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  • Setup - Smart Order - Delivery

Sumário

01. Visão Geral

Cadastro de Locais (setores internos)

Integração de pedidos do tipo Delivery e Retirada no estabelecimento realizados no app Smart Order.

02. Exemplo de utilização

O cliente do estabelecimento realizará um pedido no app/site Smart Order, e o pedido será automaticamente integrado ao TOTVS Food Service PDV.

Os pedidos poderão ficar pendentes de aprovação no aplicativo para aceite e recusa de pedidos, caso esteja configurado no estabelecimento.

Os pedidos poderão ser acessados pela tela de Entregas, a partir do mapa de entregas, para realizar a conclusão do pedido.

Os pedidos poderão ser impressos nos pontos de produção, quando configurados.

Os pedidos poderão ser encaminhados aos KDS configurados para o estabelecimento.

03. Pré-requisitos

  • Versão do PDV do TOTVS Chef deve ser igual ou superior a 2.28.11

A loja deverá possuir “Pedidos Online” na licença.

O serviço “Misterchef – Receptor de pedidos online” deverá estar iniciado.

Cadastro de Produtos

Os produtos deverão ser cadastrados diretamente no site do Smart Order, apontando no app o código de produtos do TOTVS Food Service como código externo.

04. Configurações TOTVS

Portal de Integrações

IMPORTANTE: Este procedimento deverá ser solicitado inicialmente ao time de P&D para a fase de pilotos e posteriormente ao time comercial.

Para configuração no Portal de integrações, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site Plataforma - https://integracaofoodservicesui.azurewebsites.net/
  2. Efetue o Login.

  1. Selecione o Menu "Estabelecimento" 


  1. Efetue o cadastro do estabelecimento na plataforma, informando os seguinte dados abaixo: 
    • Licença - Informar a licença da máquina onde está habilitado a licença do "Pedidos Online";
    • PC - Informar o PC da máquina onde está habilitado a licença do "Pedidos Online", neste campo para o PC de um digito (EX: PC01, PC02 ...), não deverá informar o "0" a esquerda (ex: PC1);
    • Nome - Informar o Nome Fantasia da Loja;
    • CNPJ - Informar o CNPJ da loja.
  2. Clique em "REGISTRAR".

Selecione o menu "Integração" > "Integração Estabelecimento"

 Informe o "CNPJ" da loja e aperte a tecla "ENTER".



Será carregado  uma lista com todos os PCs relacionados a esta licença  basta ir ate o o PC desejado e clicar no botão "Selecionar".




Após realizar o procedimento do passo anterior  será exibida a tela da imagem abaixo onde o usuário, para adicionara a integradora  deverá clicar no Botão  "+" , conforme imagem abaixo.

Após clicar no Botão "+", sera exibido a tela abaixo

       Para selecionar a integradora Smart Order, deverá ser preenchido os seguintes dados 

  • Tipo Operação = Pedido
  • Fluxo do Pedido = entrada
  • Integração Smart  Order
  • Descrição = "Texto livre  onde cliente pode preencher o que desejar"


          

Após realizar o procedimento do passo 6, a integradora será adicionada  conforme imagem abaixo,  onde iremos adicionar os parâmetros.

Para adicionar os parâmetros basta clicar no menu Editar, conforme destacado na imagem abaixo.


Após clicar no menu editar, será exibido a seguinte tela baixo onde será disponibilizado 3 parâmetros  sendo 2 obrigatórios e  1 opcional para ser preenchido sendo eles :

  • user =  este dado será fornecido pelo Smart Order
  • pass = este dado será fornecido pelo Smart Order
  • codigo-integracao=62
  • aceitar-pedido-automaticamente = False - para controle de aceitar o rejeitar o pedido ou True para aceitar automaticamente o pedido.

Após o preenchimento dos parâmetros acima  basta clicar no menu ativar , conforme ilustrado na imagem abaixo




TOTVS Food Service PDV - Configurações

Aceitar Preço Diferente

A configuração “Aceitar Preço Diferente da Integração” permite que o sistema integre pedidos em que o preço de venda do Smart Order seja diferente do TOTVS Food Service PDV. Caso o preço seja menor, será concedido um desconto, caso seja maior será concedido um acréscimo.

