O QUE É O MÓDULO WORKFLOW?
O termo workflow significa “fluxo de trabalho”, é a sequência de passos necessários para se automatizar processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que sejam transmitidas de uma pessoa para outra.
O módulo workflow no Totvs CRM, é responsável por programar algumas automações de processos internos dentro do Totvs CRM, permitindo com que usuários possam ganhar mais tempo em operações, que muitas vezes se tornam morosas no dia a dia.
Ele ajuda com que alguns processos que são manuais e consequentemente geram muito tempo, sejam automatizados e com isso que sejam mais eficientes.
Por exemplo: mandar um e-mail automático ao Cliente e Lead, caso uma oportunidade for aprovada. Ou encaminhar uma notificação para o responsável da conta se a oportunidade de determinado cliente for cancelada.
Diferente de outros módulos do Totvs CRM, o módulo de Workflow não tem configurações e nem opções, ele basicamente é só a opção de Workflow.
Após concluir esta unidade, você está apto a:
◉ Gerar automação de workflow.
Como gerar uma automação de workflow?
⒈ Clique no módulo de Workflow;
2. Para adicionar uma automação, clique em ADICIONAR;
3. Nome: elenque o nome da sua automação, do que ela se trata;
4. Observação: campo para o usuário fazer alguma observação necessária.
Primeira Etapa:
⒈ Selecionar gatilho necessário e clicar em CONFIRMAR:
Atualmente temos disponíveis para os módulos;
Atividade
para:
- atividades atualizadas;
- atividades canceladas;
- atividades concluídas, e
- atividades criadas.
Cliente
para:
- clientes ativados;
- clientes atualizados, e
- clientes criados.
Lead
para:
- leads atualizado, e
- leads criados.
Oportunidade
para:
- oportunidades atualizadas;
- oportunidades criadas;
- oportunidades descartadas;
- oportunidades ganhas, e
- oportunidades perdidas.
Ordem de Vendas
para:
- ordem de venda atualizada;
- ordem de venda criada;
- ordem de venda finalizada;
- situação da ordem de venda alterada.
Segunda Etapa:
⒈ Clique em + Selecionar ação;
2. Após disparado o gatilho, tem que ser analisada qual ação será tomada;
3. Na aba - Escolher uma ação, você deverá escolher uma ação;
4. Após selecionada uma ação, clique em PRÓXIMO.
Aba - Configurar
Nessa aba é necessário configurar a ação, para cada ação as configurações são diferentes.
Para a ação Atividade:
Criar atividade, são as seguintes configurações:
⒈ Descrição: no valor você vai colocar a descrição da sua atividade. Ex: Encaminhar e-mail ao cliente;
2. Tipo de atividade: no campo valor, selecione a atividade a ser desenvolvida;
3. Data inicial: você poderá selecionar qual a data inicial da sua atividade, quanto tempo ela vai durar. A escolha da data pode ser em dias, minutos, horas ou semanas;
4. Data final: você poderá selecionar qual a data final da sua atividade. A escolha da data final, poderá ser em dias, minutos, horas ou semanas;
5. Dia todo: habilitando o campo, sua atividade será o dia todo;
6. Prioridade: você tem a possibilidade de não inserir prioridade ou inserir. Poderá ser baixa, média, alta ou urgente;
Para a ação e-mail:
Enviar e-mail, são as seguintes configurações:
⒈ Destinatários: selecione os destinatários se serão para os responsáveis da conta ou para o Cliente.
Em caso de outros destinatários, insira os endereços de e-mail separados por vírgula. Ex: [email protected],[email protected].
Para a ação Notificação:
Enviar notificação, são as seguintes configurações:
⒈ Título: no campo valor, insira o título da notificação. Ex: Oportunidade Cancelada;
2. Mensagem: no campo valor, insira a mensagem a ser enviada no campo da notificação. Ex: sua oportunidade foi cancelada pelo cliente.
3. Usuários destinatários: no campo enviar para selecionar o campo “responsável”.
4. Clique em CONFIRMAR e sua ação estará salva.
Terceira Etapa:
Em caso de você querer seu workflow mais genérico, apenas o preenchimento das duas primeiras etapas são necessários, mas em casos de você querer elencar algumas condições para a automatização é necessário realizar a terceira etapa.
⒈ Para adicionar condições, clique em ADICIONAR CONDIÇÕES;
2. Selecione se o gatilho deve atender a: qualquer uma das condições abaixo ou todas as condições abaixo;
3. Escolha o campo desejado, bem como o operador;
4. Em caso de mais condições clique em ADICIONAR CONDIÇÃO;
5. Após preenchida as condições clique em CONFIRMAR;
6. Após o preenchimento de todas as informações, clique em SALVAR e sua automatização será salva.
Exemplo:
Aqui vamos trazer um caso concreto para demonstrar uma automação e facilitar no aprendizado desse módulo:
Aqui no exemplo nós queremos que seja automatizado quando um Lead Criado já seja automaticamente criada uma atividade para responsável da conta.
Nome: Lead Criado
Primeira Etapa:
Na seleção do gatilho, vou selecionar Lead e a opção de Lead criado.
Segunda Etapa:
Aqui vamos definir ações, ou seja, a atividade que vai ser criada.
Nas configurações, ficará da seguinte maneira:
⒈ Descrição: Lead Novo;
2. Tipo de atividade: Ligação;
3. Data inicial: 1 hora;
4. Data final: 1 hora;
5. Prioridade: Alta;
Terceira Etapa:
Aqui vamos definir algumas condições para a aplicabilidade da automação: