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CONTEÚDO


1. Visão Geral


Carteira Digital

Uma carteira digital refere-se a um dispositivo eletrônico que permite que um indivíduo faça transações eletrônicas. Isso pode incluir a compra de itens on-line usando um computador ou um smartphone para comprar algo em uma loja.

Além disso, todo o processo é muito mais seguro. Do ponto de vista do pagamento em loja, o cliente não precisa apresentar o cartão, não correndo o risco de que suas informações sejam clonadas, por exemplo.

PIX

O PIX é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que será uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. 

Com o PIX, as pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular. Uma das maiores vantagens com a utilização do PIX é o recebimento dos valores no mesmo dia da efetivação, sem ter que aguardar a compensação bancária (recebimento 24h por dia, 7 dias por semana).


2. Cadastros e configurações


TOTVS Pagamento Digital

Primeiramente, antes de realizar as configurações do produto TOTVS Varejo Franquias e Redes PDV Desktop e habilitar a forma de pagamento QR Code, verifique se sua loja está corretamente configurada junto ao produto TOTVS Pagamento Digital, para assim seguir com a configuração e habilitação no TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda.



TOTVS Varejo Franquias e Redes

Para que seja possível utilizar a solução de Pagamento Digital no TOTVS Varejo Franquias e Redes, são necessárias algumas configurações no retaguarda (TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda).
Os passos para que a solução esteja disponível são:


Importante

Para esta configuração, é necessário estar autenticado no TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda com o domínio da Central. Esta configuração valerá para todas as lojas abaixo deste domínio.


Para que as receitas sejam agrupadas em um finalizador específico diferente de CARTÃO DE DEBITO (default), é necessária a criação de um novo finalizador no Financeiro do Live e a posterior associação deste com os meios de pagamento que serão aceitos pela loja. A utilização de um finalizador específico (PAGAMENTO DIGITAL, por exemplo) permite o agrupamento das receitas pagas via QR Code e a conferência destes valores de forma separada na Conferência de Caixa e relatórios do Live.



No Live, acesse FINANCEIRO > Global > Configuração Básica > Assistente de Configuração


Avance pelas primeiras telas até a tela de Manutenção dos Finalizadores. Identifique na lista a esquerda um código ainda não utilizado por outro finalizador e crie um clicando em Novo no canto inferior esquerdo indicando este código


Após clicar em OK, localize o novo finalizador na lista a esquerda e edite suas configurações conforme abaixo:


Clique em Avançar e conclua o Assistente de Configuração. 


Importante

Para esta configuração, é necessário estar autenticado no TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda com o domínio da Central. Esta configuração valerá para todas as lojas abaixo deste domínio.


Após criar o finalizador conforme o passo anterior (1), abra novamente o Assistente de Configuração do Financeiro para configurar os meios de pagamento que serão utilizados pelas lojas (produtos eletrônicos) e associá-los ao novo finalizador. Realize a configuração de todas as Carteiras Digitais e PIX que forem contratadas/configuradas junto a processadora, para que as receitas sejam integradas ao Financeiro corretamente. 


No Live, acesse FINANCEIRO > Global > Configuração Básica > Assistente de Configuração


Selecione as lojas do grupo e clique em Avançar


Selecione a primeira opção para configurar os Produtos Eletrônicos


Marque a flag na linha dos produtos eletrônicos que serão utilizados por cada loja e em seguida clique em OK.

Importante

Selecione o produto eletrônico que possui como Administradora o seu banco/carteira digital escolhido para receber os pagamentos junto a processadora.

Exemplos:

  • Loja irá receber pelo banco A, então deve selecionar os produtos eletrônicos da Administradora A
  • Loja irá receber pelo banco B, então deve selecionar os produtos eletrônicos da da Administradora B



Clique na segunda opção (Cartões de crédito) e clique em OK para que seja habilitada a terceira opção (condições de cartão de débito)


Realize a configurações dos novos produtos eletrônicos adicionados na etapa anterior clicando em Configurar Taxas. Nesta etapa, podem ser definidos por loja: a quantidade de dias que o valor da transação será considerado na conta, o valor fixo de taxa por transação ou valor percentual por transação, conforme contrato com a processadora dos pagamentos. Após configurados, clique em Avançar.


Na tela seguinte, associe os produtos eletrônicos ao finalizador criado no passo 1 desta configuração e clique em Avançar


Clique em Avançar até concluir o Assistente de Configuração. 


Importante

Para esta configuração, é necessário estar autenticado no TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda com o domínio da Central ou Loja.
Esta configuração deve ser realizada de forma individual para cada loja.


No Live, acesse GLOBAL > Unidade de Negócio > Cadastros > Parâmetros do Sistema (Rede/Central/Un. Negócio)


Selecione o módulo Global e preencha os parâmetros a seguir:


1.  URL para autenticação com TOTVS Pagamento Digital: Informar a URL de acesso ao RAC (disponibilizada pelo TOTVS Pagamento Digital)

Exemplo

https://SUAEMPRESA.rac.totvs.app


2. Usuário para autenticação com TOTVS Pagamento Digital: Informar o usuário criado para que os PDVs se autentiquem no RAC*

Atenção

*O usuário informado para que os PDVs se comuniquem com a API deve possuir o perfil ROAccessorUser. Saiba mais sobre o cadastro de usuário no RAC na documentação do TOTVS Pagamento Digital.


3. Senha para autenticação com TOTVS Pagamento Digital: Informar a senha do usuário informado no parâmetro anterior


4. URL para comunicação com a API TOTVS Pagamento Digital: Informar a URL de comunicação com a API de acordo com o ambiente desejado

  • Ambiente de Produção: https://raas.varejo.totvs.com.br/pay-hub
  • Ambiente de Homologação: https://staging.raas.varejo.totvs.com.br/pay-hub


5. Utiliza TOTVS Pagamento Digital? Flag marcada = SIM, flag desmarcada = NÃO


Os parâmetros de 1 a 3 na lista acima configuram a autenticação que os PDVs irão utilizar para comunicação com o RAC. O último parâmetro (Utiliza TOTVS Pagamento Digital?) habilita a nova forma de pagamento nos PDVs (botão QR Code). Assim que habilitado este parâmetro para uma loja, na próxima vez que os PDVs forem iniciados já serão apresentados os novos botões.



3. Telas e utilização

As funcionalidades presentes no TOTVS Varejo Franquias e Redes PDV Mobile para o pagamento digital são:


Para realizar o recebimento via pagamento digital, ao finalizar uma venda informe o valor do pagamento (podendo ser realizado um pagamento parcial), selecione a opção QR Code e clique em Finalizar Venda.

Clique em Forma de Pagamento para visualizar a lista de opções de carteiras digitais e PIX disponíveis para a loja. Selecione o meio desejado e clique em OK.


Importante

As opções de carteiras digitais e PIX que são apresentadas dependem da contratação/configuração da loja junto a processadora de pagamento.




Após selecionar uma carteira digital ou PIX, será gerado um QR Code de pagamento para que o cliente realize a leitura com seu aplicativo de carteira digital ou banco.

Solicite ao cliente que realize a leitura do código, confira os dados e confirme o pagamento em seu aplicativo.

O PDV irá realizar automaticamente a confirmação do pagamento assim que o cliente efetuar o mesmo.


Atenção

Após 60 segundos de exibição do QR Code sem haver a confirmação do pagamento, o PDV irá exibir uma mensagem questionando se deseja continuar exibindo o código e aguardando o pagamento ou se deseja cancelar o mesmo.




Para cancelar (realizar estorno) um pagamento digital acesse o menu lateral e clique em Cancelamentos.

Selecione a opção Cancelar QR Code, informe a referência da transação (presente no comprovante do pagamento impresso) e confirme. Serão exibidos os dados da transação para confirmação. Clique em Cancelar Pagamento e confirme para confirmar o cancelamento. Será exibida uma mensagem de confirmação e impresso o comprovante de cancelamento/estorno para comprovação.


Dica

Ao utilizar a opção Cancelar Venda do menu de Cancelamentos, caso haja algum pagamento digital atrelado ao cupom fiscal/venda selecionado, o pagamento será cancelado/estornado de forma automática e terá seu comprovante de cancelamento impresso.




Caso necessite reimprimir o comprovante de um pagamento digital acesse o menu lateral e clique em Reimpressões.

Selecione a opção Reimprimir QR Code, informe o número da venda e série fiscal (este, somente para modelo fiscal NFCe) (presentes no cupom fiscal impresso) e confirme. Serão exibidos os dados da transação para confirmação. Clique em Imprimir comprovante para confirmar a reimpressão.





4. Pré-requisitos funcionais


Para que a solução de Pagamento Digital esteja disponível com as configurações acima, os produtos utilizados devem estar com as versões mínimas:

ProdutoVersãoPacote
TOTVS Varejo Franquias e Redes PDV Mobile3.420.4.10.0
TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda (On Premise)6.43
TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda (Corporativo)6.5.46


5. Tabelas/campos atualizados


TOTVS Varejo Franquias e Redes Retaguarda 

CampoDescrição
ModuloFinanceiro..Financeiro_Lancamentos_Financeiros coluna NSUAlteração do campo para atender a capacidade de até 35 caracteres