IMPORTANTE: Na plataforma de configurações do Smart Order não poderá ter produtos de venda com preço R$0,00, caso contrário o pedido não será integrado.

 Cadastros Integração Pedidos Online

TOTVS Food Service - Retaguarda WEB

Acessar o TOTVS Food Service Retaguarda → Integração Pedidos Online

Realize o cadastro da Integração da "Smart Order".

Código: Informar o código "62". 

Nome Integração: Informar o nome "Smart Order".

Gerar Contas à Pagar: Se marcado, será gerado contas à Pagar de acordo com a configuração, para as taxas de comissão do site que fornecerá os pedidos.

Plano de Contas I e II: Deve-se informar os planos de contas para gestão financeira.

Tipo de Comissão: Tipo de comissão que será cobrado, porcentagem ou valor.

Comissão: Valor da comissão que será cobrado por pedido.

Dia Fechamento Fatura: Dia que será fechado a fatura referente a comissão, semelhante ao dia de fechamento de fatura de cartões de crédito.

Dia de Vencimento: Dia do mês que a conta a pagar referente as comissões vencerá.

TOTVS Food Service - Retaguarda Local

Acessar TOTVS Food Service PDV  → Cadastros → Integração Pedidos Online

Realize o cadastro da Integração da "Smart Order".

Código: Informar o código "62". 

Nome Integração: Informar o nome "Smart Order".

Gerar Contas à Pagar: Se marcado, será gerado contas à Pagar de acordo com a configuração, para as taxas de comissão do site que fornecerá os pedidos.

Plano de Contas I e II: Deve-se informar os planos de contas para gestão financeira.

Tipo de Comissão: Tipo de comissão que será cobrado, porcentagem ou valor.

Comissão: Valor da comissão que será cobrado por pedido.

Dia Fechamento Fatura: Dia que será fechado a fatura referente a comissão, semelhante ao dia de fechamento de fatura de cartões de crédito.

Dia de Vencimento: Dia do mês que a conta a pagar referente as comissões vencerá.

05. Configurações do Portal Smart Order Ninegrid

Cadastro de PDV no Portal Smart Order Ninegrid

Para que haja comunicação entre o Ninegrid e TOTVS Food Service PDV é necessário cadastrar  no portal Ninegrid uma Integração.

Para criar uma nova integração PDV é necessário clicar em Integrações > PDV , onde será aberto  a tela da imagem abaixo.

Após acessar a tela acima, clique no símbolo de "+", conforme ilustrado na imagem abaixo:

Em seguida, você será redirecionado para a tela de Cadastro de Integração

Nesta tela será necessário colocar os seguintes dados:

  • Nome: O nome que desejar para integração, livre escolha.
  • Tipo de Plugin: Onde deverá ser sempre TOTVS.

Após preencher estes dados será carregado os demais campos da integração conforme imagem abaixo.

Nesta tela, os seguintes campos deverão ser preenchidos:

  • ID da Integração: 93BE25AB-337B-4AA5-8EB4-7F054207D7AB
  • Código Estabelecimento: esta informação será o numero da licença e pc no seguinte modelo:  licença + PC+ numero do PC (Ex:96700001PC21).
  • Código Integração: 62
  • Resquest ID: null
  • Tipo de servico: https://integracaofoodservicesapi.azurewebsites.net/
  • Perfil(ex: usuário): Selecionar sempre  Usuário de aplicação(webapp,KDS)

Após o preenchimento dos dados acima  basta clicar no botão para salvar conforme ilustrado na imagem abaixo.


Configuração do WebApp

Após a configuração  do cadastro da integração que vimos no item anterior vamos agora configurar o WebApp, com a integração PDV.

Para editar um webapp  é necessário clicar no menu Webapp, conforme destacado na imagem abaixo.

Posteriormente você será direcionado a pagina da imagem abaixo, onde iremos clicar em Editar,

Após clicar em editar  será aberto a seguinte pagina, ilustrada na imagem abaixo onde iremos clicar na primeira caixa de selecionar o nome da integração que cadastramos anteriormente em seguida clicar em salvar.

Cadastro de Locais (setores internos)

Após realizar  o cadastro da integração e a configuração do WebApp, vamos agora cadastrar os setores de vendas.

