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Melhorias na rotina Agendamento

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFIOM350

Agendamento

OFIOM410Gera Lista de Contato

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VAI
VSO
VST
VON
VOE
VOH
VZB
VV1
SA1
VV2
VVC

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada melhoria no módulo Oficina (SIGAOFI) com a alteração das rotinas Gera Lista de Contato (OFIOM410) e Agendamento (OFIOM350)

Através da rotina Gera Lista de Contato será permitido informar várias faixas de KM e Dias.
Ao acessar a rotina, o usuário deverá selecionar o critério KM/Tempo (Revisões), esta tela é organizada em duas partes verticalmente, onde:
Na primeira parte deve ser digitada a quantidade de intervalos desejados e tecle enter para confirmar. Em seguida, através de um duplo clique em cada linha criada, configurado os intervalos conforme desejar.
Na segunda parte selecione se deseja criar os registros de acordo com grupo ou modelo, filtre a marca e selecione (legenda verde) as modelos ou grupos desejados.

A rotina Agendamento (OFIOM350) foi alterada para que ao clicar em incluir, e em seguida nos botões Ações Relacionadas\Possíveis Agendas seja possível definir um status e uma observação para cada contato listado na parte inferior da tela, de forma a registrar uma informação que seja relevante para o processo. Para isso, é necessário posicionar sobre o registro a ser alterado, clicar no botão Mudar Status Contato e preencher os campos conforme segue:

Status Contato (VZB_STACON): Neste campo selecione entre as opções: Pendente, Recontato, Cancelado ou Agendado.
Obs Status Contato (VZB_STAOBS): Neste campo informe uma observação para o status.

Além disso, foi disponibilizado na tela de Possíveis Agendas o botão Hist. Passagens do veiculo que permite a consulta do histórico de passagens dos veículos relacionados às listas de contatos das possíveis agendas. 

 

Antes de executar o compatibilizador UPDOFIOK é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretórioPROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client, digite o U_UPDOFIOK no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. 
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela VZB - Possíveis Agendas:

Campo

VZB_STACONVZB_STAOBS

Tipo

Caracter

Caracter

Tamanho

1254

Decimal

00

Formato

@!

@!

Título

Status ContaObs Status C

Descrição

Status do Contato        Observacao Status Contato
ContextoRealReal
VisualAlterarAlterar

Nível

1

1
Opções1=Pendente;2=Recontato;3=Cancelado;4=Agendado 

Usado

Sim

Sim

Obrigatório

Não

Não

Browse

Não

Não

Help

Informe o Status do Contato.

Informe aqui a Observação do Status
do Contato.

Procedimento para Utilização


  1. No módulo de Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Mov Oficina\Agendamento (OFIOM350).
  2. Clique em Incluir/Alterar.
  3.  Clique em Ações Relacionadas, opção Possíveis Agendas.
     Ao selecionar essa opção, será exibida a tela com possíveis agendas.
  4. Selecione as agendas de modo com que fiquem com a legenda verde.
  5. Em seguida selecione o cliente a ser agendado com um duplo clique no registro desejado.
  6. Para cancelar as agendas, clique no botão CANCELAR POSSÍVEL AGENDA.
  7. Ao clicar neste botão observe que há três opções:
    Todas: Ao clicar nesta opção toda a lista de contatos será excluída.
    Individual: Ao clicar nesta opção apenas o registro selecionado no browse será excluído.
    Sair: Clique neste botão para voltar para a tela anterior.

    Outra função disponível nesta rotina, é a consulta do histórico de passagens dos veículos relacionados às listas de contatos das possíveis agendas.

  8. Para visualizar os históricos, selecione na lista inferior da tela, o veículo desejado, com um clique sobre o registro.
  9. Em seguida clique no botão Hist. Passagens do Veículo.
  10. Neste momento será apresentada uma tela com duas pastas, conforme segue:
  11. Na primeira pasta é consulte os dados referentes às ordens de serviço relacionadas ao veículo. Logo abaixo visualize as peças e serviços contidos na OS.
  12. Na segunda pasta é possível consultar os dados referentes aos orçamentos relacionados ao veículo. Logo abaixo visualize as peças e serviços contidos nos orçamentos.
  13. Para voltar a tela anterior basta clicar nos botões Fechar ou Confirmar.
  14. Além disso, também é possível definir um status e uma observação para cada contato listado na parte inferior da tela, de forma a registrar uma informação que seja relevante para o processo.
  15. Para isso, posicione sobre o registro a ser alterado e clique no botão Mudar Status Contato e preencha os campos conforme segue:
    1. Status Contato (VZB_STACON): Neste campo selecione entre as opções: Pendente, Recontato, Cancelado ou Agendado.
    2. Obs Status Contato (VZB_STAOBS): Neste campo informe uma observação para o status.
    3. Confirme a tela.