A criação da vaga pode ser realizada pelos recrutadores, gestores de rh e/ou administradores.
A pessoa responsável pela criação da vaga terá permissão para editar a vaga e também terá acesso às candidaturas após a publicação da vaga.
O processo de criar nova vaga se dá através de etapas que estão descritas a seguir.
Através do cadastro da vaga também é possível criar e gerenciar templates de vagas, para mais informações acesse a página Gestão de Templates.
Neste cadastro devem ser informados os dados a respeito da vaga que está sendo cadastrada, bem como as etapas que à compõe e a página de carreiras em que a mesma deve estar publicada.
O cadastro está organizado através das etapas: Dados da vaga, Etapas do processo, Critérios de avaliação e Página de carreiras.
Nessa etapa devem ser definidas as informações a respeito da vaga que está sendo criada. As informações estão organizadas por: descrição da vaga, habilidades, ordenação de pessoas candidatas com inteligência artificial, local de trabalho, dados internos e envolvidos no processo.
São os dados básicos da vaga, como: título, cargo, tipo de vaga, número de posições, data limite para contratação, faixa salarial mínima e máxima, modelo de trabalho, regime de contratação e informações a respeito da empresa, como, benefícios, requisitos e qualificações, responsabilidades e atribuições e requisitos desejáveis. Além das habilidades que a vaga engloba divididas por nível.
Para os campos
Importante
Devem ser informadas as habilidades requeridas para a vaga. As habilidades são divididas por níveis: iniciante, intermediário e avançado. Caso não exista alguma habilidade específica, a listagem conta com a opção "Outros" e através desta opção é possível inserir uma habilidade nova. Esta opção será sempre exibida ao final da listagem.
As habilidades são importantes para que a inteligência artificial possa fazer uma combinação assertiva de candidatos para a vaga.
Esta funcionalidade permite a personalização dos pesos que são utilizados para realizar o posicionamento dos candidatos na lista de candidaturas. Os critérios considerados são: experiência profissional, formação, sobre você e habilidades.
Ao criar uma nova vaga, a opção "Personalizar pesos" virá desmarcada e, nos campos dos critérios, aparecerão os valores padrão já utilizados. Caso queira realizar a personalização, deve-se ativar a opção "Personalizar pesos" e informar os pesos desejados correspondentes a cada um dos critérios. É importante destacar que a soma dos valores inseridos deve ser igual a 100%. Caso os pesos estejam com valores diferentes de 100%, aparecerão erros nos campos e na barra de progresso localizada na parte inferior.
Para restaurar os pesos padrão (os que estavam preenchidos inicialmente), é necessário apenas desativar a opção "Personalizar pesos". Caso seja necessário voltar aos valores padrão, mas queira continuar editando, pode-se utilizar o botão "Restaurar padrão".
Esta funcionalidade está disponível apenas para os clientes que já utilizam a inteligência artificial na lista de candidaturas. Caso contrário, essas opções ficarão visíveis para os usuários, mas bloqueadas.
Deve ser informada a unidade e o departamento para a qual aquela vaga será destinada. Os campos de estado e cidade são preenchidos automaticamente após selecionada a unidade, mas podem ser alterados caso necessário.
São os dados internos da vaga, como: código interno da vaga, motivo da requisição e justificativa da requisição.
Deve ser informado o fluxo de aprovação com os usuários responsáveis por aprovar ou reprovar a publicação da vaga.
Se selecionado, os seguintes são obrigatórios para iniciar o fluxo:
Devem ser informados os usuários que participarão do processo seletivo, como por exemplo, gestores e recrutadores.
IMPORTANTE
Nesta etapa é necessário que o recrutador escolha quais serão as etapas que os candidatos, participantes do processo seletivo referente a essa vaga, irão percorrer.
As fases do processo são previamente definidas, sendo elas:
Dentro de cada fase acima mencionada, haverão as etapas com nome e descrição, que poderão ser parametrizadas pelo usuário no momento da criação da vaga, como exemplo podemos ver a imagem abaixo com a fase Análise de currículo, a etapa chamada de "Seleção de perfil" e descrição como "Etapa de escolha de quais perfis são mais aderentes a sua vaga".
É possível que algumas etapas não sejam necessárias em todas as vagas ou, as informações de nome e descrição não sejam compatíveis com o que o usuário deseja para a vaga, então, através do ícone de três pontos
, é possível excluir e/ou editar as etapas.Caso a fase não possua nenhuma etapa cadastrada, será exibida a mensagem:
Caso o usuário deseje adicionar mais etapas em uma fase, é possível, através do ícone
, adicionar quantas etapas forem necessárias.Na etapa Candidatura, é possível definir quais os campos serão opcionais e obrigatórios no preenchimento do cadastro do(a) candidato(a), ou seja, quais dados o(a) candidato(a) precisará preencher em seu currículo para se candidatar àquela vaga.
