Neste sub menu você poderá fazer o cadastro de todas as informações necessárias para o rastreamento das viagens.


  1. Dispositivo de Rastreamento 
  2. Motorista
  3. Motivo de não entrega
  4. Macro
  5. Ocorrências
    1. Categorias de ocorrência
    2. Causas de ocorrência
    3. Status de ocorrência

01. Dispositivo de Rastreamento 

Em Cadastro > Rastreamento > Dispositivo de rastreamento você irá adicionar os dispositivos que serão utilizados para rastrear as suas viagens bem como enviar informações da execução da viagem para o sistema.

Essa informação do dispositivo de rastreamento é necessária e será solicitada para o inicio da execução da viagem. 

Para cadastrar um motorista clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.


Preencha as informações do cadastro do dispositivo.


  1. Provedor - Em provedor você poderá selecionar um dos rastreadores disponíveis integrados com o nosso sistema ou selecionar a opção de mobile para que o rastreamento da viagem ocorra através do aplicativo Cockpit Logístico. 
  2. Número do dispositivo - Adicione o número do rastreador ou, no caso mobile, o número do celular com DDD.
  3. Placa - Essa informação é opcional.
  4. Descrição - Adicione um descrição para esse cadastro.



Após finalizar o cadastro de dispositivo, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 

Quando o dispositivo de rastreamento cadastrado for mobile, será necessário configurar o aplicativo e essa ação pode ser feita de duas formas:

  1. Através de um QR code em tela
  2. Enviando SMS para o dispositivo cadastrado



Após concluir a configuração do aplicativo no celular já será possível atrelar uma viagem ao dispositivo e o mesmo refletir no Aplicativo Cockpit Logístico.


02. Motorista 

Em Cadastro > Rastreamento > Motoristas você poderá incluir as informações dos motoristas que serão alocados futuramente em suas viagens. 

Para cadastrar um motorista clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.


Preencha as informações do cadastro do motorista.


  1. Nome do motorista
  2. Identificador
  3. Código do motorista
  4. Usuário: neste campo você deverá selecionar um usuário existente previamente cadastrado no menu Administração > Usuários.


Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 


03. Motivo de não entrega 

Em Cadastro > Rastreamento > Motivo de não entrega, você poderá cadastrar os possíveis motivos pelo qual a entrega não pode ser realizada na sua operação. Essa informação será adicionada durante a execução da viagem, especificamente quando o motorista executar o registro de entrega com falha e incluir o motivo de não entrega. 

Para cadastrar um novo motivo de não entrega clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.



Preencha as informações do cadastro do motivo de não entrega

  1. Código
  2. Nome
  3. Descrição
  4. Tipos de monitoráveis:  Com esse campo você irá informar em quais monitoráveis esse motivo de não entrega poderá ser selecionado ao realizar uma transição com falha.
  5. Default: Ao selecionar o campo "Default", você informa que esse é o valor que vai aparecer ao registrar o motivo de não entrega. Porém, caso necessário o usuário que estiver realizando a transição também poderá trocar o motivo de não entrega por outro valor cadastrado.



O Motivo de não entrega pode ser visualizado em algumas telas do sistema:

  1. Na transição da nota fiscal. Então em Rastreamento > Monitoráveis > Viagem (visão hierárquica) > Nota > Transições:



       2. KPI > Gestão à vista

    1.  Efetividade de entregas e motoristas. Aqui você terá visibilidade da quantidade e porcentagem de notas ficais por motivo de não entrega dentro do filtro selecionado.



       b. Acompanhamento da operação. Dentro do quadrante de "Realizadas (Falhas)" você também consegue visualizar a quantidade e porcentagem das entregas realizadas com falhas e os motivos de não entrega. 




Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 


04. Macro 

Aqui no cadastro de Macro você poderá configurar qual botões (teclas) que, ao serem clicados no veículo, irão registrar a funcionalidade relacionada a ele no sistema. É um DE:PARA de tecla x funcionalidade e deve ser configurado de acordo com o rastreador que está sendo utilizado. 


Preencha as informações do cadastro da Macro


  1. Código
  2. Nome
  3. Descrição
  4. Tecla: Tecla no veículo que irá enviar a informação para o sistema.
  5. Funcionalidade: Funcionalidade do sistema que será relacionada a tecla do veículo que irá disparar a informação para o sistema.
  6. Provedor: Nome do rastreador utilizado. 


Exemplo: Ao configurar a tecla F1 à funcionalidade "Chegada na localidade", quando essa tecla for acionada no veículo essa informação é enviada para o sistema e a viagem é atualizada. 



Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


05. Ocorrências 

Neste menu é possível cadastrar uma categoria de ocorrência, causa de ocorrência e criar status para cada uma delas com seu respectivo SLA.


a. Categorias de ocorrência 

Em Cadastro > Rastreamento > Ocorrência > Categoria de ocorrência você poderá criar as categorias de ocorrência que poderão ser utilizadas na sua operação. 


Para cadastrar uma nova Categoria de ocorrência clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela e preencha os dados abaixo.


  1. Código
  2. Nome
  3. Descrição

Após preencher as informações acima, você tem a opção de selecionar o impacto dessa ocorrência e, ao selecionar o check box de Quantidade, Impacto Financeiro ou Impacto Temporal, aparecerá no aplicativo o respectivo campo no ato do apontamento da ocorrência para que a informação seja registrada. 



Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


b. Causa de ocorrência

Em Cadastro > Rastreamento > Ocorrência > Causa de ocorrência você poderá criar as causas de ocorrências que poderão ser utilizadas na sua operação. 


Para cadastrar uma nova Categoria de ocorrência clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela e preencha os dados abaixo.


  1. Código
  2. Nome
  3. Descrição
  4. As informações de Impacto Financeiro, Impacto quantitativo e Impacto Temporal são opcionais.
  5. Status Padrão - Ao selecionar a causa da ocorrência, a mesma já irá refletir no sistema o status cadastrado como o padrão.
  6. Ordem - Esse campo determina a ordem em que as ocorrências aparecem no mobile ao registrar uma ocorrência. 
  7. Categoria de ocorrência - Neste campo você irá indicar em qual categoria de ocorrência, previamente cadastrada, essa causa se encaixa. 
  8. Tipos de monitoráveis permitidos - Neste campo você irá indicar onde essa causa de ocorrência pode ser reportadas, sendo elas Carga, Documento, Nota fiscal e Viagem. É possível selecionar mais de um tipo de monitorável.
  9. Adicionar ícone - Como essa causa de ocorrência aparecerá na ocorrência.
  10. Anexo obrigatório (opcional) - Ao selecionar Anexo obrigatório o mesmo será solicitado ao reportar uma ocorrência.


Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


c. Status de ocorrência 

Em Cadastro > Rastreamento > Ocorrência > Status de ocorrência você poderá criar os status de ocorrência que você deseja incluir no fluxo e visualizar no relatório de ocorrências. 

Os status Informativa, Aguardando Resolução e Resolvida já são pré cadastrados no sistema e você tem a opção de criar novos status ao clicar no botão "+Novo" no canto superior direito da tela e preencher os dados abaixo.


  1. Nome
  2. Primeiro SLA
  3. Segundo SLA
    1. A determinação dos SLAs refletirá no Semáforo da tela de ocorrência.
    2. Após aberta a ocorrência a mesma irá refletir em rastreamento > ocorrências e será possível visualizar o status através do semáforo. Entre o momento em que a ocorrência foi aberta até o primeiro SLA o semáforo ficará verde; entre o primeiro SLA e o segundo SLA o semáforo ficará amarelo; a partir do segundo SLA o semáforo ficará vermelho.  

      Exemplo:

      Primeiro SLA = 2 horas / Segundo SLA = 4 horas. 
      Ocorrência aberta às 8:00:
      - Entre 8:00 e 9:59 → semáforo verde
      - Entre 10:00 e 11:59 → semáforo amarelo
      - A partir 12:00 → semáforo vermelho. 

  4. Tipo do Status - Os tipos de status disponíveis são Inicial, Final e Intermediário e essa informação influenciará nos próximos passos e tempo da ocorrência.
    1. Quando você seleciona os tipos de status Inicial e Intermediário, significa que a ocorrência com esse status ficará em aberto até que seja atualizada com o próximo status indicado nesta mesma tela. 
    2. Quando você seleciona o tipo de status Final, significa que essa ocorrência será registrada porém não há outras ações necessárias n sistema para a conclusão dela. 
  5. Próximos Status - A seleção desse campo vai depender da informação adicionada no Tipo do Status. Caso o tipo do status seja Inicial ou Intermediário você terá que incluir os próximos status para indicar a tratativa dessa ocorrência e ter visibilidade de tempo e resolução no relatório de ocorrências. 



Após finalizar o cadastro de categoria de produto, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


Extra. Como reportar uma ocorrência no Aplicativo Coockpit Logístico


  1. Com a viagem aberta no aplicativo, clique no botão "+" disponível na tela.


2. Clique em "Reportar uma ocorrência"



3. Selecione uma causa/categoria de ocorrência 



4. Selecione em quais monitoráveis essa ocorrência será atrelada



5. Insira a informação de impacto, um anexo e um comentário


6. Confirme a criação da ocorrência e em sequência a mesma será registrada