Os setores de vendas serão ilustrados no momento em que formos realizar o pedido, conforme ilustrado na imagem abaixo, onde temos o setor de Delivery e Retirar.

Para realizar o cadastro de setor  vamos acessar o menu Configurações> Locais.

 Após acessar o menu mencionado acima , será direcionado  para a pagina abaixo, onde teremos o cadastro da loja, e iremos clicar em editar conforme ilustrado na imagem abaixo.

Após clicar em Editar seremos direcionados para pagina, da imagem abaixo, onde iremos clicar no botão "+ adicionar  setor",  

Após realizar o passo citado acima iremos , será aberto uma pagina onde iremos  colocar os seguintes dados:

Tipo: Selecionar Delivery,retirada ou outros.

Nome Setor: Texto livre 

Ativo: selecionar ativo para que apareça no webapp.

Após preencher os dados vamos clicar no botão salvar.

Configuração de cardápio

         Agora que temos o cadastro de integração,  configuração do webapp e os setores cadastrados, vamos cadastrar nossas categorias, subcategorias, produtos e opcionais para realizar a venda.

Categorias 

Para realizar o cadastro de categorias, vamos acessar o menu Smart Order > categorias.

Após acessar o menu citado acima iremos ser direcionados para a pagina ilustrada abaixo, onde teremos a lista de categorias cadastradas e teremos o botão "Cadastrar categorias" no canto superior direito, vamos clicar neste botão.

Após clicar no menu "Cadastrar categorias",  será direcionado para a página da imagem abaixo, onde basta colocar o nome  da categoria e clicar no botão salvar.

Subcategorias

Para realizar o cadastro de subcategorias, vamos acessar o menu Smart Order > subcategorias.

Após acessar o menu citado acima iremos ser direcionados para a pagina ilustrada abaixo , onde teremos a lista de subcategorias cadastradas e teremos o botão "Cadastrar subcategorias"  no canto superior direito, vamos clicar neste botão.

Após clicar no menu "Cadastrar subcategoria",  será direcionado para a página da imagem abaixo:

    Nesta pagina iremos selecionar os seguintes dados 

  •  Categoria: Selecionar a categoria na qual deseja que a subcategoria pertença. 
  •  Nome: Texto livre.
  • status: Colocar inativo  para que a subcategoria possa ser utilizada.
  • Imagem(Ícone): Selecionar  uma imagem na  para ser exibido  na categoria.
  • Locais: Selecionar os locais  nos qual deseja que a categoria apareça, Exemplo : Delivery e Retirada.

Produtos

Para realizar o cadastro de produtos, vamos acessar o menu Smart Order > Produtos.

Ao acessar o menu citado acima, iremos ser redirecionado para a pagina ilustrada abaixo , onde temos a lista de produtos cadastrados e temos o menu "Cadastrar Produto".

Ao clicar no menu mencionado acima, seremos direcionados para a tela abaixo onde teremos que preencher os seguintes dados:

  • Categoria: Categoria na qual deseja que o produto pertença .
  • Nome: Nome do produto, texto livre.
  • Código: Código do produto. Neste campo devemos ter uma atenção a mais pois o código aqui colocado deve corresponder ao mesmo código cadastrado no TOTVS Chef.
  • Descrição: Descrição do produto texto livre 
  • status: Status do produto , para que o mesmo possa ser usado deve ser colocado ativo.
  • Ordem: Ordem que o mesmo será exibido no webapp.
  • Preço por setor:  Neste campo deve ser colocado se o produto esta ativo para aquele local e qual o preço do mesmo.

Opcionais

Para realizar o cadastro de opcionais devemos acessar o menu   Smart Order > Opcionais, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Após acessar o menu mencionado acima, seremos redirecionados para a pagina  onde teremos três tipos de opcionais conforme ilustrado na imagem abaixo, sendo eles:

  • Acompanhamentos : São  adicionais porem não possuem preço.
  • Extras: São adicionais com a possiblidade de colocar preço 
  • Itens combo: Funcionam como subitens , usadas para atender  produtos fracionados como Pizza  2 sabres ,pizzas 3 sabores , etc.. .

