ÍNDICE
- Visão Geral
- Tela Configuração do Tarifador
- Tela Consulta de Arquivos Importados
- Tela Exportar Cadastros
- Tela Importar Despesas
- Tela Aprovação Tarifador
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
O tarifador é um sistema que envia e recebe dados do sistema Gerenciador de Impressão, Cópia, Telefonia e Fax, frequentemente utilizado nos Escritórios de Advocacia.
O SIGAPFS integra com o tarifador por meio da exportação de arquivos com os dados de Clientes, Profissionais e Casos para atualização da base de dados do Tarifador e da importação das despesas geradas por ele para reembolso via SIGAPFS.
Tanto a importação quanto a exportação podem ser feitas de maneira automática, utilizando-se as configurações de Schedule do módulo Configurador do Protheus.
Para a exportação dos dados é definida uma instrução SQL com os dados desejados. Estes dados serão exportados para um arquivo texto.
Já para a importação, é feita uma configuração que define as posições iniciais e finais do Caso, Participante, data da despesa, e demais dados necessários para a inclusão da despesa, dentro do arquivo gerado pelo tarifador e que será lido pelo SIGAPFS.
O parâmetro MV_JAPRTAR define se os lançamentos/despesas serão gerados no momento da importação do arquivo ou se deverão ser aprovados.
Com a utilização da rotina de aprovação, mesmo os registros inválidos serão importados. Caso não seja utilizada a aprovação, são registradas as inconsistências em um arquivo texto, conforme configurador.
02. TELA CONFIGURAÇÃO DO TARIFADOR
Nesta rotina, disponível em ‘Miscelânea >> Tarifador Config. >> Tarifador’ (JURA174), é feita a manutenção da configuração a ser utilizada na importação e exportação de dados do Tarifador.
A aba de ‘Configurações dos Arquivos’ se refere a configuração para exportação e não é obrigatório o seu preenchimento.
As demais informações se referem a importação de despesas e devem ser preenchidas para a criação da configuração.
Na aba ‘Configurações Gerais’ define-se o Sistema com o qual será feita a integração, System4 ou DMATE. No entanto, é possível integrar com outros sistemas desde que se mantenha um padrão no layout com posição inicial e final.
Na grid de ‘Configurações por Tipo de Despesa’ são definidas as posições iniciais e finais das informações para cada Tipo de Despesa (Cópia, Telefonema, etc.).
Na grid de ‘Descrição Por Idioma’ deverão ser definidas as descrições em todos os idiomas cadastrados, de acordo com o tipo de despesa. Nele poderão ser usadas as variáveis de substituição [CLIENTE], [LOJA], [CASO], [SIGLA], [RAMAL], [TELEFONE], [DATA], [VALOR], [HORA], [DESCRICAO], [ESCRITORIO], [QUANTIDADE], [TIPO] e [DURACAO] que serão trocadas pelo conteúdo no arquivo.
Exemplo: Digamos que o campo esteja com o seguinte conteúdo: Despesa do tipo [TIPO], realizada no dia [DATA] às [HORA]. Ao realizar a substituição ficará: Despesa do tipo 0001, realizada no dia 01/05/2014 às 15:21. Caso não seja encontrada variável de substituição, será utilizada a própria descrição no idioma do caso.
Na aba de ‘Configurações dos Arquivos’ são definidas as instruções SQL a serem executadas para exportação dos cadastros e o caminho onde os arquivos texto serão gerados.
Não é possível ter mais de uma configuração ativa.
03. TELA CONSULTA DE ARQUIVOS IMPORTADOS
Nesta tela estão disponíveis, apenas para visualização, todos os registros importados do Tarifador para o Protheus.
04. TELA EXPORTAR CADASTROS
Nesta rotina, disponível em ‘Miscelânea >> Tarifador Config. >> Exportar Cadastros’ (JURA175E), é feita a exportação manual dos cadastros.
05. TELA IMPORTAR DESPESAS
Nesta rotina, disponível em ‘Miscelânea >> Tarifador Config. >> Importar Despesas’ (JURA175I), é feita a importação manual das despesas.
06. TELA APROVAÇÃO TARIFADOR
Nesta rotina, disponível em ‘Miscelânea >> Tarifador Config. >> Aprovação' (JURA176A), deverão ser efetuadas as aprovações dos registros importados do Tarifador, para que sejam criadas as despesas e/ou lançamentos financeiros.
Cada registro possui um status, onde:
- Inconsistência: indica que há alguma inconsistência no lançamento (Ex: cliente/caso não encontrado, caso encerrado/não permite lançamentos, etc., qualquer problema que impeça de gerar o lançamento financeiro);
- Não revisado: indica a necessidade de preenchimento de uma justificativa, para quando o cliente for o que representa o escritório ou demais clientes que exijam justificativa;
- Revisado: indica que o profissional preencheu a justificativa no lançamento;
- Revisado automaticamente: indica que o lançamento está consistente e que não há necessidade do preenchimento de justificativa;
- Despesa gerada: indica que foi realizada a integração dos lançamentos do tarifador para os registros de despesas (a serem faturadas) ou débitos particulares do profissional (financeiro).
Por meio do botão "Gerar Despesa" é possível gerar as despesas para todos os participantes que possuem a situação "Revisado" e "Revisado Automático". Somente será possível gerar despesa para a situação "Inconsistência"quando o Parâmetro MV_JURXFIN estiver habilitado, caso contrário ele não irá permitir selecionar o item.
- Será gerada a despesa para faturamento desde que a natureza indicada na classificação de natureza que define a "Natureza de despesas de cliente para rotinas automáticas" gere despesa no faturamento (Campo "Gera Desp Fat." = 1-Sim). Para mais informações sobre o campo, consulte o documento de referência do cadastro de naturezas (Naturezas - FINA010).
Por meio do botão "E-mail Pendências" é possível realizar o envio de e-mails para todos os participantes que possuem lançamentos em situação de "Inconsistência" ou "Não revisado". Via tela, a rotina só fica disponível aos participantes da área administrativa, ou seja, que não são técnicos (Técnico = 2-Não - NUR_TECNIC).
Esta rotina poderá ser acionada também via Schedule, da seguinte forma:
- Rotina: J176ASMail()
- Parâmetros recebidos (todos obrigatórios):
- Código de Configuração do Servidor de E-mail (NR7)
- Código do Usuário da Configuração do Servidor de E-mail (NR8)
- Código da Configuração de Envio de E-mail (NRU)
Para execução via Schedule, utilizar a função JURA175, que executará a importação das despesas e a exportação dos cadastros. Já para o envio de e-mails com as pendências do Tarifador, usar a função J176ASMail passando os parâmetros esperados, conforme orientações deste documento.IMPORTANTE!
05. TABELAS UTILIZADAS
- NYT – Tarifador - Configuração Geral
- NYU – Tarifador - Configuração - Arquivos Exportação
- NYV – Tarifador - Configuração - Configuração Despesas
- NYY - Tarifador - Configuração - Descrição por idioma
- NYW – Tarifador – Arquivos
- NYX - Lançamentos Importados do Tarifador
- NR7 - Configuração do Servidor de E-mail
- NR8 - Usuário da Configuração do Servidor de E-mail
- NRU - Configuração de Envio de E-mail