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NOME DO REQUISITO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFIXA015

Autorização Venda 

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OFIXA100

Fechamento de OS Modelo 2

 OFIXA011

Orçamento por Fases 
OFIOA210Motivo Operação

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VS6

VS7

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização da opção "Rejeição (Rejeição do pedido de liberação)" na rotina de Autorização Venda (OFIXA015). Uma vez solicitada a liberação e a mesma for rejeitada, na tentativa de efetuar o Fechamento da OS ou Faturamento do Orçamento, será apresentada a mensagem “Pedido de liberação de desconto/margem rejeitado” e abortará o processo. Será necessário alterar os valores para que seja solicitado um novo pedido de liberação.

Na rotina Fechamento de OS Modelo 2 (OFIXA100), basta informar um novo valor de desconto para que ao confirmar a tela, seja identificado que houve alterações e assim será feita a solicitação de liberação novamente. Já na rotina  Orçamento por Fases (OFIXA011), ao faturar, será alertado ao usuário que o pedido de liberação foi rejeitado e o orçamento retornará ao status ‘Aberto’, possibilitando assim a alteração dos valores.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDOFIOS é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em TOTVS Smart Client, digite o U_UPDOFIOS no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

 Criação de Chave da Tabela Genérica no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

TabelaVM

Chave

000016

Descrição

REJEICAO DE DESCONTO


Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VS6 - Cabecalho da Liberacao Venda:

Campo

VS6_USUREJ

 VS6_DATREJ VS6_HORREJ VS6_MOTREJVS6_DESREJ 

Tipo

Caracter

 Data NuméricoCaracterCaracter

Tamanho

15

40 

Decimal

0

Formato

@!

 @E 9,999   @!  @!

Título

Usr.Rejeicao

Dta.Rejeicao Hra.Rejeicao Mot.Rejeicao Des.Rejeicao 

Descrição

Usuario Rejeicao         

Data da Rejeicao          Hora da Rejeicao          Motivo da Rejeicao        Descricao da Rejeicao     

Nível

1

Usado

Sim

 Sim Sim Sim Sim

Obrigatório

Não

Não  Não  Não  Não 

Browse

Sim

 Sim Sim Não  Não 

Opções

 

    
Consulta Padrão   VS0    

When

 

    

Relação

 

    POSICIONE("VS0",1,xFilial("VS0")+"000016"+VS6->VS6_MOTREJ,"VS0_DESMOT")

Val. Sistema

 

    

Help

Informe o usuario relacionado a rejeicao

 

Informe a data da rejeicao.

 

Informe a hora da rejeicao.

 

Informe o motivo da rejeicao.

 

Descricao do motivo.

 

  • Tabela VS7 - Itens da Liberação de Venda:

Campo

VS7_DESITE

Tipo

Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@!

Título

Descricao 

Descrição

Descricao do Item        

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

POSICIONE("SB1",7,xFilial("SB1")+VS7->VS7_GRUITE+VS7->VS7_CODITE,"B1_DESC")

Val. Sistema

 

Help

Descricão do Item.

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

 

Procedimento para Utilização

  1. No Autopeças (SIGAPEC), acesse a rotina Motivos de Operação (OFIOA210) em Atualizações\Cad Gerais\Motivos Operação (OFIOA210).
    Neste momento é necessário cadastrar motivos de rejeições de solicitação de liberação de desconto ou margem de lucro.
  2. Inclua um novo motivo, com um clique na opção Incluir.
  3. No campo Tipo de Assunto (VS0_TIPASS) informe “000016 – REJEIÇAO DE DESCONTO”.
  4. Preencha os demais campos da forma que preferir e confirme.
    Esses motivos serão utilizados na rejeição da solicitação, cadastre quantos forem necessários.
  5. Em seguida acesse: Atualizações\Mov Peças\Orc. Por Fases (OFIXA011) 
  6. Inclua um novo orçamento.
  7. Insira um item a ser vendido com uma porcentagem de desconto acima do estabelecido no registro. 
  8. Confirme.
  9. Ao confirmar o faturamento do orçamento, o sistema acusará que o desconto informado está acima do permitido no critério de descontos.
  10. Clique em “Pede Lib."
  11. Será aberta uma janela onde deve ser informada a justificativa para a liberação do desconto acima do permitido. 
  12. Confirme.
  13. Verifique que a legenda nos mostra que o registro necessita ser liberado.
  14. Em seguida acesse: Atualizações / Mov Gerencial / Autorizacao Venda (OFIXA015)
  15. Selecione um registro e clique em Ações Relacionadas/Rejeitar
  16. Selecione o motivo da rejeição cadastrado previamente na rotina Motivo Operação (OFIOA210).
  17. Confirme.
  18. Neste momento a solicitação será rejeitada.
  19. Neste caso, para concluir a venda será necessário alterar os valores de desconto ou margem, para fazer uma nova solicitação, caso seja necessário, e só depois da liberação a venda poderá ser concluída.
  20. Em seguida acesse novamente a rotina Orçamento por Fases (OFIXA011)
  21. Clique em Faturar, será apresentada a mensagem “Venda Rejeitada” e o orçamento não poderá ir adiante