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Conceito de Marca/Linha/Família

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Autopeças (SIGAPEC) e Oficina (SIGAOFI)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFIOA580

Marcas de Peças

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OFIXA017

Critérios descontos

 OFIPM040

Contagem Estoques

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VQS

VEN 

VEM

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada a rotina Marcas de Peças (OFIOA580) para possibilitar o cadastro de Marcas de Peças. No cadastro de uma peça no sistema, será possível informar qual a marca desta peça, fazendo com que o usuário possa consultar durante uma venda ou um inventário, por exemplo, a qual marca e fabricante este peça pertence. Desta forma, o sistema aumenta seu nível de informação, gerando mais recursos ao usuário tanto para sua gestão quanto para atendimento assertivo ao cliente.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDOFIOG é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Digite o U_UPDOFIOG no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

1.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

VQS

Marca de Pecas                

C

C

2.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VQS - Marca de Pecas:

Campo

VQS_FILIAL

VQS_MARPECVQS_DESCRIVQS_CODFABVQS_LOJA  

Tipo

Caracter

CaracterCaracterCaracterCaracter

Tamanho

9

63062

Decimal

0

0000

Formato

@!

@!

@!@!@!

Título

Filial      

Marca Peca  Descricao   Fabricante  Loja        

Descrição

Filial      

Marca da Peca  Descricao da MarcaCodigo do FabricanteLoja        

Nível

1

1111

Usado

Não

SimSimSimSim

Obrigatório

Não

SimSimNãoNão

Browse

Não

SimSimNãoNão

Opções

 

    

When

 

INCLUI                                                         

Relação

 

    

Val. Sistema

 

EXISTCHAV("VQS",M->VQS_MARPEC,1,"EXICODMAR")NaoVazio()        ExistCpo("SA2",M->VQS_CODFAB)ExistCpo("SA2",M->VQS_CODFAB+M->VQS_LOJA)
Consulta Padrão    SA2A 

Help

Informe a Filial.

Informe o Codigo da Marca da Peca.

Informe a Marca da Peca.

Informe o Codigo de Fornecedor do
Fabricante da Peca.

Informe a Loja do Fornecedor
Fabricante da Peca.

  • Tabela SB5 - Dados Adicionais do Produto:

Campo

B5_MARPEC B5_CODLIN B5_CODFAM 

Tipo

CaracterCaracterCaracter

Tamanho

6

 

66

Decimal

0

 

00

Formato

@!@!@!

Título

Marca Peca  Cod. Linha  Cod. Familia

Descrição

Marca da PecaCodigo da Linha  Codigo da Familia  

Nível

111

Usado

SimSimSim

Obrigatório

NãoNãoNão

Browse

SimNãoNão

Opções

 

  

When

 

                                      

Relação

 

  

Val. Sistema

ExistCpo("VQS",M->B5_MARPEC)

ExistCPO("SX5","0A"+M->B5_CODLIN) ExistCPO("SX5","0B"+M->B5_CODFAM)
Consulta Padrão VQS0A    0B    

Help

Informe a Marca da Peca

Informe a Linha da Peca

Informe a Família da Peca

  • Tabela VEN - Itens do Tipo de Desconto:

Campo

VEN_MARPEC VEN_CODLINVEN_CODFAM

Tipo

CaracterCaracterCaracter

Tamanho

666

Decimal

000

Formato

@!@!@!

Título

Marca Peca Cod. Linha  Cod. Familia

Descrição

Marca da Peca Codigo da Linha     Codigo da Familia

Nível

111

Usado

SimSimSim

Obrigatório

NãoNãoNão

Browse

NãoNãoNão

Opções

 

  

When

 

                                      

Relação

 

  

Val. Sistema

ExistCpo("VQS",M->VEN_MARPEC)  ExistCPO("SX5","0A"+M->VEN_CODLIN)ExistCPO("SX5","0B"+M->VEN_CODFAM)
Consulta Padrão VQS   0A    0B 

Help

Informe a Marca da Peca

Informe a Linha da Peca

Informe a Família da Peca


Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VEM - Tipos de Desconto:

Campo

VEM_ORDPRI

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Prioridade  

Descrição

Ordem de Prioridade  

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

OXA017ORD()         

Consulta Padrão  

Help

Ordem de Prioridade do Desconto a ser
considerado, ex.: 31452 significando a
ordem de prioridade que devera ser
obedecida por ocasiao venda:
Gr.Peca/Promoc/Gr Descto/Clas.Financ/CAI

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

3.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa VQS:

Alias

VQS

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Marca da Peca

Contém

VQS

Alias

VQS

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Marca da Peca

Contém

 

Alias

VQS

Tipo

3

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Cadastra Novo

Contém

01

Alias

VQS

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo  

Contém

VQS_MARPEC

Alias

VQS

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Descricao

Contém

VQS_DESCRI

Alias

VQS

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo    

Contém

VQS->VQS_MARPEC

 

4.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

VQS

Ordem

1

Chave

VQS_FILIAL+VQS_MARPEC

Descrição

Marca da Peca                    

Proprietário

S

Procedimento para Configuração

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Autopeças (SIGAPEC), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Cad. Peças

Nome da Rotina

Marcas de Peças

Programa

OFIOA580

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus


No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Oficina (SIGAOFI), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Cad. Peças

Nome da Rotina

Marcas de Peças

Programa

OFIOA580

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Procedimento para Utilização

  1. No AutoPeças (SIGAPEC), acesse Atualizações\Cad Peças\Marcas de Peças (OFIOA580).
  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os campos conforme segue:
  4. Marca Peça (VQS_MARPEC): Informe um código para a marca da peça.
  5. Descrição (VQS_MARPEC): Informe a descrição da peça.
  6. Fabricante (VQS_MARPEC): Informe um código de fornecedor/loja relacionado ao fabricante da marca cadastrada.
  7. Loja (VQS_MARPEC): Informe um código de loja relacionado ao fabricante da marca cadastrada.
  8. Confirme.
  9. Em seguida acesse Atualizações\Cad Gestão\Critérios descontos(OFIXA017).
    Na parte inferior os tipos de critérios são organizados em cinco pastas distintas para cadastro
    Observe que foi criada a 6ª aba (Marca/Linha/Familia), onde poderão ser informados os critérios de descontos de acordo com esta nova definição.
    A partir destas informações, as rotinas que utilizam o Critério de Descontos passarão a ter mais esse critério a ser verificado de acordo com o produto informado.
  10. Clique na aba Marca/Linha/Família preencha os campos e confirme:
    1. Marca Peça (VEN_MARPEC): Informe a marca da peça.
    2. Cód. Linha (VEN _CODLIN): Informe o código da linha.
    3. Cód. Família (VEN _CODFAM): Informe o código da família.

ATENÇÃO: Neste caso, a validação do critério de descontos considera a marca, linha e família dos produtos envolvidos na venda, comparado com o cadastrado na tabela SB5 ou SBZ (de acordo com o parâmetro MV_ARQPROD).

    11. Confirme.

12. Em seguida com o usuário coordenador, acesse a rotina de contagem de estoques em Atualizações\Mov Peças\Contagem Estoques (OFIPM040). É necessário acessar primeiramente com o usuário coordenador, pois somente este usuário será habilitado a incluir uma nova contagem.

 13. Com este usuário é possível acessar as seguintes opções: Incluir, Manutenção e Pesquisar. Clique em Incluir.

 14. Em seguida, selecione Sim para selecionar os itens para o inventário.

 15. E preencha os parâmetros, atente-se aos novos parâmetros conforme segue:

    1. Marca da Peça: Informe a marca da peça para filtrar uma marca específica. Se preferir pressione a tecla funcional F3 para acessar a consulta padrão (tabela VQS).
    2. Linha da Peça: Informe a linha da peça para filtrar uma linha específica. Se preferir pressione a tecla funcional F3 para acessar a consulta padrão (Tabela SX5 – 0A).
    3. Família da Peça: Informe a família da peça para filtrar uma família específica. Se preferir pressione a tecla funcional F3 para acessar a consulta padrão (Tabela SX5 – 0B).

ATENÇÃO: A partir dessa configuração, a rotina de inventário faz o filtro na tabela SB5 ou SBZ, de acordo com o parâmetro MV_ARQPROD, para levantamento dos itens que serão sugeridos para contagem.

16. Confirme e aguarde a seleção dos itens.

17. Em seguida será apresentada uma tela com informações sobre data e hora do início inventário, parametrização e botões com ações a serem feitas no inventário. Neste momento somente as ações Cancelar  e Imprimir Relação 1 estarão habilitadas.

 18. Para Cancelar inventário, clique no botão Cancelar inventário.

 19. Para imprimir relação da primeira contagem, clique na opção Imprimir relação 1.