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Novo Campo para Filtro de Estoque na Rotina Equipe Técnica

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFIOA180

Equipe Técnica

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OFIXC001

Consulta de Peças

OFIXA011

Orçamento por Fases

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VAI

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada melhoria com a criação do campo Filtro Estq (VAI_FTESTQ) localizado na rotina Equipe Técnica (OFIOA180), com a finalidade de permitir  que o técnico visualize na rotina Consulta de Peças (OFIXC001), o estoque das peças em todas as filiais. Em modo corporativo é possível consultar o estoque de todas as empresas , unidades e filiais.

Este campo controla o acesso à seguinte consulta:

  • Ao Selecionar 0=Sem filtro – Não faz filtro para autorizar a consulta do saldo de estoque de todas as empresas, unidades e filiais.
  • Ao Selecionar 1=1º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das unidades da empresa logada.
  • Ao Selecionar 2=2º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das filiais da empresa logada.
  • Ao Selecionar 3=3º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das filial logada.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDOFIOH é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client, digite U_UPDOFIOH no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VAI - TÉCNICOS:

Campo

VAI_FTESTQ

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

ContextoReal
PropriedadeAlterar

Título

Filtro Estq.

Descrição

Filtro para Visual. Estq.

Help

Filtro para visualização de estoque de outras filiais. Será considerada a configuração de gestão corporativa.

Filtro será realizado em algumas rotinas.

Opções:

0=Sem Filtro - Não faz filtro;

1=1º Nível da Gestão Corporativa;

2=2º Nível da Gestão Corporativa;

3=3º Nível da Gestão Corporativa.

Exemplo: Se a empresa possuir configuração de gestão corporativa igual a EEEUUUFFF e o campo estiver com

conteúdo igual a 2, o filtro irá retornar todas as filiais da unidade de negócio corrente.

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

0=Sem Filtro - Nao faz filtro;

1=1º Nivel da Gestao Corp.;

2=2º Nivel da Gestao Corp.;

3=3º Nivel da Gestao Corp.                  

When

 

Relação

"0"                                                                                                                             

Val. Sistema

Vazio() .or. Pertence("0123")                                                                                                   

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização


  1. No Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações / Cad. Gerais / Equipe Técnica (OFIOA180).
  2. Selecione um registro e clique em Alterar.
  3. Clique na pasta “Peças”.
    Nesta pasta, são definidas informações para identificação do Técnico com relação as rotinas de Auto-Peças. 
  4. Veja a seguir o detalhamento do novo campo Filtro Estq (VAI_FTESTQ):
  5. Na rotina de Consulta de Peças (OFIXC001) o técnico visualiza o estoque das peças em todas as filiais. Em modo corporativo é possível consultar o estoque de todas as empresas suas unidades e filiais. Este campo controla o acesso a seguinte consulta: 
     Selecione 0=Sem filtro – Não faz filtro para autorizar a consulta do saldo de estoque de todas as empresas, suas unidades e filiais. 
    Selecione 1=1º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das unidades da empresa logada. 
    Selecione 2=2º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das filiais da empresa logada. 
    Selecione 3=3º Nível da Gestão Corp. para autorizar a consulta apenas das filial logada.
  6. Neste exemplo preencha o campo Filtro Estoque (VAI_FTESTQ) informando "0" e Confirme.
  7. Em seguida acesse Atualizações / Mov Oficina / Orc por Fases (OFIXA011)
      (Esta rotina também está Disponível no menu: Consultas/Peças/Consulta Peças – OFIXC001) 
  8. Clique em Ações Relacionadas / Consulta de Peças.
  9. Faça a Consulta de uma Peça
  10. Clique na opção "MAIS" do campo "Estoque" para visualizar o estoque dos almoxarifados e de outras filiais.
    É possível visualizar o estoque de todas as empresas/unidades de negócio/filiais do grupo de empresa.