Árvore de páginas

Boletim Técnico: Retirada da Tela de Escolha das Adm. Financeiras
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementado recurso para que na finalização de vendas no Front Loja, com forma de pagamento cartão de crédito ou débito, não seja solicitado os códigos das administradoras, sendo recuperado as “bandeiras” de cartões retornadas pelo SITEF após a transação.
ID do Chamado
SCRXGR
Produtos
  • Microsiga 11
Módulos
  • SIGAFRT
Países
  • Brasil
Sistema Operacional
  • todos
Bancos de Dados
  • todos
Nome + Fonte
FRTA271 – Front Loja; FRTA040 – Carga de Estações
Parâmetros Envolvidos
MV_LJADMFI; MV_LJADMFI
Número da FNC
000000155712010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_UPDLOJ68
Procedimentos para Implementação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

    Importante:
Antes de executar o compatibilizador U_UPDLOJ68 é imprescindível:
a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
      ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
*         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
              i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
             ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
            iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
           iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
            v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
           vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
          vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
 
1.    Em TotvsSmartClient digite U_UPDLOJ68 no campo Programa Inicial.
2.    Clique em OK para continuar.
3.    Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
4.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8.    Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes

 

1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:
·       Tabela SAE - “Adm. Financeiras”:
Campo
AE_PARCDE
Tipo
Numérico
Tamanho
3
Decimal
0
Formato
999
Título
Parcela De
Descrição
Parcela Minima
Nível
1
Usado
Sim
Help
Número mínimo de parcelas permitidas por esse código de adm. Financeira.
Campo
AE_PARCATE
Tipo
Numérico
Tamanho
3
Decimal
0
Formato
999
Título
Parcela Ate
Descrição
Parcela Máxima
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Não
Help
Número máximo de parcelas permitidas por esse código de adm. Financeira
Campo
AE_ADMCART
Tipo
Caracter
Tamanho
3
Decimal
0
Formato
@!
Título
Cod. SITEF
Descrição
Cod. Administradora SITEF
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Não
F3
MDE
Help
Código correspondente ao retorno do SITEF para essa administradora de cartões
·   Tabela MDE - “Adm. Cartões SITEF”.
Campo
MDE_FILIAL
Tipo
Caracter
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Filial
Descrição
Filial do Sistema
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Não
Campo
MDE_CODIGO
Tipo
Caracter
Tamanho
3
Decimal
0
Formato
@!
Título
Codigo
Descrição
Codigo Interno no Protheus
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Sim
Browse
Sim
Relação
IIF(INCLUI,GETSXENUM("MDE","MDE_CODIGO"),MDE->MDE_CODIGO)
Help
Codigo Interno Protheus (sequencial)
Campo
MDE_DESC
Tipo
Caracter
Tamanho
50
Decimal
0
Formato
@!
Título
Desc. SITEF
Descrição
Descrito Retorno SITEF
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Sim
Browse
Sim
Help
Descrição exatamente como o retorno do SITEF.
Campo
MDE_TIPO
Tipo
Caracter
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Tipo
Descrição
Tipo do cartão
Nível
1
Usado
Sim
Obrigatório
Sim
Browse
Sim
Lista Opções
CC=Credito;CD=Debito     
Help
Tipo de cartão utilizado por essa bandeira (crédito ou débito).     
2.   Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave
Nome
Modo
PYME
MDE
Adm. Cartoes SITEF
C
N
3.   Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
MV_LJADMFI
Tipo
Lógico
Descrição
Inibe a tela de escolha da finalizacao de pagtos. no Front Loja
Valor Padrão
.F.
 
4.   Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
·       MDE:
Alias
MDE
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
DB
Descrição
Administ. Sitef
Contém
MDE
 

 

Alias
MDE
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Codigo

 

 
Alias
MDE
Tipo
4
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Codigo
Contém
MDE_CODIGO
Alias
MDE
Tipo
4
Sequência
01
Coluna
02
Descrição
Desc. SITEF
Contém
MDE_DESC
Alias
MDE
Tipo
5
Sequência
01
Contém
MDE->MDE_CODIGO
5.   Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
MDE
Ordem
1
Chave
MDE_FILIAL + MDE_COD
Descrição
Código
Proprietário
S
Índice
MDE
Ordem
2
Chave
MDE_FILIAL + MDE_DESC
Descrição
Desc. SITEF
Proprietário
S

 

Procedimentos para Configuração

 

PARA PARÂMETROS
1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas
Descrição
   Informações
Nome
MV_LJADMFI
Tipo
Lógico
Cont. Por.
.T.
 PARA MENUS
 
2.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do LOJA075, conforme instruções a seguir:
Menu
Sigaloja + Atualizações
Submenu
Cadastros
Nome da rotina
Cod. SITEF
Programa
LOJA075
Módulo
Controle de Lojas
Tipo
Função Protheus
Tabelas
MDE
 
Procedimentos para Utilização

 

1.    Após processar o update, deve-se acessar o módulo CONTROLE DE LOJAS no cadastro de ADMINISTRADORAS FINANCEIRAS (tabela SAE). Nesse cadastro, foram criados 3 novos campos:
 
- Parcela De: numero de parcelamento mínimo permitido para esse código;
- Parcela Até: numero de parcelamento máximo permitido para esse código;
- Cod. Sitef: código do SITEF correspondente a administradora cadastrada. Deverá ser associado o código correspondente de retorno do SITEF da bandeira do cartão.
 
2.    Acessar o módulo CONFIGURADOR, e configure o parâmetro MV_LJADMFI com .T., para que não seja exibida a tela de escolha da administradora do cartão antes da finalização a venda.
 
