Páginas filhas
  • DT Cancelamento de abatimentos, Debitando na Conta do Comissionado

Tempo aproximado para leitura: 20 min


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:FCRSVC001, FCRSVC019
Ticket:3848837
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIN-1450


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Cancelamento de abatimento na conta do comissionado. Quando este cancelamento de abatimento era realizado, não ocorre nenhum tipo de movimentação na conta do representante, e esta fatura continua com comissão paga.

03. SOLUÇÃO

        Quando cancelado um abatimento de uma fatura que esteja presente em um fechamento de comissão por recebimento, o sistema deve gerar um movimento de débito na conta do representante pertinente ao valor da comissão com um histórico específico, e também deverá reabrir a comissão da fatura.


Abatimento Total sem Incidir na Comissão

Imagem 1 – Na imagem acima, efetuamos o lançamento de uma fatura para o cliente 18766 e informamos um percentual de comissão no recebimento. Em seguida foi efetuado um abatimento total desta fatura. Veja que foi gerado uma parcela 2 de abatimento realizado com o valor pago. Efetuaremos agora o fechamento de comissão para esta fatura. O abatimento realizado não incide em comissão.

Imagem 2 – Na imagem acima, estamos efetuando o pagamento de comissão ao comissionado da fatura 90 cliente 18766.

Imagem 3 – Na imagem acima, como pode-se observar, na capa da fatura foi efetuado o pagamento normalmente da comissão. O flag de pago ficou marcado corretamente.

Imagem 4 – Na imagem acima, vemos que a conta do comissionado foi movimentada corretamente, debitando e creditando a comissão fechada.


* Agora estornaremos o abatimento realizado.

Imagem 5 – Na imagem acima, através do componente FCRFP080 estornaremos o abatimento da fatura com comissão já paga.

Imagem 6 – Na imagem acima, como pode-se observar, depois de estornado o abatimento da fatura 90, o flag de comissão voltou a ficar desmarcado. Sistema estornou a fatura de abatimento gerada, e reabriu o titulo para ser baixado novamente.


Anteriormente o processo era realizado da mesma forma quanto ao estorno da fatura de abatimento, a diferença neste caso, foi a questão da comissão, que antes não reabria a comissão para ser paga novamente ao comissionado, após o estorno do abatimento.

Imagem 7 – Na imagem acima, como pode-se observar, depois de estornado o abatimento da fatura 90, na conta do representante agora, sistema lança o estorno deste abatimento, debitando o valor de comissão da conta representante. Este processo é validado e funcional com fechamento de comissão por competência, então o estorno respeitará a competência, ou seja, no caso de um novo fechamento sistema vera o estorno dentro da competência a ser realizada.

Imagem 8 – Na imagem acima, estamos efetuando um novo fechamento de comissão, mas informamos como competência o mês 07. Veja que não foi considerado no frame conta, a informação de debito que o representante possui. Então com base nas faturas do mês 07, sistema ira efetuar o fechamento de comissão normalmente.

Imagem 9 – Na imagem acima, estamos efetuando um novo fechamento de comissão, com competência mês 10. Veja que agora sistema considera o estorno realizado de abatimento, pois esta descontando neste fechamento o valor estornado de 18 reais.

Abatimento que Incide na Comissão

Imagem 10 – Na imagem acima, efetuamos o lançamento de uma nova fatura, com o comissionado 184, e efetuamos um abatimento nesta fatura através do componente FCRFP033, mas desta vez, utilizando um abatimento que ira incidir na comissão do representante.

Imagem 11 – Na imagem acima, no fechamento de comissão, como foi feito o abatimento total do titulo incidindo na comissão, veja que o valor pago para o comissionado vem zerado corretamente.

Imagem 12 – Na imagem acima, após o fechamento de comissão, veja que o flag de pago ficou pago corretamente após o fechamento e o valor de comissão paga ficou zerado.


