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O TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH)  é a camada responsável por orquestrar as operações de sincronização de dados entre o TOTVS Varejo PDV Omni e as suas respectivas retaguardas/ERPs.

Toda comunicação entre a retaguarda/ERP e o PDV Omni será executada e orquestrada pelo POSH. 

As informações são disponibilizadas através de serviços web tendo como lógica o trafego por lote.

1 - Procedimentos para Configuração

Inquilino ativo
- A criação do inquilino é realizada pelo time de Integração Varejo da TOTVS,

- Caso queira saber mais sobre inquilinos clique aqui.

- Para solicitar a criação de um inquilino clique aqui.

No POSH, uma ampla gama de dados é parametrizável. Esses parâmetros são inicialmente definidos pela equipe responsável pelo POSH, mas podem ser ajustados posteriormente conforme necessário.

Esses parâmetros determinam, por exemplo, a quantidade de dados que serão baixados para o PDV Omnishop de um tipo específico.

Eles são cadastrados no microsserviço de Controle e nos microsserviços associados a cada tipo de dado, como, por exemplo, as vendas.

Para saber mais sobre parâmetros clique aqui

A criação do usuário no RAC  é feita pelo time de Integração Varejo da TOTVS no momento em que o inquilino é criado.

Para realizar requisições no TOTVS VAREJO PDV OMNI SMART HUB (POSH) é necessário ter uma chave de acesso (Token).

Para se obter este token é necessário ter um usuário ativo no RAC e realizar a requisição com as informações corretas.

O usuário do RAC deverá ter a permissão de RETAGUARDA para se conectar com o POSH

Para realizar requisições nos processos de fluxo online, realizados diretamente pelo TOTVS Varejo PDV Omnishop é necessário configurar as APIs necessárias na configuração do MetaData (Json responsável pelos parâmetros utilizados no fluxo online, onde estão armazenados os endpoints, usuário, senha, porta e demais parâmetros necessários para a comunicação com as APIs do RETAGUARDA)

Para saber mais sobre a configuração do campo METADATA, só clicar aqui.

Para realizar as operações de descida de dados no TOTVS VAREJO PDV OMNI SMART HUB (POSH) é necessário ter as seguintes tabelas criadas abaixo na base de dados do Totvs Varejo PDV Omni:

  • associacao_produto_classificacao
  • canal_venda
  • classificacao_produto
  • cliente
  • cliente_endereco
  • codigo_identificacao_produto
  • compartilhamento
  • controle_realtime_db
  • estoque
  • imposto
  • loja
  • loja_lote
  • loja_lote_compartilhamento
  • loja_lote_tipo_lote
  • motivo
  • ncm
  • pagamento_condicao
  • pagamento_condicao_operadora
  • pagamento_dado_complementar
  • pagamento_forma
  • pagamento_forma_condicao
  • pagamento_forma_dado_complementar
  • pagamento_forma_mestre
  • pagamento_forma_modelo_fiscal
  • pagamento_forma_operadora
  • pagamento_operadora
  • parametro
  • parametro_valor
  • perfil
  • pis_cofins
  • pre_venda
  • preco
  • produto
  • produto_embalagem
  • produto_kit
  • produto_similar
  • produto_sugestao
  • tributo_ncm
  • usuario

O serviço irá checar na primeira execução se essas tabelas existem. Caso contrário, uma mensagem será notificada, informando que para o correto funcionamento do serviço, é necessário que todas as tabelas acima estejam criadas na base de dados do Totvs Varejo PDV Omni.


POSH, sendo um cliente que será instalado nas máquinas onde está o TOTVS Varejo PDV Omni, segue os mesmo requisitos de hardware do Pdv Omni.

Para saber mais sobre esses requisitos mínimos acesse a documentação do PDV Omni sobre Requisitos Minimos de Software e Hardware

Os requisitos mínimos de software para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

As configurações necessária para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

Nesta seção, realizaremos as configurações iniciais para utilizar o TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH). Antes de prosseguirmos, é crucial garantir que os requisitos iniciais estejam atendidos.

Caso este passo não tenha sido concluído, pedimos que acesse a seção de Requisitos Mínimos para o uso do TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH) e finalize esses requisitos.

A partir deste ponto, a equipe de retaguarda assume a responsabilidade pelos dados a serem enviados e também pela integridade dos mesmos.


Nos passos a seguir, demonstraremos como configurar o compartilhamento e a loja, dois tipos de dados de extrema importância para a integração.

Neste fluxo, enviaremos os dados de compartilhamento e loja no mesmo lote. No entanto, também é possível enviá-los em lotes separados, caso seja necessário.

