais Campos e Parâmetros
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Para uma operadora oferecer um serviço é necessário possuir uma rede credenciada. Esta rede é formada por fornecedores e prestadores de serviços, que podem ser médicos, laboratórios, hospitais ou até mesmo outras operadoras.
Esta rotina cadastra e relaciona todas as informações pertinentes às redes de atendimentos (física/jurídica) utilizadas pela operadora. As informações cadastradas são utilizadas para tudo que relaciona os serviços oferecidos pelo prestador à operadora.
Também é necessário informar os dados gerais da rede de atendimento, as especialidades, os documentos necessários, dados sobre os dependentes do profissional cadastrado, informações referente a débito e crédito, formação dos profissionais e informações da ANS.
Importante!
É indispensável o cadastro de uma rede de atendimento genérica, para a qual não deve ser gerado pagamento, e não é possível a utilização das rotinas de autorização. O código dessa rede de atendimento deve coincidir com o conteúdo do parâmetro MV_PLSRDAG.
O conceito de RDA Genérica é importante nas situações em que é necessária a geração de uma movimentação sem que seja gerado pagamento para o prestador. Esta autorização é utilizada nos casos em que o usuário não sabe realmente qual é o prestador que realizará o procedimento. Isto pode ocorrer quando, por exemplo, existir muitos prestadores na região onde o usuário está alocado, desta forma, a operadora fornece a guia com validade de 30 dias.
A guia se transforma em uma autorização e gera movimentação/pagamento para o prestador que realizou o atendimento. Para estes casos, basta que seja informada a rede de atendimento genérica na movimentação.
Este conceito é utilizado em Liberação a qual gera um número de liberação que é posteriormente associado a uma autorização. A guia referente ao atendimento é gerada e pode ser visualizada em Digitação Contas, entretanto, o pagamento não é gerado visto que o status da guia é definido como Bloqueada.
Rotinas Prévias:
- Classes Rede Atend. (PLSA230)
- Tipo Logradouro(PLSA299)
- Municípios(PLSA160)
- Rede Não Referenc. (PLSA035)
- Conselho Regional(PLSA240)
- Fornecedores(MATA020)
- Grupos Pagamento(PLSA636)
- Especialidades(PLSA370)
- Documentos(PLSA110)
- Grupo/Empresa(PLSA660)
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
- Acesse Atualizações/Rede de atendimento/RDA - Cadastro
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Clique em Incluir.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
Veja como funciona na prática:
A janela de inclusão está dividida por pastas:
Pasta Rede de Atendimento
- Subpasta Dados Cadastrais: Nesta pasta inserimos os dados cadastrais da rede de atendimento tais como nome, CPF ou CNPJ, endereço e etc.
- Subpasta Registro: Nesta pasta inserimos os dados referentes ao conselho regional da rede de atendimento.
- Subpasta Atendimento: Nesta pasta inserimos os dados referentes à capacidade de atendimento da rede de atendimento.
- Subpasta Impostos/Seguro Social: Nesta pasta inserimos os dados referentes à apuração de impostos da rede de atendimento.
- Subpasta Financeiro: Nesta pasta inserimos os dados financeiros da rede de atendimento.
- Subpasta Produção Médica: Nesta pasta inserimos os dados referentes à produção médica da rede de atendimento.
- Subpasta Outros: Nesta pasta inserimos dados complementares da rede de atendimento.
Pasta Especialidades
Nesta pasta inserimos quais são as especialidades que a rede de atendimento atende e lembrando que estas especialidades estão ligadas diretamente na relação do local de atendimento x especialidades de atendimento.
- Pasta Documentos
- Nesta pasta inserimos os documentos que a operadora solicita a rede de atendimento.
- Pasta Dependentes
- Nesta pasta inserimos os dependentes que a RDA possui quando esta é do tipo pessoa física.
- Pasta Formação Profissional
- Nesta pasta informamos os dados de formação da rede de atendimento.
