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  • ER_SAUHIS01-1931_Inverter Processo de Triagem e Abertura de Boletim

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. 

Especificação

Produto

HIS

Módulo

Pronto Atendimento

Segmento Executor

Saúde

 

 

Projeto¹

 

IRM¹

 

Requisito¹

PHIS-424

SAU_BACKLOG-382

SubTarefa¹

 

Chamado²

TRZJR7

 

 

Release de Entrega Planejada

Não definido

Réplica

Não necessário

País

X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador
(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

 

 

Outros

 

 

 

Objetivo

Atualmente o processo para atendimento do paciente consiste em realizar a triagem e posteriormente a abertura do boletim, a necessidade relatada consiste em inverter este fluxo, onde primeiro será realizada a abertura do boletim e posteriormente será realizada a triagem do paciente, neste cenário, será necessário mover as mensagens de integrações com o NEXT que hoje são enviadas na triagem para serem enviadas na abertura do boletim.

Definição da Regra de Negócio


RN001 – O processo de atendimento do paciente poderá iniciar pela abertura do boletim e registro dos dados da triagem posteriormente.
RN002 – A especialidade poderá ser informada na abertura do boletim de atendimento, caso a mesma não seja informada na abertura do boletim de atendimento a mesma poderá ser alterada no processo de triagem.
RN003 - Quando a triagem for realizada após a abertura do boletim, a mesma não pode ser apresentada na worklist de pendência de abertura de boletim (Pronto Atendimento > Recepção > Worklist de Pendência de Abertura de Boletim) pois a triagem já estará vinculada a abertura do boletim.

Regras específicas para Unimed Porto Alegre
RN004 – Ao realizar a abertura do boletim de atendimento, deve-se possibilitar informar a senha oriunda do painel de senhas ou deve-se ter a possibilidade de gerar uma nova senha para o atendimento, quando a senha for informada ou gerada uma mensagem deve ser enviada para o NEXT sinalizando que o atendimento iniciou.
RN005 – Ao confirmar o boletim de atendimento, deve-se enviar uma mensagem para o NEXT sinalizando que o boletim foi concluído.
RN006 – Ao iniciar o processo de triagem, deve-se enviar uma mensagem para o NEXT sinalizando que o processo de triagem foi iniciado.
RN007 – Ao finalizar o processo de triagem, deve-se enviar uma mensagem para o NEXT sinalizando que o processo de triagem foi finalizado.
Obs.: A inversão do fluxo processual de abertura de boletim e triagem é realizada via configuração, o workflow de atendimento do paciente é configurável, portanto, a configuração do fluxo correto de atendimento será realizado nos ambientes de homologação e produção por um consultor ou com orientações de um consultor da TOTVS.

Rotinas Envolvidas

 

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Worklist de Classificação de Urgência

Alteração

Enfermagem > Triagem > Worklist de Classificação de Urgência

Novo Boletim de Atendimento

Alteração

Pronto Atendimento > Recepção > Novo Boletim de Atendimento

Configuração do workflow de atendimento do paciente

Relacionada

Adm. do Sistema > Configurações Workflow > Workflow de Paciente

Worklist de Pendência de Abertura de Boletim

Relacionada

Pronto Atendimento > Recepção > Worklist de Pendência de Abertura de Boletim

Protótipo de Tela

As imagens de telas destacadas a seguir são consideradas apenas protótipos, as mesmas poderão sofrer alterações em função da atualização de componentes utilizados no sistema, devem ser utilizadas apenas para exemplificar a forma de iteração que os usuários possuirão ao acessar o HIS, o fluxo de negócio e a forma em que os dados e informações serão manipuladas.

Abertura de Boletim de Pronto Atendimento

Funcionalidade

Novo Boletim de Atendimento

Objetivo

Alterar o boletim de pronto atendimento para apresentar os campos onde serão inseridas as informações de senha a que o boletim será vinculado.

