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 LEADS


O que são Leads? O termo “Leads” é usado para descrever o potencial cliente de um determinado produto ou serviço de uma empresa, ou seja, pessoas interessadas em seu produto e serviço. Converter leads em clientes fiéis proporciona sucesso dentro de um negócio. Ao gerenciar seus leads de forma sistemática e estruturada, você pode aumentar tanto o número de leads que são gerados, como o número de leads que você converte em vendas. Esse módulo armazena detalhes coletados sobre um indivíduo ou uma organização com perfil de um potencial cliente.


Como cadastrar um Lead?

⒈ Entre no módulo de Contas no TOTVS CRM, no menu Leads e clique em ADICIONAR.

2. Imagem: Neste campo é possível selecionar uma foto para adicionar ao seu cadastro do Lead, por meio de upload. Você pode editar a imagem de acordo com a sua necessidade, as ferramentas de edição são Escala, Ajuste ou rotacionar.  

3. Na seção das informações principais, complete os campos com as informações solicitadas.

4. No campo tipo de pessoa, selecione o tipo de pessoa desejado, conforme cadastrado em configurações do módulo de Contas. Após isso, serão apresentados na tela os documentos vinculados a esse tipo de pessoa.

Caso o tipo de pessoa selecionado possuir o campo do CNPJ vinculado, ao adicionar o número, você pode clicar em “PESQUISAR CNPJ”, ele fará uma pesquisa em um servidor externo e apresentará os dados que estão no sistema da Receita Federal Brasileira. Caso queira utilizar esses dados, clique em “PREENCHER” e “CONFIRMAR”, automaticamente o Totvs CRM preenche todos os campos referente aos dados apresentados.

5. No campo Responsável insira o responsável principal da conta. Em casos da conta ter mais de um responsável, será necessário compartilhar com os demais responsáveis.

6. Na seção informações de contato, preencha os campos Telefone e E-mail e defina o tipo. Caso necessário adicionar mais de um telefone ou e-mail, clique em ADICIONAR TELEFONE e/ou ADICIONAR E-MAIL.

Importante

Caso você cadastrar o telefone e definir o tipo WhatsApp, você poderá interagir com esse contato via o WhatsApp Web.

7. Na seção informações adicionais complete os campos. Com exceção do campo “Tipo” os demais campos são cadastráveis em configurações no módulo de Contas.

O campo “tipos” identifica qual o nível que aquele Lead está.

Suspect: o suspect, significa “suspeito”, ele é o primeiro nível, ou seja, é uma instituição que a sua empresa supõe que possa ter um interesse no produto ou no serviço.

Prospect: o prospect é um cliente em potencial que está interessado em fazer uma compra ou assinar um contrato com a sua empresa.

Lead: o Lead refere-se a uma instituição que demonstrou o interesse e que precisa ser trabalhado para identificar se ele realmente é um potencial cliente, ou seja ele precisa ser qualificado para ser convertido em uma possível oportunidade de venda.

8. Na sessão endereço, clique no botão ADICIONAR ENDEREÇO. Abrirá uma tela onde será feito o cadastro do endereço, preencha com os dados solicitados;

9. Após salvar o seu Lead e acessar o Lead desejado, o sistema habilita as abas: RESUMO, INFORMAÇÕES, ATIVOS, ATIVIDADES, ANEXOS e DOCUMENTOS. Essas abas auxiliam na visualização e personalização do seu Lead.


ABA RESUMO


Nessa aba você tem uma visualização 360° de todas as informações disponíveis e significativas sobre o lead, coletadas por meio do CRM. A funcionalidade é uma importante ferramenta para avaliação e gestão de relacionamento, ela reúne as principais informações do lead em um único lugar, são elas:

Card de Informações gerais

Informações gerais: Neste card estão as informações como o nome, telefone, e-mail, redes sociais e whatsapp. Em casos do usuário preencher as informações destes campos, é possível interagir com eles.

Telefone: Ao clicar no ícone de telefone, será aberto uma tela onde será apresentado todos os telefones cadastrados, haverão duas maneiras de você interagir com eles, sendo elas: clicando no ícone de Whatsapp, você será redirecionado para Whatsapp Web e poderá mandar uma mensagem para este contato. Ou você poderá fazer uma ligação para este contato, esta ligação será feita por dentro do Totvs CRM utilizando a ferramenta Total Voice, que deverá ser configurada no módulo MarketPlace do Totvs CRM.

