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Cancelamento de NFs de Comissão de Incentivo de Vendas 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Veículos (SIGAVEI)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

VEIVM190

Pedidos Máquinas

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VQ4

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada melhoria no módulo Veículos (SIGAVEI) com a alteração do Cancelamento das NFs de Incentivos já transmitidos da rotina Pedidos Máquinas (VEIVM190), possibilitando a nova geração de NF com o ReturnID da NF cancelada. 

Ao clicar em Cancelar, a nota fiscal de bônus poderá ser cancelada. Neste momento, o arquivo de retorno utilizado na geração da NF de bônus para a John Deere estará disponível novamente para ser relacionado com novos arquivos de bônus e novas emissões de notas fiscais.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDVEII7 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em TOTVS Smart Client, digite o U_UPDVEII7 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado. 
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VQ4 - Hist Env/Rec NFs Incentivos:

Campo

VQ4_NXMLAN

VQ4_NXMLAT

Tipo

Caracter

 Caracter

Tamanho

200

 200

Decimal

0

0

Formato

@!

@! 

Título

Nome XML Ant

 Nome XML Atu

Descrição

Nome XML anterior        

 Nome XML atual           

Nível

1

 1

Usado

Sim

 Sim

Obrigatório

Não

 Não

Browse

Não

 Não

Opções

 

 

When

 

 

Relação

 

 

Val. Sistema

 

 

Help

Informe o Nome do XML anterior
a importacao.

Informe o Nome do XML atual

(apos importacao).

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização   

  1. No Veículos (SIGAVEI), acesse Atualizações\Máquinas JD\Pedidos Máquinas (VEIVM190).
  2. A janela principal da rotina será aberta. A janela desta rotina é dividida horizontalmente em duas partes:
    1. Parte superior – Pedidos: serão exibidos os pedidos de compras de máquinas já cadastrados no Protheus. Do lado esquerdo, existem campos onde o usuário poderá utilizar para filtrar e encontrar pedidos específicos. No meio, são listados todos os pedidos cadastrados com suas informações. Do lado direito, estão localizados os botões que o usuário utilizará para interagir com a rotina. São apresentados os botões de Incluir, Alterar e Excluir pedidos. Além desses, existem os seguintes botões:
      1. Configurações: Disponível para que usuário consulte a configuração dos veículos de um pedido específico.
      2. Relaciona Chassi: Através deste botão é possível relacionar o chassi ao atendimento de veículos (será explicado detalhadamente adiante).
      3. Visualiza Atendimento Ao clicar neste botão é possível visualizar o atendimento relacionado ao pedido selecionado. Ele só será habilitado quando houver atendimento relacionado.
    2. Parte inferior Bônus: serão exibidos todos os bônus referentes ao pedido de compra que está posicionado na parte superior da rotina.
  3. Clique no botão Incluir.
  4. Informe os campos do pedido de compras de máquinas, conforme cadastrado no portal da John Deere. Os campos abaixo devem ser observados:
    1. Chassi (VQ0_CHASSI): Chassi relacionado ao pedido. Uma vez preenchido, não poderá ser alterado. Também pode ser preenchido através do botão Relaciona Chassi.

ATENÇÃO: O Botão Relaciona Chassi deve ser utilizado quando houver a necessidade de relacionar o pedido a um Chassi já cadastrado no sistema. Para isso é necessário criar um pedido sem preencher o campo chassi, confirmar e em seguida clicar no botão Relaciona Chassi. Com isso será apresentada uma tela com todos os possíveis chassis a serem relacionados ao pedido e suas respectivas situações (se em trânsito ou estoque, por exemplo), isso inclui máquinas que tenham a mesma marca, modelo e cor do informado no pedido. Através do parâmetro MV_MIL0061 deve ser definido se veículos com movimentação de entrada ou saída poderão ser relacionados ao pedido. Configure-o com conteúdo N para impedir, configure-o com S para permitir. Clique duas vezes sobre o chassi a ser relacionado e aguarde a gravação do pedido.

b. Filial Pedido (VQ0_FILPED): Referência com informação sobre onde o pedido foi incluído.

 c. Filial Máquina (VV1_FILENT): Filial onde a máquina vai ser cadastrada e realizada a entrada no estoque.

 d. Vlr.Inicial Base Comissão FD (VQ0_BASCFD): Informe o valor inicial que será usado como base para o cálculo da comissão do faturamento direto. Este valor será utilizado na rotina de Comissões/Incentivos – Faturamento Direto (VEIVM180).

5. Ao confirmar a inclusão deste pedido, automaticamente será criado um cadastro de máquinas relacionado a este pedido. Desta forma, não é necessário realizar a inclusão desta máquina pela rotina Veículos Mod 2 (VEIXA010). Somente será necessário realizar a manutenção das informações (alteração) cadastrais da máquina ao receber a nota fiscal de entrada por compra. Ao saber qual é o chassi/número de série da máquina, altere o pedido e informe-o no campo Chassi.