3.    Acessar o módulo FRONT LOJA, com um usuário CAIXA e com um terminal configurado com o SITEF.
Fazendo uma venda finalizada com condição de pagamento associada ao tipo CARTÃO DE CRÉDITO ou DÉBITO:
a)     Escolher produtos e quantidades;
b)     Finalizando a venda, pressionando a tecla F9 e depois pressionando F5 para consultar as CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, selecionar a condição associada a cartão (podendo ser cartão de crédito CC ou cartão de débito CD).
c)     Finalizando a escolha da forma de pagamento pressionando a tecla F9, será exibida a tela inicial do SITEF para transação dos cartões de crédito/débito. Seguir os procedimentos de preenchimento conforme orientação do WIZARD do TEF.
d)     Após a transação ser feita pelo SITEF, e caso a bandeira do cartão utilizada não tenha uma administradora financeira (tabela SAE) associada ao código do SITEF (conforme campo COD. SITEF, detalhado no item 2 desse documento), o sistema irá exibir uma tela com todas as administradoras cadastradas do tipo da transação (débito ou crédito) para que o operador selecione uma das opções. Essa tela é de preenchimento obrigatório para a finalização da venda.
Fazendo uma venda finalizada com TECLAS de atalho de cartões (CTRL + C e CTRL + D):
 
Após acessar a tela de escolha das formas de pagamento (tecla F9), pode-se utilizar os recursos de teclas de atalho ao invés de condição de pagamento.
a)    Pressione a tecla de atalho referente a cartão de crédito ou débito ( Exemplo: CTRL+C), que será exibida a tela para que seja informado o tipo de cartão (débito ou crédito), número de parcelas, valor e ID.
b)    Confirme no botão OK. Será carregado para a tela de FORMAS DE PAGAMENTO, no quadro superior esquerdo, as informações, que serão repassadas ao SITEF para processar a transação do cartão.
 
Após escolher as opções (débito ou crédito), pressionando a tecla F9, será carregada a tela do SITEF para processar a transação do cartão. Após a transação ser feita pelo SITEF, e caso a bandeira do cartão utilizada não tenha uma administradora financeira (tabela SAE) associada ao código do SITEF (conforme campo COD. SITEF, detalhado no item 2 desse documento), o sistema irá exibir uma tela com todas as administradoras cadastradas do tipo da transação (débito ou crédito) para que o operador selecione uma das opções. Essa tela é de preenchimento obrigatório para a finalização da venda.
 
4.    Acessando o módulo CONTROLE DE LOJAS, na rotina ADM. FINANCEIRAS, relacione as administradoras com seus respectivos códigos do SITEF, através do campo COD. SITEF e consulta padrão na tabela MBE.
 
5.    Repetindo os processos do item 4, após o retorno do SITEF aprovando a transação do cartão, com o relacionamento correto entre CARTÃO UTILIZADO x COD. SITEF NO CADASTRO DE ADMINISTRADORAS FINANCEIRAS, o sistema apresenta a tela de escolha das administradoras, finalizando a venda automaticamente.
a)    Escolha produtos e quantidades;
b)    Escolha a forma de pagamento, pressionando F9 será carregada a tela do SITEF.
c)    Siga as orientações do WIZARD do TEF.
Com o retorno do SITEF, a venda será automaticamente finalizada sem informar a administradora financeira.
    1. Em ambos os casos (venda via condição de pagamento ou teclas de atalho), os registros na tabela SL4 CONDIÇÃO NEGOCIADA, serão gravadas conforme retorno do SITEF, ou seja, com o código da administradora financeira relacionada automaticamente pelo campo COD. SITEF ou seleção manual do usuário após retorno do SITEF
    2. Adicionalmente, com o advento de novas bandeiras de cartões, essas poderão ser cadastradas através da rotina COD. SITEF (LOJA075), seguindo a regra repassada no manual da Software Express SITEF.

 

 

Informações Técnicas

 

Tabelas Utilizadas
SAE – Adm. Financeiras
MDE- Códigos SITEF

 

Observações

Abaixo os códigos de retorno do SITEF que são contemplados pelo Protheus no retorno automático para identificação da administradora de cartões:

 1. Cartões de Débito:
00001
TECBAN
00004
VISANET – ESPECIFICAÇÃO 200001
00005
REDECARD
00006
AMEX
00021
BANRISUL
00031
TICKET COMBUSTIVEL
00082
GETNET
00125
VISANET – ESPECIFICAÇÃO 4.1
 2. Cartões de Crédito:
00001
VISA
00002
MASTERCARD
00003
DINERS
00004
AMERICAN EXPRESS
00005
SOLLO
00006
SIDECARD (REDECARD)
00007
PRIVATE LABEL (REDECARD)
00008
REDESHOP
00010
FININVEST (VISANET)
00011
JCB
00012
HIPERCARD
00013
AURA
00014
LOSANGO
00015
SOROCRED

 

Importante! Como são criados os atalhos das formas de pagamento:

Exemplo:

Cadastros realizados na SAE - Administradora Financeira:

Os atalhos seguem o alfabeto:
CTRL+A = Dinheiro ( fixo).
CTRL+B= Cheque (fixo).
Os seguintes seguem o cadastro da SAE
CTRL+C=Cartão de Crédito. (001)
CTRL+D=Cartão de Crédito. (003)
CTRL+E=Cartão de Crédito. (004)
CTRL+F=Cartão de Débito. (005)
e assim por diante...

 

  • Sem rótulos