- Pasta Informações ANS
- Nesta pasta inserimos informações da rede de atendimento em relação à ANS.
- Pasta Exceção de critica
- Nesta pasta informamos para o sistema que determinada critica não será apresentada para esta rede de atendimento no momento do atendimento de um usuário.
Exemplo:
Se a RDA não pode atender um usuário de determinando plano, mas por algum motivo a operadora não tenha outra RDA próxima para realizar este atendimento. Então podemos criar uma exceção evitando que o sistema apresente a critica de que esta não pode atender determinado plano.
- Pasta Procedimentos Incompatíveis: Nesta pasta informamos para o sistema que determinados procedimentos são incompatíveis de serem realizados na mesma guia ou no mesmo momento de execução por exemplo.
- Pasta Rede de Atendimento e suas subpastas: (Dados Cadastrais, Registro, Atendimento, Impostos/Seguro Social, Financeiro, Produção Médica e Outros) quando utilizamos a opção Complemento estas são somente visualizadas e não podem ser alteradas, para realizar alteração utilize a opção alterar do cadastro.
- Pasta Operadoras: Nesta pasta definimos para qual operadora a rede de atendimento realizará seus atendimentos/serviços aos usuários.
- Pasta Parâmetros Contabilidade: Nesta pasta definimos os parâmetros para integração contábil.
- Pasta Horário Especial x RDA: Nesta pasta definimos a configuração para o pagamento de horário especial.
- Pasta Faixa de Desconto: Nesta pasta informamos procedimentos que ao serem realizados pela RDA sofreram desconto no pagamento da produção médica.
- Pasta Local de Atendimento: Nesta pasta informamos os locais de atendimento da rede de atendimento. Esta pasta possui as seguintes subpastas que iremos explicar abaixo:
Subpasta Filme: Nesta pasta podemos negociar um valor de filme diferenciado para a rede de atendimento neste local de atendimento.
Exemplo: Operadora paga o valor do filme para qualquer RDA em R$ 25,00 e para um RDA em especifico podemos negociar que neste local de atendimento o valor será de R$ 15,00 para o atendimento de usuários em exames de imagem.
- Subpasta Divisão Remuneração: Nesta pasta podemos informar que determinada unidade de medida estará ativa ou negada para esta rede de atendimento neste local de atendimento.
- Subpasta Diferenciação da Ref./U.S por Unidade: Nesta pasta podemos negociar a alteração da referencia da unidade de medida.
- Exemplo: Neste local de atendimento qualquer procedimento que tenha a unidade de medida HM a referencia deste será de 50CH quando a RDA realizar o procedimento.
- Subpasta Grupo de Serviços: Determina os grupos de serviço da rede de atendimento.
- Subpasta Desc Fx Evento: Nesta pasta informamos procedimentos que ao serem realizados pela RDA sofreram desconto no pagamento da produção médica. Lembrando que esta configuração é por local de atendimento.
- Subpasta Tabela de Preço: Nesta pasta podemos informar tabelas de preços de procedimentos negociadas entre a operadora e a rede de atendimento.
Pasta Especialidades: Nesta pasta informamos as especialidades da rede de atendimento em relação aos locais de atendimento.
Pasta Taxa de Comercialização: Nesta pasta informamos as taxas de Comercialização do procedimento.
Pasta RDA x Planos: Nesta pasta informamos se determinado plano pode ou não ser atendido pela rede e atendimento.
Pasta Majoração: Nesta pasta informamos o percentual de majoração em relação aos atendimentos feitos pela rede de atendimento.
Pasta Desc. Faixa x RDA: Nesta pasta informamos quais as faixas de procedimentos que no momento da execução do procedimento o sistema irá aplicar um desconto na produção da rede de atendimento.
Pasta Associação: Nesta pasta informamos quais as faixas de procedimentos que no momento da execução do procedimento o sistema irá aplicar um desconto na produção da rede de atendimento.
