Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 639-Como fazer nota complementar de impostos?
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
639-Como fazer nota complementar de impostos?
Causa
Como fazer nota complementar de impostos?
Solução
------------------------------------------

Para calcular notas fiscais complementares deve ser utilizado o programa FT2003 - Cálculo de Notas Fiscais e definir através do campo "Tipo de Nota" que se trata de uma nota fiscal Complementar de Impostos.

A nota fiscal complementar de imposto não terá vinculo com a nota fiscal origem, ou seja, na implantação da nota fiscal complementar de imposto não será informado a nota fiscal de origem. Com isso a natureza de operação usada para a nota fiscal complementar deve ter características próprias, ou seja, não pode ter como base as informações da nota fiscal origem. Deve-se parametrizar uma natureza de operação com CFOP de complementar de imposto com características iguais a uma natureza de venda normal, observando o campo "gerar duplicata" (pasta Atualizações CD0604 - Natureza de Operação).

O sistema irá gerar duplicata conforme a natureza de operação do cabeçalho da nota, portanto não existe a possibilidade de tratar um imposto (ICMS) sem considerar o valor na duplicata e outro imposto (IPI) considerando o valor na duplicata. Quando existe a necessidade de gerar a nota complementar desta forma será necessário gerar duas notas fiscais complementares, uma para cada imposto, sendo que uma gerando duplicata e outra não.

O programa gera automaticamente uma seqüência com item " " (branco) igual a Débito Direto.

Através da opção "Inf Fiscais" podem ser informados os valores de complemento dos impostos.

Vale salientar, que as Notas Complementares de impostos não geram qualquer tipo de movimento no Estoque. Entretanto, isso não isenta a Nota de ser processada pela Rotina Fechamento, FT2100 - Atualização do Estoque.


Nota Fiscal Complementar de ICMS (Faturamento)

A nota fiscal complementar de ICMS pode ou não "Gerar Faturamento" (duplicatas), parâmetro definido no programa CD0604 (Natureza de operação). Geralmente quando o preço de tabela não possui o ICMS incluso (parâmetro "Inclui ICMS no preço" - FT0301-Parâmetros do Faturamento), a nota deve gerar faturamento. Se o ICMS já está incluso no preço, a nota fiscal complementar não deve gerar faturamento. Quando a nota fiscal gera faturamento, o valor do imposto é lançado no valor total do item e consequentemente no valor total da nota.

Nota fiscal Complementar de IPI (Faturamento)

O valor informado para o IPI sempre será lançado no valor total do item. Geralmente notas complementares de IPI geram faturamento, semelhante à nota base.