Melhorias na rotina Agendamento
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||
Segmento: | Varejo | ||||||
Módulo: | Oficina (SIGAOFI) | ||||||
Rotina: |
| ||||||
País(es): | Todos | ||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||
Tabelas Utilizadas: | VAI | ||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows®/Linux®. |
Descrição
Implementada melhoria no módulo Oficina (SIGAOFI) com a alteração das rotinas Gera Lista de Contato (OFIOM410) e Agendamento (OFIOM350)
Através da rotina Gera Lista de Contato será permitido informar várias faixas de KM e Dias.
Ao acessar a rotina, o usuário deverá selecionar o critério KM/Tempo (Revisões), esta tela é organizada em duas partes verticalmente, onde:
• Na primeira parte deve ser digitada a quantidade de intervalos desejados e tecle enter para confirmar. Em seguida, através de um duplo clique em cada linha criada, configurado os intervalos conforme desejar.
• Na segunda parte selecione se deseja criar os registros de acordo com grupo ou modelo, filtre a marca e selecione (legenda verde) as modelos ou grupos desejados.
A rotina Agendamento (OFIOM350) foi alterada para que ao clicar em incluir, e em seguida nos botões Ações Relacionadas\Possíveis Agendas seja possível definir um status e uma observação para cada contato listado na parte inferior da tela, de forma a registrar uma informação que seja relevante para o processo. Para isso, é necessário posicionar sobre o registro a ser alterado, clicar no botão Mudar Status Contato e preencher os campos conforme segue:
• Status Contato (VZB_STACON): Neste campo selecione entre as opções: Pendente, Recontato, Cancelado ou Agendado.
• Obs Status Contato (VZB_STAOBS): Neste campo informe uma observação para o status.
Além disso, foi disponibilizado na tela de Possíveis Agendas o botão Hist. Passagens do veiculo que permite a consulta do histórico de passagens dos veículos relacionados às listas de contatos das possíveis agendas.
Antes de executar o compatibilizador UPDOFIOK é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretórioPROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em ByYou Smart Client, digite o U_UPDOFIOK no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Atualizações do Compatibilizador
- Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela VZB - Possíveis Agendas:
Campo | VZB_STACON | VZB_STAOBS |
Tipo | Caracter | Caracter |
Tamanho | 1 | 254 |
Decimal | 0 | 0 |
Formato | @! | @! |
Título | Status Conta | Obs Status C |
Descrição | Status do Contato | Observacao Status Contato |
Contexto | Real | Real |
Visual | Alterar | Alterar |
Nível | 1 | 1 |
Opções | 1=Pendente;2=Recontato;3=Cancelado;4=Agendado | |
Usado | Sim | Sim |
Obrigatório | Não | Não |
Browse | Não | Não |
Help | Informe o Status do Contato. | Informe aqui a Observação do Status |
Procedimento para Utilização
- No módulo de Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Mov Oficina\Agendamento (OFIOM350).
- Clique em Incluir/Alterar.
- Clique em Ações Relacionadas, opção Possíveis Agendas.
Ao selecionar essa opção, será exibida a tela com possíveis agendas. - Selecione as agendas de modo com que fiquem com a legenda verde.
- Em seguida selecione o cliente a ser agendado com um duplo clique no registro desejado.
- Para cancelar as agendas, clique no botão CANCELAR POSSÍVEL AGENDA.
- Ao clicar neste botão observe que há três opções:
Todas: Ao clicar nesta opção toda a lista de contatos será excluída.
Individual: Ao clicar nesta opção apenas o registro selecionado no browse será excluído.
Sair: Clique neste botão para voltar para a tela anterior.
Outra função disponível nesta rotina, é a consulta do histórico de passagens dos veículos relacionados às listas de contatos das possíveis agendas. - Para visualizar os históricos, selecione na lista inferior da tela, o veículo desejado, com um clique sobre o registro.
- Em seguida clique no botão Hist. Passagens do Veículo.
- Neste momento será apresentada uma tela com duas pastas, conforme segue:
- Na primeira pasta é consulte os dados referentes às ordens de serviço relacionadas ao veículo. Logo abaixo visualize as peças e serviços contidos na OS.
- Na segunda pasta é possível consultar os dados referentes aos orçamentos relacionados ao veículo. Logo abaixo visualize as peças e serviços contidos nos orçamentos.
- Para voltar a tela anterior basta clicar nos botões Fechar ou Confirmar.
- Além disso, também é possível definir um status e uma observação para cada contato listado na parte inferior da tela, de forma a registrar uma informação que seja relevante para o processo.
- Para isso, posicione sobre o registro a ser alterado e clique no botão Mudar Status Contato e preencha os campos conforme segue:
- Status Contato (VZB_STACON): Neste campo selecione entre as opções: Pendente, Recontato, Cancelado ou Agendado.
- Obs Status Contato (VZB_STAOBS): Neste campo informe uma observação para o status.
- Confirme a tela.