Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela SOMMA
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela SOMMA
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

SOMMA (Store Operation Mobile Management) faz a prevenção e o controle contra perdas no varejo causadas por ruptura de estoques, mercadorias vencidas, estoque virtual, movimentação inadequada e inventário ineficiente. Com o SOMMA, o varejista monitora a loja com todas as informações necessárias sobre os produtos em gôndola e o estoque, o que permite identificar problemas e tomar decisões rápidas e estratégicas para prevenir perdas.

Neste documento está o passo a passo de como utilizar esse processo.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Coletor de Dados > Recebimento >

Pré-Requisitos e Restrições

Utilizar o Módulo Comercial TOTVS Varejo Supermercados.

Parâmetros e Cadastros:

  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Parâmetros > Aba Geral> Selecione a opção Utiliza processo de autoserviço.
    • Esse parâmetro ativa todas as funcionalidades desenvolvidas para o SOMMA.
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Parâmetro > Menu Depósito > Aba Reposição > Selecione a opção Gera a reposição automática após a movimentação automática no PDV no depósito utilizado.
    • Esse parâmetro ativa as reposições automáticas que serão geradas com a baixa automática realizada pelas vendas no PDV.
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Parâmetro > Menu Dinâmico > Busque por Deposito_baixa_PDV e informe o depósito que será feita a baixa.
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Parâmetro > Menu Recebimento > Pesquise os tipos de carga e marque o parâmetro Utiliza conferência automatizada. O tipo de armazenagem deve reservar endereço.
    • Esse parâmetro ativa o Menu de Conferência por carga ou palete na tarefa de Recebimento no coletor ALW.
  • Módulo Parâmetro > Menu Dealer >> Menu Segmento > Busque o segmento utilizado pela empresa que será implementado o SOMMA > Selecione a opção Gera Movto Automático p/ WMS/ Parcial somente não integrados com o WMS.
    • Esse parâmetro realizará as movimentações de baixa no WMS pela venda no PDV. Use esse parâmetro se for realizar as configurações por segmento e verifique se todas as empresas que utilizam o segmento parametrizado começarão a gerar movimentações de baixa no PDV.
  • Módulo Parâmetro > Menu Dealer > Menu Parâmetros do Dealer > Busque pela empresa que será implementado o SOMMA > Selecione a opção Gera Movto Automático p/ WMS/Parcial somente não integrados com o WMS.
    • Esse parâmetro realizará as movimentações de baixa no WMS pela venda no PDV. Use esse parâmetro se for realizar as configurações por Empresa.
  • Módulo Parâmetro > Menu Dealer > Menu Parâmetros Dinâmicos > Filtre a divisão e empresa e busque pelo parâmetro Local_Baixa_Produto_PDV no grupo Baixa_PDV; alterando para C, o sistema respeitará o local no cadastro de checkout do Comercial; alterando para P, o sistema respeitará o local no cadastro Produto na Empresa (ideal para PDV de terceiros).
    • Esse parâmetro definirá o local de baixa dos produtos. Cada local do Comercial tem que ter seu cadastro correspondente no cadastro do Módulo WMS Parâmetro.
  • Módulo Loja > Menu Cadastro > Menu Cadastro de checkout > No campo Aceita produtos do local, defina o local de baixa.
    • Esse parâmetro será usado se o local de baixa for único.
  • Módulo Parâmetro > Menu Parâmetros > Menu Código geral de Operação (CGO) > Verifique se todos os CGO’s que serão utilizados estão marcados o parâmetro Gera alteração de estoque.
    • O Comercial gerará as informações de integração para o Módulo Logística na tabela MLO_XMOVTOAUTOMATICO.
    • Para integrar as tabelas do Comercial com o Módulo Logística, é necessário criar um JOB com a procedure: PKG_CRITICAIMPORT.SP_MovtoAutomPDV(EMPRESA).
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Cadastro > Menu Endereços > Menu Espécie de endereços: No cadastro de espécie de endereços, marque o estoque mínimo que será a referência para o abastecimento automático do autosserviço. O valor de estoque mínimo de cada produto deverá ser colocado no cadastro do produto. Também pode ser definido como % no abastecimento corretivo, porém será o mesmo % para todos produtos.
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Cadastro > Menu Endereços > Menu Endereços: Quando estiver parametrizado para autosserviço, os endereços de apanha dos produtos (sendo 1 pra 1) deverão estar com o campo Apanha Principal marcados. Produtos que estiverem com dois ou mais endereços de apanha cadastrados, poderão ser corrigidos através da aplicação WMS Web, transferindo
    todo o saldo para o endereço definido como Principal, disponibilizando os demais endereços.
  • Módulo WMS Parâmetro > Menu Cadastro > Menu Separação > Menu Linhas de Separação: Crie pelo menos uma linha de separação, caso possua segmentos de venda de alto
    volume e uma linha para separação de produtos na embalagem unidade (miudezas). Utilize o parâmetro Gera separação de Pulmão em todas as linhas de separação.
  • Somma com Armazenagem Durante a Conferência pelo Coletor de Dados: Módulo WMS Parâmetro > Menu Cadastro > Menu Endereços > Menu Ruas: Por padrão, foi definido a rua CRC (virtual) para ser realizada a armazenagem temporária (também conhecida por área livre) > Selecione a opção Rua para conferência de Recebimento de Carga e desmarque a opção Tem estrutura Porta Paletes > Cadastre endereços nessa rua (que podem ser gerados pelo Wizard) > Prédio 1 > Nº de salas.