E-mail: Ao clicar no ícone de e-mail, será aberto uma tela na qual você poderá enviar um e-mail para este contato, este e-mail será enviado por dentro do Totvs CRM utilizando uma das ferramentas de e-mail (Google, Microsoft 365 ou IMAP), que deverá ser configurada no módulo MarketPlace do Totvs CRM.

Na parte inferior do card, caso cadastrado, serão apresentado os ícones de WhatsApp (redirecionamento para Whatsapp Web), e-mail (será apresentado todos os e-mails cadastrados), Facebook (redirecionamento para a página do facebook), Instagram (redirecionamento para a página do instagram), Twitter (redirecionamento para a página do twitter), LinkedIn (redirecionamento para a página do linkedIn) e Website (redirecionamento para a página do website).

Card de Atividades

Atividades: A partir desse card você visualiza o número de atividades abertas, concluídas e canceladas. Também é possível adicionar uma atividade para o lead e ver a listagem de atividades;

Card de Oportunidades

Oportunidades: Você tem uma visualização das oportunidades ganhas, abertas, perdidas ou descartadas. E também é possível adicionar uma oportunidade para o lead e ver a listagem de oportunidades;

Card de Ordens de venda

 

Ordens de venda: Neste card estão as informações referente as ordens de venda geradas no Totvs CRM e vinculadas ao lead;

Card Financeiro

Financeiro: a partir deste card você pode visualizar títulos financeiros vencidos, que estão à vencer e os pagos. Essas informações poderão ser cadastradas em Financeiro no módulo de Contas;

Card Limites de crédito

Limites de crédito: Mostra os valores de limite de crédito concedidos, disponíveis e vencidos. Essas informações poderão ser cadastradas em Financeiro no módulo de Contas exclusivamente via integração com o ERP;

Outras informações: Abaixo desses cards você encontra a data em que o cadastro foi criado, a data da última atualização e o histórico;  

ABA ATIVOS


Os ativos representam os produtos, instalações ou comodatos relacionados aos seus clientes. A principal função deles é armazenar informações que podem ser utilizadas como referência para oferta de produtos, serviços ou até mesmo manutenção. Essa funcionalidade é apropriada para empresas que necessitam validar o modelo, tipo, descrição para ofertar seus produtos ou serviços.

Ações permitidas:

Exemplo 1: uma empresa que vende cartuchos, necessita validar o modelo e marca da impressora.

Exemplo 2: uma empresa que vende produtos de higiene e fornece um equipamento diluidor em comodato para seus clientes, necessita validar quais equipamentos estão sob empréstimo.

Exemplo 3: uma empresa que vende peças de máquinas agrícolas, necessita validar quais máquinas seus clientes possuem.



⒈ Para adicionar um ativo ao cadastro do lead selecione adicionar, a partir dessa ação um novo cadastro é carregado;

2. Insira as informações solicitadas.

No campo Tipo de Ativo, para ter opções disponíveis para selecionar, é necessário ter tipos de ativos cadastrados no TOTVS CRM.

ABA ATIVIDADES

Na aba Atividades é possível adicionar atividades para o lead, visualizar a lista de todas as atividades relacionadas ao lead e fazer a gestão dessas atividades por meio dos atalhos disponíveis para adicionar, editar, clonar ou concluir.

⒈ Para adicionar uma atividade ao cadastro do lead, clique em ADICIONAR, e um novo cadastro é recarregado;

2. Observe que os campos Responsável, Tipo de conta e Lead, são preenchidos automaticamente com base no cadastro do lead. Caso essa atividade seja realizada por um responsável diferente do responsável da conta, basta selecionar outro usuário. Você também pode adicionar uma atividade para o cliente no do módulo Atividades.

ABA ANEXOS


A partir dessa aba é possível anexar arquivos ao cadastro do Lead, para colaborar, de maneira eficiente, e manter os dados do lead organizados no TOTVS CRM. Os anexos podem ter tamanho máximo de 10MB e devem ser nos formato: .csv, .doc, .docx, .eml, .gif, .jpeg, .jpg, .mp3, .mp4, .mpeg, .mpga, .msg, .ogg, .opus, .pdf, .png, .ppt, .pptx, .txt, .xls, .xlsx.

Para adicionar um anexo ao cadastro do Lead, selecione a opção ADICIONAR. Arraste até a janela ou selecione o documento que deseja vincular ao cadastro e clique em ADICIONAR.

ABA DOCUMENTOS


Nessa aba, você poderá elencar os documentos, quando se referimos a documentos, são as propostas, contratos, orçamentos, ou seja tudo que foi gerado de documento para o cliente durante as negociações.




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Responsáveis pelo conteúdo

Autor 

Product Owner 
Daniely Paz/QueziaBruna Charnovski

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