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Novo tratamento para Inutilização de NFC-e na Venda Assistida

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

LOJA140

Excluir Nf/Orc/Ped
LJCancNFCeJob de Cancelamento de NFC-e

Parâmetro(s):

MV_INUTCLI
MV_INUTPRO
MV_INUTTES

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SL1 - Orçamento

SL2 - Itens do Orçamento

SL4 - Condição Negociada

SLX - Log Cancelamento x Devolução

SF2 - Cabeçalho das NF de Saída

SD2 - Itens de Venda da NF

SFT - Livro Fiscal por Item de NF

SF3 - Livros Fiscais

SE1 - Contas a Receber

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Fontes do Pacote:

 LOJA701.PRW  07/06/2016 10:56:17

LOJA701A.PRW  25/05/2016 15:15:25

LOJA701C.PRW  27/05/2016 16:48:53

LOJNFCE.PRW  27/05/2016 08:56:46

LOJRNFCE.PRW  03/06/2016 15:00:21

LOJXFUNC.PRW  09/06/2016 08:41:49

UPDLO165.PRW  09/06/2016 09:57:07

 LOJA140.PRX  07/06/2016 12:29:36

Pacote: CH TUNFPD.zip 

Descrição

Implementado novo tratamento para Inutilização de NFC-e na rotina Venda Assistida.

O objetivo desta implementação é tratar a inutilização/cancelamento de NFC-e na situação em que o sistema não consiga concluir a gravação da venda devido algum comportamento inesperado do sistema que impeça a conclusão do seu processamento.

Caso seja utilizada alguma numeração da NFC-e, e ocorrer algum problema durante a gravação, essa numeração será enviada para cancelamento e permitirá que o usuário do sistema tente finalizar a venda novamente sem abandonar a tela da rotina Venda Assistida.

Com este novo conceito, quando ocorrer algum problema durante a gravação da venda, o tratamento para cancelar/inutilizar a numeração da NFC-e permite que o orçamento não seja mais "perdido", permitindo assim que o usuário tente novamente finalizar o mesmo orçamento.

Este tratamento consiste em incluir um registro na tabela SLX indicando que este número de documento deve ser inutilizado/cancelado e, o Job LJCancNFCe irá se encarregar de fazer os demais procedimentos para completar este processo.

Importante

Esta implementação está disponível apenas para ambiente Controle de Lojas (SIGALOJA), utilizando a rotina Venda Assistida.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UpdLo165 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_UpdLo165 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  4. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
    1. Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

 

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SLX- Log Cancelamento x Devolução

Campo

LX_MODDOC

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Título

Modelo Doc.

Descrição

Modelo Documento Fiscal

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Código do modelo do Documento Fiscal.



Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DO JOB

 

  1. Deve ser configurado o JOB LJCancNFCe para Cancelamento/Inutilização de NFC-e. Caso já esteja utilizando o Job LjGrvBatch configurado e o Job LJCancNFCe não estiver configurado, o Job LJCancNFCe será iniciado automaticamente pelo LjGrvBatch.

    Importante
    Para maiores detalhes de configuração do Job LJCancNFCe , acesse o link http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=210055818 (item: 32 - Como funciona o cancelamento em etapas da NFC-e)


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_INUTCLI

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

<em branco>

Descrição:

Informe o código do cliente que será utilizado na nota a ser inutilizada.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_INUTPRO

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

<em branco>

Descrição:

Informe o código do produto que será utilizado na nota a ser inutilizada.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_INUTTES

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

<em branco>

Descrição:

Informe o código do TES que será utilizado na nota a ser inutilizada.


Importante

Esses parâmetros devem ser informados, porque alimentam as tabelas Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas.
Não é necessário alterar os parâmetros para cada nota inutilizada, pois o XML de inutilização não leva informações do cliente, produto e TES.

 

Procedimento para Utilização

 

       1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento / Venda Assistida (LOJA701).

       2.            Clique em Atendimento e realize uma venda normalmente.

Informe o cliente e o(s)  produto(s) da venda e, em seguida finalize a venda.

O sistema processa a gravação da venda.

       3.            Caso o sistema já tenha consumido um número de NFC-e e ocorra algum problema, onde o sistema não consiga concluir a gravação da venda, essa numeração de NFC-e é enviada para inutilização/cancelamento e o orçamento permanece disponível para o usuário finalizar a venda novamente sem abandonar a tela da rotina Venda Assistida.

Quando ocorre este comportamento, o sistema inclui um registro na tabela SLX indicando que aquele determinado número de documento deve ser inutilizado/cancelado e, o Job LJCancNFCe irá se encarregar de fazer os demais procedimentos para completar este processo.

 

Teste realizado em ambiente de desenvolvimento