Implementação da rotina SMMANAGE John Deere
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||
Segmento: | Varejo | ||||||||||
Módulo: | Oficina (SIGAOFI) | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
País(es): | Todos | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | VAI VO6 | ||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows®/Linux®. |
Descrição
No ramo de negócios de concessionária, o qual há a representação de uma marca é importante que haja uma integração com a fábrica, para que as duas empresas troquem informações que sejam vitais para o sucesso de ambas. Para isso foi implementada a rotina SMManage JD (OFINJD23), que tem o objetivo de favorecer a integração com a fábrica John Deere, para envio de informações relacionadas aos serviços apontados nas Ordens de Serviços da concessionária. Através dela, é possível enviar o resumo mensal do comportamento do departamento de serviços e garantir que as duas empresas estejam alinhadas para oferecer as melhores soluções aos clientes.
Importante
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDOFIOI é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em TOTVS Smart Client, digite o U_UPDOFIOI no campo Programa Inicial.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Atualizações do Compatibilizador
Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela VAI - Técnicos:
Campo | VAI_CUSTHR |
Tipo | Numérico |
Tamanho | 6 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 9,999.99 |
Título | Cust Hr Trab |
Descrição | Custo Hora Trabalhada |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | Positivo() |
Help | Informe o Custo da Hora Trabalhada. |
Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela VO6 - Tabela de Servicos:
Campo | VO6_SRVGEN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | S. Generico |
Descrição | Servico Generico |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Nao;1=Sim |
When | |
Relação | "0" |
Val. Sistema | Pertence("01") |
Help | Informe se o servico e generico. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Oficina (SIGAOFI), conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Serviços JD |
Nome da Rotina | SMManage JD |
Programa | OFINJD23 |
Módulo | Oficina |
Tipo | Função Protheus |
Procedimento para Utilização
Antes de iniciar a geração da rotina é necessário configurar o valor do custo da hora de cada produtivo.
- No Oficina (SIGAOFI), acesse o cadastro de Equipe Técnica em Atualizações\Cad Gerais\Equipe Técnica (OFIOA180).
- Selecione o produtivo e clique na opção Alterar.
- Na pasta Oficina, informe o valor do custo da hora do produtivo no campo Cust Hr Trab (VAI_CUSTHR).
- Clique no botão Confirmar para gravar a alteração.
- Repita este procedimento para cadastrar o custo do valor da hora de todos os produtivos.
- Além do custo da hora do produtivo é necessário informar quais os serviços cadastrados que são genéricos, ou seja, serviços que não estejam contidos na tabela padrão de serviços. Para isso, no módulo de Oficina (SIGAOFI), acesse o cadastro de tabela de serviços, em Atualizações\Cad Oficina\Tabela de Serviços (OFIOA030).
- Selecione um serviço que seja genérico e clique na opção Alterar.
- No cabeçalho da rotina, selecione Sim no campo S. Genérico (VO6_SRVGEN).
- Clique no botão Confirmar para gravar a alteração.
- Repita este procedimento com todos os serviços genéricos.
- Com os cadastros devidamente configurados, será necessário executar a rotina para geração do arquivo a ser enviado para a fábrica. Para isso, no módulo de Oficina (SIGAOFI) acesse a rotina SMManage em Atualizações\Serviços JD\SMManage (OFINJD23).
- Nesta rotina há três botões: Informações, Perguntas e Log de Processos.
- Clique no botão Perguntas e preencha os parâmetros conforme segue: (Link para geração dos Perguntes [13653781 DVARMIL-106 DT - Correção de Error Log ao executar a rotina SMManage JD (OFINJD23)])
- Mês / Ano: Informe o mês e o ano relacionado às informações que serão enviadas no arquivo.
- Diretório: Informe o diretório o qual será armazenado o arquivo gerado.
- Na opção Log de Processos é possível visualizar informações sobre os processamentos efetuados.
- Com os parâmetros devidamente preenchidos, clique no botão Informações e em seguida clique em Executar.
- Aguarde o processamento. Ao final deste, o arquivo será gerado no diretório especificado no parâmetro com a nomenclatura padrão da John Deere.