Aqui iremos mostar o passo a passo para seguir este fluxo. Salientamos que as informações mais completas sobre fluxos ou tipo de dados estão em suas respectivas páginas e podem ser acessadas através dos links nessa página.

Após o envio dessas informações, os dados já estão esperando para serem baixados pelo POSH no PDV Omnishop

Esse passo precisam ser refeito sempre que precisar realizar o cadastro de uma loja, toda loja tem um compartilhamento para que a inteligência do POSH identifique para qual loja mandar os dados


Os logs no POSH são exclusivamente para o time de produto e o time de suporte.
Todos os microsserviços e aplicações do POSH fazem uso dos logs para sabermos informações mais detalhada de como tudo está funcionando, estes logs são gravados no Grafana que centraliza todos os logs..
Para acessar a parte de logs clique aqui.

2 - Envio de dados com o POSH

Aqui temos os passos para que seja feito o envio de dados do ERP para o PDV Omni.

Caso queira saber o fluxo completo que o dado enviado pela retaguarda percorre visualize a seção fluxomagramas POSH logo abaixo

Os dados gerado ou alterados no PDV Omni podem ser enviados para a retaguarda por dois fluxos

  • Fluxo Síncrono (Online)
    • Os dados são enviados diretamente do PDV para o ERP.
  • Fluxo Assíncrono (Offline)
    • Os dados são enviados para o POSH e a retaguarda busca esses dados posteriormente.

Mais informações sobre os dois fluxos podem ser encontradas na seção 3 - Fluxogramas POSH


3 - Fluxogramas POSH

  1. A retaguarda (1) faz a abertura do lote no controle (2)
  2. A retaguarda (1) faz o envio de dados para os microsserviços (3)
  3. Os microsserviços (3) salvam os dados em seus respectivos bancos de dados (4)
  4. A retaguarda (1) faz o fechamento do lote no controle (2)
  5. O microsserviço de Controle (2) salva um dado no banco de dados de tempo real (5)
  6. O banco de dados em tempo real (5) sinaliza o POSH Client Controle (6) que há dados para baixar
  7. O POSH Client Controle (6) sinaliza o POSH Client Down (7) que há dados para baixar
  8. O POSH Client Down (7) solicita ao microsserviço Controle (2) os lotes para baixar
  9. O microsserviço Controle (2) devolve os lotes que tem que ser baixados para o POSH Client Down (7)
  10. O POSH Client Down (7) busca os dados nos microsserviços(3)
  11. Os microsserviços (3) devolve os dados para o POSH Client Down (7)
  12. O POSH Client Down (7) salva os dados no banco do PDV Omni (9)
  13. O POSH Client Down (7) atualiza as informações do lote no microsserviço Controle
  1. O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
  2. O POSH Client Up (8) recupera esse dado e envia ao microsserviço (3)
  3. O microsserviço (3) atualiza o banco de dados (4)
  4. O POSH Client Up (8) sinaliza para o PDV Omni (9) que os dados foram integrados
  5. A retaguarda (1) faz uma requisição para o microsserviço (3) e recupera os dados
  1. O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
  2. O PDV Omni (9) envia esse dado para o microsserviço Controle (2)
  3. O microsserviço Controle (2) envia para a Retaguarda (1) através de url preveamente cadastradas

4 - Documentação técnica

Unable to render {children}. Page not found: Microserviços.

Unable to render {children}. Page not found: Cliente TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub.

5 - Informações Úteis

Unable to render {children}. Page not found: Informações Uteis.

7 - Solicitação de apoio

O time de produto do POSH atua no projeto DVARINT1, qualquer acionamento ao time de produto por outras equipes deverá ser feito através da abertura de apoios no jira.

Para que o apoio seja realizado, algumas informações devem ser enviadas previamente para que o time de produto possa dar início ao apoio. Segue abaixo o que deve ser enviado na abertura do apoio

1 - Qual a Jornada/processo?
R: 

2 - Qual o Ambiente?
R: 

3 - Qual é o Inquilino?
R: 

4 - Descrição do Erro
R: 

5 - Foi feito os Troubleshooting básicos?
R: 

6 - Quais as datas / Versão dos serviços? (Api, Client, Down)
R:

7 - Incluir os logs se houver
R: 

8 - Existe(m) lote(s) relacionado(s) a esta caso? Qual o número(s) do(s) lote(s)?
R: 

9 - ApiRest do cliente se houver:
URL: 
Usuário: 
Senha: 

10 - Qual  a requisição esta sendo feita para o PDVSync ?

R:

11- Quais são os dados de autenticação (tenant/usuário) utilizados  ?

R: