Índice
Introdução
Um relatório de tabela cruzada exibe dados multidimensionais complexos, como estatísticas resumidas, pesquisas e informações de pesquisa de mercado. Este relatório usa um controle Cross Tab que calcula resumos automáticos e totais gerais em linhas e colunas agrupadas.
Arraste o item Cross Tab da caixa de ferramentas para a área do relatório para adiciona-lo.
Vincular aos dados
Caso o relatório seja vinculado a um objeto de relatório com um ou mais aninhamentos, é possível escolher um deles como Membro de Dados. Basta selecionar o controle Cross Tab. Para isso, clique na superfície do designer fora do controle e arraste o mouse até que o controle seja selecionado.
Logo após, no Painel de Propriedades, expanda a seção Cross Tab Tarefas e especifique as propriedades Fonte de Dados (Será a fonte de dados do objeto de negócio) e Membro de Dados (Será o aninhamento desejado).
Definir os campos da Cross Tab
Para definir os campos a serem utilizados na tabela cruzada, é necessário acessar a Lista de Campos e selecionar o campo desejado, arrastando-o para as áreas de colunas (Columns), linhas (Rows) ou dados (Data) conforme necessário.
É possível adicionar e remover linhas, colunas e campos de dados em uma Cross Tab através da propriedade Dados.
Para realizar formatação dos dados, mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione as células.
Mude para a janela Propriedades e defina a Text Format String através das opções de formatações pré-definidas.
É possível também editar uma formatação pré-definida diretamente na Text Format String. Como exemplo, podemos adicionar o "R" juntamente à formatação anteriormente escolhida ($0.00), para representar o Real (R$).
Personalize a aparência
Você pode selecionar o controle Cross Tab e personalizar a aparência do controle, através da seção Estilos. Expanda a seção Estilo Geral e personalize as bordas, alinhamento do texto e posicionamento.
Expanda as seções Header Area Style, Data Area Style e Total Area Style e ajuste a aparência conforme suas necessidades.