Através do botão
, é possível acessar a página que contém os campos que são exibidos no currículo do(a) candidato(a). Para tornar um dado obrigatório, basta clicar sobre o ícone , posicionado a frente do campo desejado, então o campo se tornará obrigatório para se candidatar a vaga e o ícone será apresentado assim: .
Observação: Os campos Nome completo, E-mail e Data de nascimento não poderão ser configurados nesta página, pois os mesmos são obrigatórios para que o(a) candidato(a) utilize a plataforma.
Observação 2: Como esta é uma etapa do cadastro de vagas, a parametrização será aplicada somente na vaga em questão. Para que seja possível utilizar esta parametrização em outras vagas, é necessário salvá-la em um template e utilizá-lo na criação de outras vagas. Para mais informações acesse Gestão de Templates.
Na etapa Candidatura, também, é possível selecionar o template de perguntas adicionais que será utilizado na vaga, para que sejam respondidas pelos candidatos, ao fazerem sua candidatura.
Basta clicar em
que será aberta uma janela com um seletor para selecionar qual o template de perguntas adicionais será utilizado e após a seleção é possível clicar em para visualizar as perguntas do template selecionado, enquanto a vaga estiver em rascunho.Nas demais etapas do processo seletivo, com exceção da última etapa, que é Contratações, é possível adicionar um ou mais templates de perguntas adicionais através da opção Editar, disponível ao clicar no ícone de três pontos Múltiplos Templates de Perguntas Adicionais.
. Todos os detalhes de como essa configuração deve ser realizada estão descritos na documentação sobreObservação: Após a publicação da vaga é feita uma cópia das perguntas no template e qualquer alteração posterior no template não será refletida no formulário salvo junto a vaga.
Observação 2: Os templates podem ser excluídos do sistema, mesmo vinculados a uma vaga, caso isso ocorra eles serão removidos de todas as vagas em rascunho e templates vinculadas a eles, deixando o campo vazio.
Todas as etapas possuem a opção de incluir um template de e-mail para que, ao mover o candidato entre as etapas, ele possa receber automaticamente o e-mail selecionado.
Ao selecionar um template é apresentado o assunto, a mensagem e os anexos (caso haja) para serem editados, caso necessário. Essas edições não refletirão no cadastro do template, somente ficarão salvas na etapa da vaga.
Após a inclusão do template, no card da etapa será apresentada a opção
, que quando clicada, é exibida uma tela com todas as informações do template.Observação: Nas etapas de Candidatura e Contratações é possível acessar a seleção de templates através do botão
, nas demais etapas o acesso é através da edição da etapa.Observação 2: Os templates não podem ser excluídos do sistema quando vinculados a uma vaga ou template de vaga.
Observação 3: Edições pelo cadastro de templates não serão aplicadas nas etapas.
Todas as etapas possuem a opção de incluir um ou mais templates de roteiro de entrevistas que podem ser utilizados pelo recrutador no momento da entrevista.
A seleção é feita na edição da etapa e após a seleção é possível clicar em
para visualizar o roteiro selecionado, enquanto a vaga estiver em rascunho.Após a inclusão do template, no card da etapa será apresentada a opção
, que quando clicada, é exibida uma tela com as perguntas do roteiro selecionado.Observação: Após a publicação da vaga é feita uma cópia do roteiro e qualquer alteração posterior no template não será refletida no formulário salvo junto a vaga.
Observação 2: Os templates podem ser excluídos do sistema, mesmo vinculados a uma vaga, caso isso ocorra eles serão removidos de todas as vagas em rascunho e templates vinculadas a eles, deixando o campo vazio.
IMPORTANTE
Nesta etapa o recrutador irá criar os critérios de avaliação que serão levados em consideração no momento da candidatura.
Ao clicar em
, irá aparecer um card expansível com as seguintes informações:Após adicionar um critério, o botão
irá aparecer abaixo ao final da lista de cards.IMPORTANTE
Nesta última etapa deve ser informada a página de carreiras na qual a vaga deve ser publicada, para então finalizar o processo de criação da vaga, através dá publicação da mesma. Este campo é de preenchimento obrigatório, portanto, a publicação somente será possível após seu preenchimento.
Nesta etapa, é possível determinar se a vaga será visível ou não na Página de Carreiras, utilizando a opção "Tornar vaga não listada". Ao marcar essa opção, a vaga deixa de ser exibida publicamente, sendo acessível apenas por meio do link direto (URL).
É possível inserir uma logo para a vaga. Nesse caso, apenas a logo cadastrada será apresentada junto à vaga. Se nenhuma logo for informada, será exibida a logo da página de carreiras.
Após esta etapa, a sua vaga estará publicada. Para mais detalhes, acesse Vaga publicada.
IMPORTANTE