01. Restrições 

Obrigatoriedade de anexo na transição de nota fiscal.

Este parâmetro torna obrigatório a inclusão de um ou mais anexos ao realizar a transição de Registro de entrega (nota fiscal). Para ativar esse parâmetro clique em Configuração > Rastreamento, ative a "Obrigatoriedade de anexo na transição de nota fiscal" e então clique no botão Salvar.


Com esse parâmetro ativo o motorista deve incluir um anexo/foto na transição ao realizar o registro de entrega através do mobile. Caso o motorista tente finalizar o registro de entrega sem o anexo, irá aparecer uma mensagem de erro no aplicativo. 


02. Permissões de entidades

Em Permissões de entidades você poderá configurar o acesso de cada perfil de usuário no sistema, poderá habilitar ou desabilitar determinadas permissões para o tipo de perfil selecionado. 

Clique em Configurações > Rastreamento > Permissões de Entidades, selecione o perfil desejado, a categoria e então será possível configurar as permissões dessa entidade.



  • Após selecionar o perfil e categoria desejada, clique na caixinha "Habilitado" e configure o que deverá ser bloqueado e acessível ao perfil selecionado, depois clique no botão Salvar. Desse modo você estará habilitando as permissões da entidade selecionada. 


  • Esta configuração também permite limitar o acesso a determinada tela e informação do sistema. Por exemplo, ao selecionar o perfil "Motorista" e a Categoria "Transportadora", clicar na caixinha "Habilitado" e depois no botão Salvar, você estará configurando o bloqueio padrão do sistema e com isso o motorista só terá acesso a visualização do modo de planejamento e não poderá realizar nenhuma alteração na viagem. 

  • Permite ver entidades sem código externo" que fazem referência a visualização das transportadoras. Ou seja, ao habilitar essas opções você estará indicando que o perfil "Motorista" na Categoria "Transportadora", poderá visualizar as viagens que tiverem o campo "transportadora" vazio. 

Atualmente no TRE só há uma opção de transportadora que é a default, por isso é importante mencionar que essas duas opções funcionam apenas quando é utilizado um sistema externo de planejamento e realizado uma integração de monitorável para o módulo de execução do TRE, onde é possível informar a transportadora e a mesma refletir de maneira informativa como na segunda imagem abaixo. 



03. Ocorrências automáticas 

Aqui você poderá visualizar e editar parâmetros para ocorrências automáticas no sistema.

Em Configuração > Rastreamento > Ocorrência automática, clique sobre o botão de editar na tabela para visualizar e/ou alterar os parâmetros disponibilizados. 


Há 4 tipos de geradores automáticos de ocorrência. São eles:

a. MBRAutomaticMonitorableFinalizerByOccurrenceProperties

Ocorrência automática →  Propriedades sobre ações automáticas em monitoráveis de acordo com a ocorrência.

Quando o motorista selecionar uma ocorrência pré-determinada, a rota pode ser cancelada ou finalizada de maneira automática.

b. ParameterTimeEstimationEventConsumer

Ocorrência automática → Gera ocorrências sobre expectativas de atraso considerando velocidade parametrizada.

Ao determinar o parâmetro abaixo, pode-se prever possíveis atrasos na rota.

c. TimeEstimationConsumerProperties

Ocorrência automática → Parâmetro gerais para ocorrências sobre expectativas de atraso.

Ao determinar os parâmetros abaixo, pode-se prever possíveis atrasos na rota.

d. Velocidade

Ocorrência automática → Configurações para ocorrências automáticas de velocidade.

Com esses parâmetros é possível determinar a velocidade padrão para as viagens e caso ao ficar fora dos valores mínimo e máximo, é gerado a ocorrência automática.


Obs: Caso o operador de monitoramento determine a velocidade mínima e máxima na viagem ao iniciar a execução (opção iniciar execução em monitoráveis > configuração de velocidade), então será considerado essa configuração para o alerta de ocorrência. 



04. Controle de jornada - Configuração 

Nesta configuração você poderá especificar quanto tempo um registro de jornada ficará na base de dados. ao deixar o campo vazio, nenhum registro será apagado da base de dados.

Para adicionar essa informação clique em Configuração > Rastreamento > Controle de Jornada Configuração, adicione o tempo desejado em dias e clique no botão Salvar.


05. Temperatura 

Em Configuração > Temperatura você terá a possibilidade de configurar as Faixas de temperatura e Sensores.

a. Faixas de Temperatura 

Aqui é possível configurar as faixas de temperatura e vincular uma causa de ocorrência automática para cada faixa. Assim, caso ocorra temperaturas fora da faixa central será enviado um alerta de temperatura e a criação de uma ocorrência automática para a viagem.  

Esta configuração é valida apenas para envio de temperatura registrada por sensores/ tecnologias  homologadas pelo TRE e não está disponível com a utilização do mobile (App Cockpit Logístico).


    • Para cadastrar uma nova faixa de temperatura clique no botão Novo no canto superior direito da tela.



    • No campo Grupo inclua um nome para a faixa de temperatura
    • Preencha os campos Temperatura mínima e Temperatura máxima de cada faixa. Esses campos indicam o range de temperatura mínima e máxima de cada faixa.
    • Na coluna Tolerância para criação de ocorrência você irá incluir o tempo máximo (em dias, horas e minutos) em que é permitido permanecer nessa faixa de temperatura antes de gerar a ocorrência.
    • Em Causa de ocorrência automática você deverá selecionar o tipo de ocorrência que aparecerá na viagem quando o alerta de temperatura for gerado. 
    • Após preencher as colunas descritas acima, clique no botão Salvar. 


b. Sensores 

Em Configuração > Rastreamento > Temperatura > Sensores clique no ícone "+" da tabela para configurar o provedor de sinais que enviará as informações de temperatura ou porta de aberta de acordo com as faixas de temperaturas adicionadas no passo anterior. Após incluir o (s) provedor (es), clique no botão Salvar. 




06. Acompanhamento de Pedidos 

O Acompanhamento de Pedidos é um módulo do TOTVS Roteirização e Entrega (TRE), que tem como principal objetivo permitir ao cliente final ter visibilidade do status do pedido, além de também poder visualizar o histórico de pedidos. 

Para entender mais sobre como funciona este módulo e como configurá-lo, clique aqui