 6. Depois de realizar a inclusão do pedido, deixe posicionado sobre o registro do pedido. Agora, na parte inferior, clique no botão Levantar Bônus. Caso existam bônus cadastrados para a marca e modelo do pedido na rotina Bônus do Veículo (VEIVA640), os registros de bônus serão criados automaticamente baseando-se neste cadastro. Os valores do bônus só serão preenchidos automaticamente caso o bônus cadastrado tenha seu valor estabelecido por percentual. Caso o usuário deseje, é possível incluir um bônus manualmente para este pedido utilizando o botão Incluir Bônus. Da mesma forma, o usuário poderá alterar e excluir bônus através dos botões Alterar Bônus e Excluir Bônus, respectivamente.

 7. Ainda na parte inferior, do lado esquerdo, existem campos de valores onde o usuário poderá preencher. Caso preencha estes campos, eles serão utilizados para preenchimento automático dos bônus levantados no momento em que o usuário clicar no botão Levantar Bônus. Todos os campos são de percentuais e servem como previsão de abatimentos no valor do imposto a ser pago pela John Deere a concessionária. A única exceção é o campo Bônus que serve para informar o percentual de bônus sobre o valor base definido pela montadora. Este percentual será considerado caso o registro de bônus criado na rotina Bônus do Veículo (VEIVA640) esteja com o campo valor de bônus preenchido, e não o de percentual.

ATENÇÃO! O Valor Base definido pela John Deere para gerar o incentivo será igual ao valor de Lista subtraído do valor de Desconto Condição e valor de Desconto Concessão, conforme exemplo que segue:

Exemplo:
Valor de Lista = 100.000,00

Desconto de Condição = 10% (10.000,00)

Desconto de Concessão = 20% (20.000,00)

Valor Base para gerar o incentivo = 70.000,00

Bônus = 5% (incentivo) *Pode ser informado na tela ou será retornado de acordo com o cadastrado no cadastro de bônus.

Valor calculado do incentivo = 3.500,00

8. Este pedido pode ser utilizado tanto para um atendimento (venda pela concessionária) quanto para um faturamento direto (venda pela fábrica).

 9. Depois de cadastrar os bônus para este pedido, acesse Atualizações\Mov Entrada\Entrada por Compra (VEIXA001).

 10. Realize a entrada por compra da máquina que foi realizado o pedido. Atente-se que ao selecionar o chassi no item da nota, a janela de alteração do cadastro da máquina será aberto para que o usuário informe os dados da máquina, de forma que o cadastro fique completo.

 11. Confirme a inclusão da nota fiscal de entrada por compra da máquina.

 12. Acesse Atualizações\Mov Atendimento\Atend. Modelo 2 (VEIXA018).

13. Realize o faturamento do equipamento. Lembre-se de relacionar o bônus do equipamento no atendimento, através da opção Ações Relacionadas\<F10> Opções\Bônus de Veículo.

14. Acesse Atualizações\Máquinas JD\Trans/Recep de NFs (VEIVM200).

15. A rotina é dividida em três pastas:

  1. NF(s) de Venda: serão exibidas todas as notas fiscais de venda de máquinas do sistema. Do lado esquerdo, o usuário poderia utilizar os campos para filtrar uma nota fiscal em específico para pesquisa. Do lado direito, estão listadas todas as notas fiscais de venda de máquinas do sistema, estando elas transmitidas ou não. E na parte inferior, as informações do pedido de compras de máquinas referente ao chassi que foi faturado na nota fiscal.
  2. NF(s) de Bônus: serão exibidas todas as notas fiscais de bônus de máquinas do sistema. Do lado esquerdo, o usuário poderia utilizar os campos para filtrar uma nota fiscal em específico para pesquisa. Do lado direito, estão listadas todas as notas fiscais de bônus de máquinas do sistema, estando elas transmitidas ou não. E na parte inferior, as informações do bônus faturado referente ao pedido de compras de máquinas.
  3. Históricos: aqui o usuário poderá acompanhar o histórico de movimentação de cada atendimento, tanto no envio de notas fiscais de venda de máquinas e envio de notas fiscais de bônus quanto a recepção de ambos. A recepção de arquivos é lida automaticamente pela rotina, desde que os arquivos de recepção estejam inseridos no diretório definido pela tecla F12.

16. Na janela principal da rotina, pressione F12 para configurar:

  1. Diretório exportação: a partir do rootpath do sistema, o usuário deve definir o diretório para gravação dos arquivos XML para envio a John Deere. Estes arquivos serão gerados ao selecionar a opção Transmitir NF(s) nas pastas NF(s) de Venda e NF(s) de Bônus.
  2. Diretório importação: a partir do rootpath do sistema, o usuário deve definir o diretório onde a rotina efetuará a leitura dos arquivos XML de retorno enviados pela John Deere.