Módulo

Pronto Atendimento

Menu

Pronto Atendimento > Recepção > Novo Boletim de Atendimento

Ao abrir o boletim de atendimento, caso o fluxo de atendimento esteja configurado para ser realizado no sentido Boletim > Triagem, será apresentada na tela de abertura de boletim um painel para que a senha seja informada ou para que gere-se uma senha para o atendimento:


Após informar a senha no respectivo campo, quando o foco for removido do mesmo, o sistema irá enviar a mensagem de integração para o NEXT com o status "Em_AtendimentoBA".
Quando o boletim de atendimento for confirmado, o HIS deverá enviar uma nova mensagem para o NEXT com o status "Aguarda_Triagem"

Regras da Interface

RI-001

Após informar a senha no campo abaixo:

E modificar-se o foco do mesmo, o sistema irá enviar a mensagem de integração para o NEXT com o status "Em_AtendimentoBA".

RI-002

Ao confirmar o boletim de atendimento, o HIS deverá enviar uma nova mensagem para o NEXT com o status "Aguarda_Triagem"

 

Triagem após Abertura de Boletim – Modo Clássico

Funcionalidade

Triagem realizada após abertura de boletim

Objetivo

Demonstrar as alterações que serão realizada no que refere-se a triagem que será realizada após a abertura do boletim de pronto atendimento

Módulo

Enfermagem

Menu

Enfermagem > Triagem > Worklist de Classificação de Urgência

Quando o boletim for aberto antes da triagem, o sistema exibirá o registro do boletim na worklist de classificação de urgência (Enfermagem > Triagem > Worklist de Classificação de Urgência):


Ao selecionar o paciente, será enviado para o NEXT o status "Em_triagem":


Ao salvar a classificação de triagem, o sistema irá enviar para o NEXT o status "Aguarda_Atendimento_Medico":

 

Regras da Interface

RI-001

As regras de interface já foram detalhadas junto aos protótipos apresentados acima.

 

Triagem após Abertura de Boletim – Via PEP

Funcionalidade

Aleta Triagem
Aleta Classificação de Triagem

Objetivo

Demonstrar as modificações que serão realizadas quando o fluxo de atendimento estiver orientado para abertura de boletim antes da triagem

Módulo

Enfermagem

 

Menu

PEP

Quando o boletim de atendimento for aberto antes da triagem, e o acesso for realizado via PEP (ao invés do modo clássico), ao clicar sobre a aleta "Classificação de Triagem", o sistema irá validar o último status enviado para o NEXT, caso este status seja "Aguarda_Triagem" o HIS irá apresentar a mensagem perguntando se deseja modificar o status do atendimento para "Em_Triagem":





Ao clicar sobre a opção "Salvar" da classificação de Triagem, o HIS irá enviar para o NEXT uma mensagem com o status "Aguarda_Atendimento_Medico":

Regras da Interface

RI-001

As regras de interface já foram detalhadas junto aos protótipos apresentados acima.

 

Fluxo do Processo

Atualmente o fluxo do processo é o descrito a seguir (Triagem > Abertura do Boletim):

Processo

Descrição

Menu

Realizar Pré-Cadastro

Preencher as informações do Pré Cadastro, somente nome do paciente, data de nascimento e nome da mãe deverão ser obrigatórios.

Enfermagem > Triagem > Recebimento de Paciente e Classificação de Urgência > Novo Paciente

Realizar Triagem

Sinais vitais do FORM integrados com Anamnese.
5 cores para classificação da triagem

Enfermagem > Triagem > Aleta Triagem

Realizar a Classificação de Urgência

Neste momento, caso a integração com o NEXT esteja ativa o HIS irá abrir uma tela para que a senha gerada no next seja informada, após ser informada, a integração do atendimento com o NEXT poderá acompanhar o atendimento do paciente.

