O aplicativo Cockpit logístico é utilizado pelo motorista durante a viagem para visualizar os detalhes, acessar os recursos de mapa, realizar os apontamentos de cada etapa da viagem (transições), registrar uma ocorrência, atraso ou gasto e principalmente rastrear a viagem em execução e dar visibilidade para o analista de logística quanto ao andamento da operação, uma vez que todas as ações realizadas pelo motorista no aplicativo serão refletidas no sistema. 


Como um manual de utilização do aplicativo, este documento contempla:


  1. Apresentação do aplicativo
  2. Informações das transições
  3. Como realizar uma transição
  4. Como realizar uma ocorrência, atraso ou gasto


01. Apresentação do aplicativo 


         


  • Ao acessar o aplicativo você poderá visualizar as informações de uma viagem que foi atribuída para você como motorista ou caso não tenha nenhuma viagem atribuída ainda será exibido a tela "Nada a fazer no momento" 


  • Do lado superior esquerdo do aplicativo, ao lado do nome "Cockpit Logístico" tem um menu onde você poderá acessar algumas informações sendo elas, o histórico das viagens atribuídas a você, o menu jornada de trabalho, o botão de sair do aplicativo e informações sobre a política de privacidade do aplicativo. Caso você tenha uma viagem atribuída para você, também aparecerá a opção Viagem no menu.


  • Na opção viagem será exibido a rota, uma opção de finalizar a viagem, e informações gerais da mesma. 



 

Atenção: esta opção estará habilitada ou desabilitada, de acordo com a configuração realizada no menu Configuração > Rastreamento > Restrições.

  • Em Jornada de trabalho, você poderá realizar os apontamentos de sua jornada. 
    • Arraste para a direita, para “iniciar”
    • Arraste para a esquerda, para “finalizar”
    • Confirme a ação



02. Informações das transições 

  • Na tela inicial do aplicativo, quando há uma viagem ativa, são exibidos o código da viagem, seus detalhes, e todas as localidades (paradas) de acordo com o que foi planejado no sistema. 



  • Para visualizar todas as transições de uma determinada parada, clique sobre ela (por exemplo, na parada #2) e as transições disponíveis serão apresentadas. 



A exemplo da localidade 2 acima estão sendo exibidas as seguintes transições:

  • Chegada na localidade
  • Início do descarregamento
  • Registro de entrega - este está associado a nota fiscal
  • Fim do descarregamento
  • Saída da localidade


No próximo tópico será apresentado os detalhes de como realizar uma transição.


03. Como realizar uma transição 

  • No aplicativo, clique na localidade em que você se encontra para abrir todas as transições disponíveis para essa localidades. 


  • Em cada transição (chegada, inicio de descarregamento, registro de entrega, etc), defina se a ação foi feita com sucesso ou com falha. 

Exemplo de sucesso: para registrar que a chegada na localidade foi realizada com sucesso, basta arrastar a linha da chegada para direita e clicar em "Sucesso" conforme a imagem abaixo. 


Exemplo de falha: Caso você precise registrar uma falha, ou seja uma ação que não ocorreu, você deve arrastar a respectiva linha para esquerda e clicar em "Falha" conforme a imagem abaixo. 


É importante que isso seja feito em todas as transições para que o analista logístico consiga acompanhar todos os detalhes da viagem. 

O registro de entrega é a transição referente a nota fiscal, então para saber se um pedido foi realizado com sucesso ou falha, a transição de registro de entrega precisa ser realizada. 


  • Em cada transição há um botão de inserir comentário que também tem a função de anexar fotos e enviar assinatura caso seja necessário incluir alguma evidência na transição. 


  • Ao clicar no botão de comentário você será visualizará uma tela com as funções a seguir:


04. Como realizar uma ocorrência, atraso ou gasto 

Ainda na tela principal, é possível reportar uma ocorrência, atraso, e gastos (se houver) referentes à viagem.

a. Ocorrência 


  1. Com a viagem aberta no aplicativo, clique no botão "+" disponível na tela.


2. Clique em "Reportar uma ocorrência"



3. Selecione uma causa/categoria de ocorrência 


4. Selecione em quais monitoráveis essa ocorrência será atrelada



5. Insira a informação de impacto, um anexo e um comentário


6. Confirme a criação da ocorrência e em sequência a mesma será registrada


  


b. Atraso e gasto

Também é possível reportar um atraso e gasto partindo do mesmo botão da tela inicial da viagem. 

Ao clicar no botão "+" disponível na tela, você poderá selecionar o botão de reportar atraso ou gasto conforme a imagem abaixo. 

É possível utilizar o atalho disponibilizado para reportar o tempo ou o gasto da ocorrência, ou você também poderá clicar no botão "outro valor" para reportar um valor diferente.