Especialidades x Cadastros relacionados
Tem como objetivo realizar o desmembramento das abas Corpo clínico, Contatos ,Rede de atendimento, Procedimentos autorizados, Planos e Procedimentos não autorizados de dentro da rotina de Complemento da RDA, para telas individuais. Essa separação visa melhorar a usabilidade das telas de cadastro de Prestadores, que hoje contêm vários itens agrupados em diversas abas e caminho. O processo se tornará mais prático, fácil e intuitivo.
Veja como funciona na prática:
Corpo Clínico
- Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA)
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Selecione a RDA desejada no grid e clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados / Corpo Clínico.
- O sistema irá abrir a nova tela de manutenção dos cadastros de Corpo Clínico e Procedimentos associados.
- Na tela de manutenção de Corpo Clínico, é possível apenas alterar o Corpo Clínico e procedimentos, não sendo possível dar qualquer tipo de manutenção (Inclusão / Alteração / Exclusão) de dados referentes aos grids de Locais de Atendimento (BB8) e Especialidades (BAX).Esses dados são apenas para leitura, para que o usuário possa definir qual local e especialidade deseja inserir o Corpo Clínico.
- Para a manutenção das informações de locais e especialidades, deve ser feita através da opção Complemento, que fica no botão Outras Ações, da tela de cadastro de RDA.
De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade o Corpo Clínico será inserido, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: "
- Para inserir os dados de Corpo Clínico, basta informar os dados no grid inferior, na aba Corpo Clínico ou Procedimentos - lembrando que o procedimento estará vinculado ao profissional ou RDA selecionado no grid da aba de Corpo Clínico.
Ao clicar na aba Procedimentos, o sistema exibe no painel a direita o código e nome do profissional posicionado na BC1, onde podemos lançar os procedimentos que este profissional pode realizar.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
Veja como funciona na prática:
Contatos
- Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados / Contatos.
- O sistema irá abrir a nova tela de manutenção do Cadastro de Contatos.
- Na tela de manutenção de Contatos, é possível apenas alterar o Contato, não sendo possível dar qualquer tipo de manutenção (Inclusão / Alteração / Exclusão) de dados referentes aos grids de Locais de Atendimento (BB8) e Especialidades (BAX). Esses dados são apenas para leitura, para que o usuário possa definir qual local e especialidade deseja inserir o Contato.
- A manutenção das informações de locais e especialidades deve ser feita através da opção Complemento, que fica no botão Outras Ações, da tela de cadastro de RDA.
- De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade o Contato será inserido, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: "
Para inserir os dados do Contato, basta informar os dados no grid inferior.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
Veja como funciona na prática:
Rede de atendimento
- Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados / Rede de Atendimento.
- O sistema irá abrir a nova tela de manutenção dos cadastros de Rede de Atendimento.
- De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade da Rede de Atendimento será inserida, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: "
- Para inserir os dados da Rede de Atendimento, basta informar os dados no grid inferior.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
Veja como funciona na prática:
Procedimentos
- Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados.
- Será apresentada a tela com as opções: Procedimentos Autorizados, Planos x Procedimentos e Procedimentos não Autorizados.
- Ao clicar no botão Procedimentos será aberto a tela referente a procedimentos, com os grids superiores sendo eles o de Locais de atendimento do prestador e Especialidades do prestador, Estes grids são somente leitura. Selecione o Local e Especialidade.
- Para inserir um procedimento, clique no botão incluir.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
- Para incluir Planos x Procedimentos e Planos não Autorizados seguir o mesmo processo de inclusão de Procedimentos Autorizados.
IMPORTANTE: No cadastro Planos x Procedimentos, não é possível incluir um procedimento sem um plano.
Veja como funciona na prática:
Importante!
Conforme citado neste documento, as novas telas do Corpo Clínico, Contatos e Rede de Atendimento, terão os grids referentes aos locais de atendimento e especialidades apenas para leitura. Para a inclusão de locai de atendimento ou especialidades da RDA, o processo deve ser feito da maneira tradicional, via opção Complemento, no botão Outras Ações da tela de cadastro da RDA.
