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Gravação do campo VD9_CODCON na rotina Itens do Def 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFIXA051

Itens do Def 

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VD9

VDA

VDE

CT1

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementado o update UPDOFIOL para criar ajuste nos módulos Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC) permitindo que o campo Id.Conta (VD9_CODCON) seja incrementado automaticamente.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDOFIOL é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em TOTVS Smart Client digite o U_UPDOFIOL no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. 
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado. 
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

 1. Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

Unico

VDE

Grupos de Contas DEF

C

S

VDE_FILIAL+VDE_CODDEF+VDE_CODCON+VDE_CCTERP+VDE_CCUSTO


2.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

VDE

Ordem

1

Chave

VDE_FILIAL+VDE_CODDEF+VDE_CODCON+VDE_CCTERP+VDE_CCUSTO

Descrição

Cod.DEF+Conta+CCTERP+Cent.Custo                                       

Proprietário

S

Procedimento para Utilização

  1. No Oficina (SIGAOFI) acesse: Atualizações / Mov Gerencial / Itens do Def (OFIXA051)
  2. Clique em Incluir.
  3. Inclua um novo registro preenchendo somente o cabeçalho e confirme.
  4. Clique em Incluir.
  5. Inclua um novo registro, preenchendo o cabeçalho com um código de conta diferente do registro incluído anteriormente e preenchendo as informações da linha (Código CC)
  6. Confirme.

Resultado: Será criado outro registro com as informações preenchidas anteriormente.