No final de 2014, a TOTVS disponibilizou através do TAF (TOTVS Automação Fiscal), a geração e/ou manutenções das informações do eSocial baseado no layout v1.0 (atual na época); porém diante das oscilações do projeto por parte do Governo, ela vem adequando algumas funcionalidades e criando outras para acompanhar a evolução dos layouts publicados, e o último disponibilizado pelo Governo(2.2) mas ainda não disponibilizado à nossos clientes, mudou radicalmente todas as versões anteriores de forma a inviabilizar o uso das funcionalidades atualmente disponíveis(v1.0); e devido à essa mudança, essas funcionalidade serão desabilitadas temporariamente do menu na próxima atualização do TAF prevista para Maio/16 no portal do cliente, com o objetivo de não gerar transtornos em suas utilizações por corresponderem a um layout já desatualizado. Caso estejam disponíveis no menu e a atualização do mesmo não for uma opção, recomendamos que as mesmas sejam desabilitadas manualmente através do módulo Configurador (SIGACFG).
Quanto a versão 2.1 do layout, a TOTVS já possui os produtos adaptados, porém ainda em fase de homologação vinculado ao cronograma do Governo, que conforme comunicado no link https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/noticias?id=272, será ajustado novamente.
Mais detalhes podem ser encontrados no link https://www.totvs.com/esocial/