Informar RDA Substituto após Bloqueio
Esta ação tem como finalidade o usuário poder definir a qualquer momento uma RDA substituta para um prestador que está bloqueado, não sendo mais necessário informar somente na hora do bloqueio. Além disso, a funcionalidade funciona apenas se existir bloqueio e for do tipo Descredenciamento, pois do tipo suspensão não é necessário informar uma RDA substituta.
- Acesse Atualizações/ Rede de Atendimento/ Rede de Atendimento(RDA).
- Na tela com os cadastros dos prestadores, selecione alguma RDA que esteja bloqueada ou com bloqueio futuro.
- Lembrando que o recurso funciona apenas para RDA’s com bloqueio e do tipo Descredenciamento. Caso o bloqueio seja do tipo Suspensão, não é possível informar uma RDA substituta.
- Após, clique no botão Outras Ações / Informar Substituto RDA.
- Caso seja selecionado uma RDA que não tenha bloqueio ou o bloqueio seja do tipo Suspensão, o usuário será avisado que não é possível informar uma RDA substituta para o registro selecionado.
- Caso esteja posicionado numa RDA que já tenha bloqueio, o sistema irá exibir um alerta, de modo que o usuário possa definir se deseja ou não informar uma RDA substituta.
- Caso clique em Não na janela informativa, nada será alterado.
- Caso clique em Sim, o sistema irá exibir a janela de substituição de prestador.
- Caso exista algum prestador substituto cadastrado anteriormente, o sistema exibe no grid qual foi o substituto escolhido anteriormente, onde o usuário poderá alterar o substituto ou incluir um novo.
- Basta incluir ou alterar o prestador e no final, clicar em Salvar, que a substituição está feita.
- Além disso, é possível deletar um registro, bastando apenas selecionar o registro desejado e após, clicar no botão "DEL" do teclado, que ao salvar, o registro será excluído.
Veja como funciona na prática:
03. TELA PLSA360
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Pesquisar | Filtro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento. |
Excluir | Exclusão do registro. |
(des) bloquear | Bloqueia ou desbloqueia a RDA por determinado período ou permanentemente. |
Complemento | Dados complementares e regras de negócio da rede de atendimento. Abaixo iremos explicar o que cada pasta realiza no sistema. |
Valor Produção | Nesta opção podemos emitir uma prévia do que será pago a rede atendimento. |
Legenda | Mostra a legenda dos status de cada protocolo |
Contrato CRM | Faz a relação do contrato coma entidade |
Contrato/Aditivo | Indica os documentos do contrato aditivo |
Exceção de Pagamento U.S | Faz a exceção de cobrança |
Informar Substituto RDA | Informa o substituto do cadastro RDA |
Conhecimento | Opção de anexar um arquivo desejável |
Especialidade x Cadastro relacionados | Especifica o tipo de cadastro |
Imprimir Browse | Impressão da listagem do Browse. |
04. TELA PLSA360
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Tipo Pessoa | Selecione as opções "F" Física "J" Jurídica, para identificar o Tipo de Pessoa deste Prestador. |
CPF/CNPJ | Informe o numero de CPF se a opção do campo Tipo de Pessoa selecionado foi "F" e o numero do CGC se a opção do campo Tipo de Pessoa selecionado foi "J". |
Nome | Indica o nome da rede de atendimento. |
Rec.Proprio | Informe se este Prestador é um RECURSO PRÓPRIO: 0= NAO 1= SIM. |
Classe Rede | Classe da unidade de atendimento. Ex: Medico, clinica, hospital, etc. |
Tp.Prestador | Informe o tipo de unidade de atendimento1 = Cooperado 2 = Credenciado 3 = Funcionário |
