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Alteração de Contrato

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Agroindústria

Módulo:

SIGAAGR

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OGA335

Alteração Contrato

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OGA140

Motivo Alteração Contrato

País(es):

Todos

Tabelas utilizadas:

NNW,NNQ

Versões/Release:

11.80

Descrição

Essa melhoria tem como objetivo implementar novas validações para alterações de quantidade e fixação do contrato. Além disso, foi criada a rotina que permite incluir motivos para as alterações.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDARM é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.

  3. Após a confirmação é  apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Clique em Executar.

  4. Ao confirmar é exibida a tela de seleção de grupo , selecione o grupo desejado, bem como a opção Atualizar SXs Padrao.

  5.  Selecione as tabelas NNW e NNQ para serem atualizadas, e clique em Atualizar.

  6. Aguarde o processamento ser finalizado.

 

Atualizações do Compatibilizador

 

1.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

NNQ

Motivo Alteração Quantidade em Contratos

C

 

2.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela NNQ - Motivo Alteração Quantidade em Contratos:

 

Campo

NNQ_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

2

Título

Filial

Descrição

Filial

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Filial

Campo

NNQ_CODMTV

Tipo

C

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Código

Descrição

Código Motivo Alteração

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Val. Sistema

ExistChav('NNQ',M->NNQ_CODMTV) 

Help

Código Motivo Alteração

Campo

NNQ_DESCRI

Tipo

C

Tamanho

40

Formato

@!

Título

Descrição

Descrição

Descrição do Motivo da Alteração

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Help

Descrição do Motivo da Alteração

Campo

NNQ_TIPO

Tipo

C

Tamanho

1

Título

Tipo

Descrição

Tipo da Alteração

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

1=Aditação;2=Supressão 

Val. Sistema

Pertence('12')

Help

Tipo da Alteração

 

  •  Tabela NNW - Motivo Alteração Quantidade em Contratos

 

Campo

NNW_CODMTV 

Tipo

C

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Motivo

Descrição

Código do Motivo 

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Val. Sistema

ExistCpo('NNQ') 

Help

Código Motivo

Campo

NNW_DESMTV

Tipo

C

Tamanho

40

Formato

@!

Título

Desc. Motivo

Descrição

Descrição do Motivo

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Descrição Motivo

  

Campo

NNW_OBSERV

Tipo

C

Tamanho

128

Formato

@!

Título

Observação

Descrição

Observação da Alteração

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Help

Observação da Alteração

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

3.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa NNQ:

Alias

NNQ

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Motivo da Alteração Contrato

Contém

NNQ

Alias

NNQ

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo

Contém

 

Alias

NNQ

Tipo

3

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Cadastrar Novo

Contém

01

Alias

NNQ

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo

Contém

NNQ_CODMTV

Alias

NNQ

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Descricao

Contém

NNQ_DESCRI

Alias

NNQ

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Tipo

Contém

NNQ_TIPO

Alias

NNQ

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

NNQ->NNQ_CODMTV

 

4.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

NNQ

Ordem

1

Chave

NNQ_FILIAL+NNQ_CODMTV

Descrição

Código

Proprietário

S

  

5.  Criação  de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela NNW – Alteração do Contrato:

Campo

NNW_CODMTV

Sequência

001

Campo Domínio

NNW_DESMTV

Tipo

P

Regra

NNQ->NNQ_DESCRI

Posiciona?

S

Chave

xFilial('NNQ')+M->NNW_CODMTV

Proprietário

S

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGAAGR, conforme instruções a seguir:

 

Menu

Atualizações

Submenu

Originação / Cadastros Básicos

Nome da Rotina

Motivo Alter Ctr

Programa

OGA140

Módulo

Gestão Agrícola

Tipo

Função Protheus

Procedimento para Utilização

       1.            Executar o programa OGA140 e cadastrar os motivos para serem utilizados no programa OGA335.

                      Selecionar a opção incluir para cadastrar novos motivos, sendo necessário informar os campos Código, Descrição e Tipo.

 

 

       2.            Executar o programa OGA335 e inserir a alteração de contrato desejada.

                      Com a nova implementação, é necessário informar o campo Motivo, além dos outros que já eram necessários.