Opcionais Tipo Acompanhamento

Para cadastrar os adicionais no modelo acompanhamento basta acessar o menu acompanhamento onde teremos a tela ilustrada abaixo  com a lista de adicionais  cadastradas e o botão "Cadastrar Acompanhamento", vamos clicar no mesmo.

Ao clicar no mesmo iremos ser redirecionados para a tela abaixo, onde teremos que preencher os seguintes campos 

  • Nome: Nome do produto, texto livre.
  • Descrição: Descrição do produto , texto livre 
  • Código: Código do adicional, neste item temos que ter uma atenção maior pois , o código aqui colocado deve ser ser o código correspondente no TOTVS Chef.
  • Quantidade máxima: Quantidade máxima de adicionais permitida.
  • Status: Status do produto Ativo ou inativo.

Cadastro de opcionais tipo Extra

Para cadastrar os opcionais tipo extra basta clicar no menu Extras, conforme ilustrado na imagem abaixo, onde teremos o menu "Cadastrar Extra", vamos clicar no mesmo.

Após acessar o menu citado acima, será redirecionado para a pagina abaixo onde  para o cadastro teremos que preencher os campos e clicar em salvar 

  • Nome: Nome do produto, texto livre.
  • Descrição: Descrição do produto , texto livre.
  • Código: Código do adicional, neste item temos que ter uma atenção maior pois , o código aqui colocado deve ser ser o código correspondente no TOTVS Chef.
  • Preço: Preço de venda do adicional
  • Quantidade máxima: Quantidade máxima de adicionais permitida.
  • Status: Status do produto Ativo ou inativo.

Cadastro de opcionais tipo Itens de combo

Para cadastrar os opcionais tipo Itens de combo, basta clicar no menu Itens de Combo, conforme ilustrado na imagem abaixo, onde teremos o menu "Cadastrar Item  de combo", vamos clicar no mesmo.

Após acessar o menu citado acima, será redirecionado para a pagina abaixo onde  para o cadastro teremos que preencher os campos e clicar em salvar.

  • Nome: Nome do produto, texto livre.
  • Descrição: Descrição do produto , texto livre.
  • Código: Código do adicional, neste item temos que ter uma atenção maior pois , o código aqui colocado deve ser ser o código correspondente no TOTVS Chef.
  • Preço: Preço de venda do adicional
  • Quantidade máxima: Quantidade máxima de adicionais permitida.
  • Status: Status do produto Ativo ou inativo.

Vinculo dos Adicionais aos produtos

Agora que conhecemos o cadastro de produto e também os tipos de adicionais, vamos fazer o vinculo do produto com os adicionais.

Para realizar este vínculo  vamos acessar o cadastro de produto pelo menu  Smart Order >Produtos, onde será aberto a tela abaixo, com a lista produtos, vamos clicar em editar conforme destacado na imagem abaixo.

Após acessar o menu editar conforme orientado acima será aberto a tela abaixo, onde vamos no espaço Lista de adicionais e clicar no menu "Criar lista de opcionais".

Feito o passo acima, será aberto a tela abaixo, onde poderemos preencher os seguintes dados

  • Sequencia: Este campo se refere ao  sequencia na qual será será exibido o adicional no momento da venda, Exemplo se colocarmos o numero 1 esta lista de adicional será a primeira a aparecer  no momento da venda.
  • Tipo de opcionais: Aqui escolheremos os tipos de adicionais(extra, acompanhamento).
  • Nome da lista: aqui escolheremos o nome da lista , texto livre.
  • Tipos de seleção: Nestes campo teremos 3 opções:
    1. Seleção única:  ao escolher esta opção será possível escolher apenas um produto da lista.
    2. Seleção Multiplica:  ao escolher esta opção será possível escolher mais de um produto da lista.
    3. Seleção de quantidade:  ao selecionar esta opção será possível  colocar a quantidade de produto.
    4. Seleção Obrigatória : esta opção se resume em sim ou não , se colocado sim será necessário colocar o item desta lista , se colocado não o mesmo não se faz obrigatório.
  • Máximo: Esta opção se refere a quantidade máxima de itens desta lista que ao produto pode ter.

Após preencher todos estes dados basta clicar no botão salvar.



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