Especialid. | Indica a especialidade do prestador através da qual será(ão) consolidado(s) o(s)atendimento(s) ao(s) beneficiário(s). |
Dt.Inclusão | Informa a data a partir da qual o prestador começou a atender na especialidade acima. |
Cod.Docto | Código do Documento . |
Obrigatório | Informe "S" para indicar a obrigatoriedade da apresentação desse Documento . |
Entregue | Informe "S" se esse Documento já foi entregue . |
Tipo | Informe o Tipo do Dependente (C=Conjuge; F=Filho;O=Outros). |
Tipo Dep IR | Informe o Tipo de Dependente para efeito de calculo de IR, sendo este (1=Sem Limite Idade;2=Ate 21 anos;3=Ate 24 anos;4=Não Dependente ). |
Nome | Informe o nome do Dependente. |
Sexo | Informar o sexo de acordo com as opções apresentadas. |
Data Nascto | Informe a Data de Nascimento do Dependente. |
Escolaridade | Selecione o grau de Instrução do Dependente. |
Código | Indica o código do cadastro de Débito/Crédito que será debitado ou creditado, automaticamente, no pagamento do prestador. |
Validade Até | Informe a data de fim do período de validade para este lançamento. |
Loca | Indica o LOCAL em que este profissional realizou a sua formação profissional. |
Data Inicial | Indica a data em que este profissional de saúde iniciou a sua formação profissional. |
Data Final | Indica a data da conclusão da formação profissional. |
Cod.Critica | Informe o código da critica |
Tp.Pad.Saude | Indica o código do tipo de tabela a qual as informações aqui cadastradas se referem. |
Cod.Tab.Pad | Indica o código do procedimento, para o qual, serão cadastrados procedimentos incompatíveis. |
Vig.Inicial | Informe a data inicial da Vigência. |
Operadora | Informe o código da operadora. |
Cd Oco. Cont | Código do lançamento de faturamento relacionado a parametrização contábil efetuada. |
VI.Faixa De | Valor mínimo de produção da RDA que será considerado para aplicar o percentual de desconto (BY6_PERDES). |
VI.Faixa Até | Valor máximo de produção da RDA que será considerado para aplicar o percentual de desconto (BY6_PERD%ES). |
% Desconto | Percentual de desconto á ser aplicado, caso atinja os valores de produção definidos para a faixa. |
Local | Indica o código do local de atendimento em que o prestador realiza os atendimentos. |
Endereço | Endereço do Local de Atendimento . |
Vigência Ini | Indica a data para que as informações aqui cadastradas entrem em vigor. No momento da utilização destes dados o sistema checa: Data Atual >= Data De Se SIM a operação é realizada. |
Dt.Inclusão | Indica a data a partir da qual o prestador iniciou as suas atividades pela especialidade informada. |
Guia | Indica se esta especialidade deve ser referenciada, junto ao nome do prestador, no guia médico fornecido aos beneficiários da operadora. |
Cód.Tabela | Código da tabela á que se refere o procedimento. |
Cod. Plano | Informe o Código do Produto Saúde. |
Cd. Porc. De | Cod. procedimento De |
Cd. Proc. At | Cod. procedimento Até |
05. TABELAS UTILIZADAS
- BAU - Redes de Atendimento
- BBF - Especialidades Atendimentos
- BC8 - Documentos Rede Atendimento
- BBE - Dependentes Rede Atendimento
- BBC - RDA Fixos Crédito e Débito
- BLJ - RDA x Formação Profissional
- BYV - RDA x Informações ANS
- BCF - Exceção de Critica por nível
- B25 - Proc. Incompatíveis X RDA
- B26 - Itens Proc Incompat. X RDA
- B29 - Rda X Tabela de Preço
- BAW - Operadoras da Rede Atendimento
- BHV - Ajustes dos Reajustes
- BY6 - Rda x Valor Produção x Desc
- BB8 - Locais de Rede Atendimento
- BPI - Filme e Local Atendimento Rda
- BYZ - RDA x Fator Multiplicador
- B59 - Majoração