Passo a Passo

No Coletor de Dados, selecione o Menu Recebimento.

Imagem 1 - Menu Recebimento

No Menu Recebimento, selecione Carga.

Imagem 2 - Carga

Nota: O menu Palete é utilizado para reconferência de um Palete específico ou para conferir uma carga que foi gerada armazenagem pelo Gerenciador de Armazenagem.

Informe a Carga.

Realize a leitura de uma etiqueta de Palete.

Realize a conferência dos produtos, informando o Código e a Validade.

Nota: Será sugerido uma data de validade, conforme o cadastro de shelflife do produto. Caso esse cadastro não esteja preenchido, o sistema exibirá a data do dia.

Pressione o Enter.

Imagem 3 - Conferência de Recebimento

Ao completar o palete com todos os produtos escolhidos, selecione Finaliza Palete.

Imagem 4 - Finaliza Palete

Ao finalizar a conferência de recebimento de um palete (independente se já foi tirado o termo), o mesmo fica armazenado na rua virtual CRC (Conferência de Recebimento de Carga), também definida como Área Livre. Assim, deverá ser realizada a movimentação física desse palete, para um local de armazenagem e executar a movimentação no ERP.

No Coletor de Dados, selecione o Menu Movimentações.

Imagem 5 - Menu Movimentações

No Menu Movimentações, selecione Movimentação Visual.

Imagem 6 - Movimentação Visual

Selecione a opção Etiqueta Palete, para utilizar a etiqueta que foi referenciada ao palete no momento da conferência no recebimento.

Informe o Palete.

Ao realizar a leitura da etiqueta palete, serão exibidos todos os produtos que estão contidos naquele Palete. Para movimentar um produto apenas, clique sobre o mesmo ou para movimentar todos os produtos do palete, selecione Movimentar todos os produtos.

Imagem 7 - Movimentar Todos os Produtos

Ao selecionar Movimentar todos os produtos, o sistema solicitará o endereço destino, que poderá ser digitado manualmente (Rua/Prédio/Apto), ou clique no botão Etiqueta do endereço, onde poderá apenas realizar a leitura da etiqueta do endereço destino.

Ao definir o endereço destino, o sistema finaliza o processo com a pergunta se deseja gerar a atividade para essa movimentação, que seria gerar uma atividade para outro produtivo realizar. 

Imagem 8 - Finalização da Movimentação

Nota: A armazenagem também poderá ser realizada pela aplicação, no Módulo WMS Centro de Distribuição > Menu Movimentação > Menu Área Livre/Porta Paletes.