Enfermagem > Triagem > Aleta Classificação de Triagem

Acessar worklist de pendencia de abertura de boletim

Selecionar o paciente, o sistema deve direcionar para a tela de abertura do boletim

Obs.: Nessa tela somente deve ser possível buscar os pacientes com a triagem realizadaNessa tela deve ter o tempo médio de espera, por classificação de urgência

Pronto Atendimento > Recepção > Worklist de Pendência de Abertura de Boletim

Se necessário, trocar o paciente na abertura do boletim

Quando identificado que o paciente triado não se trata do mesmo paciente, deve ser possível trocar no momento da abertura do boletim

Pronto Atendimento > Recepção > Worklist de Pendência de Abertura de Boletim

Abrir boletim de atendimento

Verificar carteirinha UNIMED.Validar Elegibilidade, Cobertura e Biometria.

Pronto Atendimento > Recepção > Worklist de Pendência de Abertura de Boletim


Este fluxo, quando configurado para ser realizado com a abertura do boletim e após a triagem, será realizado de duas formas
1) Abertura do Boletim > Triagem (modo clássico)

Processo

Descrição

Menu

Abrir boletim de atendimento

Verificar carteirinha UNIMED.Validar Elegibilidade, Cobertura e Biometria.

Neste momento, caso a integração com o NEXT esteja ativa o HIS irá apresentar um painel com o campo para ser informada a senha do next ou a possibilidade de gerar uma senha para o atendimento.
Ao informar a senha e modificar o foco do campo, o HIS enviará para o NEXT o status "Em_AtendimentoBA"

Quando o boletim for confirmado, o HIS irá enviar para o NEXT o status: "Aguarda_Triagem"

Pronto Atendimento > Recepção > Novo Boletim de Atendimento

Acessar a Worklist de Classificação de Urgência

Localizar o boletim aberto para o paciente

Ao clicar sobre o paciente, o HIS irá enviar para o NEXT o status "Em_triagem"

Enfermagem > Triagem > Worklist de Classificação de Urgência

Realizar Triagem

Sinais vitais do FORM integrados com Anamnese.
5 cores para classificação da triagem

Enfermagem > Triagem > Aleta Triagem

Realizar a Classificação de Urgência

Ao confirmar a classificação de triagem, o HIS irá enviar para o NEXT uma mensagem com o status "Aguarda_Atendimento_Medico"

Enfermagem > Triagem > Aleta Classificação de Triagem



2) Abertura do Boletim > Triagem via PEP

Processo

Descrição

Menu

Abrir boletim de atendimento

Verificar carteirinha UNIMED.Validar Elegibilidade, Cobertura e Biometria.

Neste momento, caso a integração com o NEXT esteja ativa o HIS irá apresentar um painel com o campo para ser informada a senha do next ou a possibilidade de gerar uma senha para o atendimento.
Ao informar a senha e modificar o foco do campo, o HIS enviará para o NEXT o status "Em_AtendimentoBA"

Quando o boletim for confirmado, o HIS irá enviar para o NEXT o status: "Aguarda_Triagem"

Pronto Atendimento > Recepção > Novo Boletim de Atendimento

Acessar o prontuário do paciente

Localizar o boletim aberto para o paciente

Enfermagem > PEP

Preencher os dados da aleta "Triagem"

Sinais vitais do FORM integrados com Anamnese.
5 cores para classificação da triagem

Enfermagem > PEP > Aleta "Triagem"

Preencher os dados da alta "Classificação de Urgência"

Ao abrir esta aleta, o HIS irá validar se o último status enviado para o NEXT é "Aguarda_Triagem", caso não seja, o HIS irá perguntar se deseja enviar para o NEXT o status "Em_Triagem"

Ao salvar a classificação de triagem, o HIS enviará para o NEXT o status "Aguarda_Atendimento_Medico"

Enfermagem > PEP > Aleta "Classificação de Urgência"

 

Dicionário de Dados

Não necessário para o desenvolvimento deste requisito.

Grupo de Perguntas

Não necessário para o desenvolvimento deste requisito.

Consulta Padrão

Não necessário para o desenvolvimento deste requisito.

Estrutura de Menu

Não necessário para o desenvolvimento deste requisito.