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Conjunto de sistemas que operam de forma integrada na administração de recursos de livre movimentação do cliente.

O sistema permite a transferência automática de valores entre os diversos sistemas e produtos administrados.

Os produtos administrados de forma integrada são contas correntes, empréstimos em conta, contas investimento, poupança, cotistas de fundos e contas de controle.

O módulo opera com modalidade de operações efetuando todos os cálculos referentes à rentabilidade, encargos e tributos, gerando todos os lançamentos contábeis correspondentes, bem como, controle de avais, estoques de talonários e outras funções afins destes produtos.

Contas - A conta corrente representa os processos de administração e controle de disponibilidades livres do cliente, movimentados por documentos de liquidação à vista identificada por um número código, associado à agência e representativo dos titulares da mesma.

Movimento - Processo de entrada de lançamentos manuais para contas correntes, para o dia a dia, anterior ou em agenda futura, na agência ou em outras agências e dos procedimentos de regularização, a movimento.

Encargos - Processos de verificação de saldos de uma conta corrente e do tratamento excepcional a ser dado, quanto à alteração do débito e ou recalculo dos valores de encargos de uma conta ou de uma modalidade ou de uma unidade, agência ou PAB.

Os procedimentos de tratamento excepcional dos encargos são feitos através de três transações, uma para cada tipo de tratamento excepcional a ser dado:

Agenda - A agenda representa um conjunto de procedimentos a serem programados para ocorrerem em uma data futura, com relação aos saldos de conta corrente, de encargos de contrato ou de valores com lançamentos agendados ou bloqueados, para alteração ou cancelamento total ou parcial das mesmas.

Contratos - Contratos representam a abertura de limite de crédito em uma conta corrente, com livre movimentação pelo cliente, até a data de vencimento e no valor do contrato de limite aberto.

Os contratos de limites podem ter diversos critérios de cobrança e débitos de encargos, bem como critérios de renovação manual ou automática e condições de cancelamento manual e automático.
O sistema permite a repactuação dos encargos, a qualquer tempo, dentro da validade do contrato.
O sistema administra também os co-financiados e avalistas das operações de limite de crédito.

Talonários - O tratamento de talonários compreende diversas rotinas do módulo de contas correntes que permitem a total administração dos estoques de talonários, dos cheques no fornecedor, dos pedidos em andamento, dos cheques em poder do cliente, dos cheques já utilizados e de sua situação.

Relatórios - A pasta de relatórios destina-se a administração do processo de emissão de relatórios em nível de gestor do sistema na definição de rotinas e personalização de relatórios para usuários ou na execução por parte do usuário autorizado a emitir relatórios de produção, através de rotinas, contendo os relatórios permitidos ao perfil e personalizados.

Configuração Básica - Configurações no sistema de contas correntes representam as alternativas de funcionamento do sistema, definidas pela instituição, através de valores de parâmetros indicativos das políticas, controles e processos a serem seguidos pelo sistema, em conformidade com as normas legais e operacionais da instituição.

As principais configurações globais estão organizadas, por tabuladores (orelhas), de acordo com o assunto objeto da parametrização.

Configuração Avançada - Processo de configuração, onde são envolvidas entidades externas ao sistema, gerando transferência de recursos ou de meio magnéticos com informações envolvendo a conta corrente.

Processamento – Destina-se a comandar o encerramento, procedimentos de fechamento parcial ou final, de uma, diversas ou todas as unidades, sinalizando o campo ao lado do nome da unidade (Agência/P.A. B). Além do que executar os procedimentos de importação ou exportação de dados, via interfaces configuradas, ou comandar a ré execução do processo de geração da interface contábil (repositório de transações).

Consultar – A pasta consultar dá acesso às diversas telas de apresentações de dados e posições cadastrais, de contas e movimentações de uma conta selecionada.

Rotinas Especiais - Constam todas as interfaces de saída de ordem legal.

Censo – Dispõe sobre as informações que trata a circular 002912, relativa a créditos garantidos pelo fundo garantidor de créditos – FGF.

Circular 3046 – Esta pasta destina-se a atender as exigências do BACEN quanto à classificação de operações pré-fixadas.

Circular 3290 – Esta pasta destina-se a atender as exigências do BACEN quanto à identificação e o registro de operações de depósitos em cheque e de liquidação de cheques depositados em outra instituição financeira, bem como da movimentação de DOC's e TED's.

Circular 3490 – Esta pasta destina-se a atender as exigências do BACEN quanto à apuração do Patrimônio de Referência Exigido (PRE).

Código de Barras – Gera arquivo com as informações de recebimento pela automação, de documentos com código de barras, separando por convênios.

Comportamento – Destina-se a atender exigências do BACEN quanto a circular 2804 que trata do controle de liquidez das instituições.

Contabilidade – Irá gerar arquivo com as informações necessárias para contabilização da empresa desejada.

CPMF – Pasta que irá conter as informações para captura e transmissões de arquivos à Receita Federal.

Teremos as seguintes informações:

CPMF Mensal
CPMF Trimestral
Manutenção CPMF Mensal
Manutenção CPMF Trimestral
Ocorrência de CPMF Judicial
Lançamentos CPMF Judicial
Geração CPMF Judicial

Devolução – Pasta que irá controlar a devolução de documentos, cheques/doc's que o banco recebeu através ao serviço de compensação.

DIRF – Dispõe sobre a Declaração de Imposto de Renda retido na fonte.

Gerencial – Gera arquivo contendo dados gerenciais.

Utilitários – Controla a importação e exportação de tabelas.

Risco – Destina-se a atender exigências do BACEN quanto ao nível de comprometimento das instituições com empréstimos em conta.

IFT – Destina-se a atender exigências do BACEN quanto as Informações Financeiras Trimestrais das Instituições.

Cadastro_ccs – Carrega arquivo de contas visando atender exigências do sistema BACEN-JUD.

Lavagem de Dinheiro – Gera arquivo com informações de movimentação de contas de clientes.

CPMI dos Correios – Gera arquivo com informações de movimentação de contas de clientes visando atender pedido de CPI.