As movimentações manuais, através do coletor/smartphone utilizando movimentação visual existem algumas particularidades: Como um dos conceitos de armazenagem no SOMMA são paletes com vários produtos, a utilização de salas virtuais para realizar esse agrupamento se torna essencial. Quando um palete com vários produtos é armazenado em um endereço realizando a leitura do código do mesmo, o sistema automaticamente gera uma sala para cada produto do palete. Dessa forma, ao realizar uma movimentação de um produto desse palete, ao realizar a leitura do seqpalete ou seqendereço, o sistema irá apresentar todos os produtos armazenados naquele prédio/apto, sendo necessário selecionar o produto a ser movimentado.

Inventário

No SOMMA, foi implementado recurso que permite realizar a contagem a partir da obrigatoriedade da leitura de volume a volume para endereços do tipo apanha e apanha miudeza.

Selecione a opção Contagem com Leitura de Volume a Volume, no momento da geração do lote de inventário.

Nota: Para ativar essa opção, marque o parâmetro Permite contagem de produtos exigindo leitura em endereços de apanha nos parâmetros de Coletor Wireless.

No processo de Inventário no Coletor de Dados, ao validar um endereço Apanha ou Apanha Miudeza, será solicitada a leitura do código do produto.

Imagem 9 - Produto

Após a validação do produto, será iniciada a contagem de quantidade.

Caso a espécie de endereço esteja parametrizada Confere Data de Validade no Inventário será solicitada a data de validade.

Após a confirmação da data, será solicitada a leitura do próximo volume. Quando não houver mais quantidade da embalagem à ser contada, selecione Confirmar.

Imagem 10 - Confirmar

O sistema solicitará leitura do produto para ser contado outra embalagem do produto. Caso não exista mais quantidade à ser contada, o selecione Novo Endereço para dar continuidade no Inventário.

Imagem 11 - Novo Endereço

Para realizar a contagem de um palete em um endereço de pulmão, com vários produtos, acesse o lote gerado, realize a leitura do endereço, selecione Sala Virtual.

Imagem 12 - Sala Virtual

Será habilitado o campo Prod.Novo, realize a leitura do código do produto.

Após inserir qtde e validade, confirme a contagem.

O sistema apresentará a tela de endereço contado, clique novamente em Sala Virtual para coletar novo produto. Repita esse processo até que seja coletado todos os produtos no palete/endereço.

Inventário de produtos pesáveis através de etiqueta de balança

É possível realizar a contagem de produtos pesáveis através da leitura das etiquetas de balança. Para isso, deve-se realizar a seguinte parametrização: Módulo WMS Parâmetro > Menu Parâmetro > Menu Parâmetros de Coletor Wireless.

O Produto a ser contado deverá estar no endereço de Apanha\Apanha Miudeza e ser Pesável. Após ler o Endereço do Apanha\Apanha Miudeza no campo Produto, deverá informar a Etiqueta de Balança donProduto. O sistema retornará o Peso automaticamente referente a essa Etiqueta (Valor total que consta na etiqueta / pelo Valor do Produto).

Informe a Data de Validade, caso a espécie de endereço esteja parametrizada para exigir.

Ao informar a Data de Validade, as informações do Peso e Produto continuarão em tela para o conferente ler a próxima etiqueta desse mesmo produto com a mesma data de validade e dessa forma o sistema irá somando os pesos das etiquetas lidas sem precisar ficar informando a mesma data de validade.

Ao terminar de ler as etiquetas do mesmo produto e validade, deverá ser pressionado o botão confirmar para finalizar essa conferência e dessa forma ser possível conferir outras etiquetas desse mesmo produto com outras validades nesse endereço, ou conferir etiquetas de outros produtos.

Expedição

O processo de expedição do SOMMA é padrão do Módulo Logístisca. Atente-se para que a separação seja realizada dos endereços de pulmão para quantidades em caixa fechada.

As baixas automáticas geradas pelo PDV precisam ser acompanhadas na exclusão de rejeições da importação automática. Elas gerarão movimentações de baixa dos endereços de apanha. 

03. TELA SOMMA

Outras Ações / Ações relacionadas

Não há.

04. TELA SOMMA

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.