17. Na pasta NF(s) de Venda, marque a nota fiscal recém gerada e clique na opção Transmitir NF(s) de Venda.

18. Confirme a transmissão da nota fiscal.

 19. Será exibida uma mensagem informando o diretório onde foi gerado o arquivo xml para envio a John Deere, conforme configurado pela opção F12. Em seguida, a nota fiscal terá sua legenda atualizada para transmitida.

 20. Caso a John Deere retorne solicitando o reenvio do arquivo, acesse a pasta de NF(s) de Venda, marque novamente a nota fiscal e transmita. Será gerado um novo arquivo. Esta operação pode se repetir quantas vezes forem necessárias. Na pasta Histórico será incluída uma nova linha indicando que o arquivo foi transmitido novamente.

 21. Ao retornar, a John Deere poderá retornar dois tipos de arquivo:

  1. Extensão BRCMAMT: arquivo contendo notas fiscais e valor que deverá ser gerada a nota fiscal de bônus.
  2. Extensão BRSLERR: Arquivo com retorno negativo contendo notas fiscais, chassis, código e descrição do erro informando o motivo da negativação.

 

 

22. Estes arquivos devem ser inseridos no diretório de importação, conforme definidos pela opção F12, para que a rotina efetue a leitura.

23. Ao recepcionar o arquivo, serão geradas as informações da recepção na pasta Históricos. O usuário então terá que verificar quais bônus foram liberados para faturamento de acordo com o arquivo de retorno. Na pasta Histórico, a coluna retorno irá conter os números das notas fiscais que foram autorizadas. Caso julgue necessário, o usuário pode alterar os bônus cadastrados anteriormente para adequação de valores.

 24. Após o retorno positivo da John Deere, acesse novamente a rotina Pedidos Máquinas (VEIVM190). O usuário deverá marcar quais bônus deseja liberar para que seja gerada a nota fiscal de bônus. Após marcar os registros de bônus, clique na opção Libera p/ Gerar NF.

 25. Após confirmar, a legenda do bônus será alterada, indicando sua liberação para faturamento.

 26. Selecione então a opção Gerar NF Bônus.

27. Neste momento, será aberta uma nova janela onde na parte superior serão exibidos os bônus com suas respectivas descrições, liberados pelo usuário. Na parte inferior serão apresentados os retornos enviados pela John Deere autorizando a emissão das notas fiscais de bônus.

 28. Neste momento, o usuário deve marcar quais bônus liberados correspondem a qual retorno da John Deere. Lembrando que apenas um retorno pode ser selecionado para “N” bônus liberados. Além disso, o retorno poderá ser processado apenas UMA VEZ.

 29. Após relacionar os bônus com o retorno, confirme a geração da nota fiscal. Será exibida uma última janela solicitando informações da geração da nota fiscal. Atente-se que há três campos destinados à digitação da observação, conforme segue:

    1. Obs. Padrão: Neste campo, selecione uma mensagem padrão, para ser gravada no campo Mensagem Padrão do pedido de vendas via integração (C5_MENPAD).
    2. Obs. Nota: Neste campo, informe uma mensagem para a nota fiscal, para ser gravada no campo Mensagem da nota do pedido de vendas via integração (C5_MENNOTA).
    3. Observação NF: Neste campo informe uma mensagem relevante para o pedido apenas, pois esta mensagem será gravada apenas na tabela de pedidos (VQ1_OBSNFC).

ATENÇÃO: para que o código de cliente venha preenchido automaticamente, é necessário que o CNPJ que está no arquivo de retorno esteja cadastrado no cadastro de clientes no Protheus. Depois de gerada a NF de bônus, os bônus faturados ficarão com a legenda azul e não poderão ser alterados se a nota fiscal não for cancelada.

30. Ao clicar em Cancelar, a nota fiscal de bônus poderá ser cancelada. Neste momento, o arquivo de retorno utilizado na geração da NF de bônus para a John Deere estará disponível novamente para ser relacionado com novos arquivos de bônus e novas emissões de notas fiscais.

 31. Agora o usuário poderá fazer a transmissão e o acompanhamento desta nota fiscal de bônus da mesma maneira que é feita para uma nota fiscal de venda. A diferença é que a nota fiscal de bônus será transmitida através da pasta NF(s) de Bônus, na rotina \Trans/Recep de NFs (VEIVM200).

 32. Caso seja necessário alterar o valor do bônus e este já esteja relacionado a um atendimento, é possível atualizar o valor também no atendimento para que as informações fiquem coerentes. Para isso, depois da atualização do valor do bônus clique no botão Atualiza Atendimento.

ATENÇÃO: Não há restrições para atualizar o valor do bônus em atendimentos que não estejam faturados. No entanto, para atendimentos já faturados, o controle da atualização é feito através do parâmetro MV_MIL0035. Informe neste parâmetro a quantidade de meses para retroagir que será possível modificar os bônus em atendimentos já faturados, ou seja, informe 0 para que seja possível atualizar somente os atendimentos já faturados no mês corrente, e qualquer atendimento faturado há mais de um mês não poderá ter o valor do bônus atualizado, e assim, sucessivamente.