Neste caso apresentado acima, sistema não movimentou a conta representante, pois o valor a ser pago era zerado, ou seja, depois do cancelamento deste abatimento, sistema ira simplesmente reabrir a comissão para ser fechada novamente, e não ira debitar nada da conta.

Imagem 13 – Na imagem acima, após estorno do abatimento, veja que a comissão voltou a ficar aberta, para que assim que baixado a fatura, seja efetuado novo fechamento para esta representante.

Imagem 14 – Na imagem acima, após estorno do abatimento, vemos que não houve movimentação de debito, corretamente.

Abatimento com Comissão de Faturamento e Recebimento

Imagem 15 – Na imagem acima, efetuaremos um novo teste, utilizando um percentual de comissão de faturamento e recebimento. Lembrando que o processo de estorno será aplicado somente sobre a comissão de recebimento, ou seja, efetuaremos o fechamento de comissão considerando ambos os valores, e no momento em que estornarmos o abatimento, sistema devera estornar da conta representante somente o valor de 63,00 pertinente a comissão de recebimento. Efetuaremos de imediato o fechamento de comissão, que neste caso agregará o valor de 151,20. E efetuaremos o cancelamento do abatimento pós fechamento de comissão e ver como será movimentada a conta.

Imagem 16 – Na imagem acima, depois de efetuado fechamento de comissão, como mencionado anteriormente, fechamento foi efetuado pegando valor de comissão de faturamento e recebimento, batendo o valor de 151,20. Agora efetuaremos o estorno do abatimento aplicado a fatura, e veremos como sistema movimentará a conta.

Imagem 17 – Na imagem acima, depois de efetuado estorno do abatimento, veja que sistema lançou um estorno no valor de 63,00 pertinente ao percentual de comissão de recebimento da fatura 94. Vejamos como ficou a fatura após este estorno e movimento de débito na conta.

Imagem 18 – Na imagem acima, depois de efetuado estorno do abatimento, veja que a comissão de recebimento foi reaberta, e o valor é o mesmo estornado da conta representante.

Abatimento que Incide e Não Incide no Fechamento de Comissão

No exemplo abaixo, mostraremos a fatura 95 do cliente 18766. Onde o seu valor é 3.600,00. Efetuamos o abatimento dela da seguinte forma:

50% de abatimento que não incide em comissão e 50% que incide em comissão.

Então do abatimento realizado na fatura, temos um percentual de comissão considerando 50% do valor do titulo que passa ser 1.800,00.

Veja:

Imagem 19 – Na imagem acima, como mencionado, a fatura foi abatida 50% de abatimento incidindo em comissão e 50% não incidindo. Veja que o valor de comissão é 90 reais. 1.800,00 * 5% = 90,00.


Faremos normalmente o fechamento de comissão e neste caso sistema ira considerar 90,00 e estornaremos os abatimentos e ver como sistema ira se portar.

Imagem 20 – Na imagem acima, como mencionado, a fatura possui dois abatimentos. Faremos primeiramente o estorno do abatimento que incidiu na comissão.

Imagem 21 – Na imagem acima, após estornado, veja que movimento de debito foi gerado corretamente após estorno do abatimento. Vejamos como ficou a fatura após isto.

Imagem 22 – Na imagem acima, após estornado, veja que a comissão voltou a ficar aberta, e com valor recalculado com base no valor do título, já que o abatimento que ficou não incide em comissão.

Vários Abatimentos na Fatura

Imagem 23 – Na imagem acima, efetuamos abatimentos incidindo e não incidindo na comissão da fatura 99. Seu fechamento de comissão considerando os abatimentos foi no valor de 60,00. A comissão na capa da fatura esta paga.

Agora estornaremos um destes abatimentos que incidem, para verificar como sistema se comportará.

Imagem 24 – Na imagem acima, relacionado a fatura mencionada anteriormente, efetuamos primeiramente o cancelamento do abatimento de 250,00 que incide em comissão e depois efetuamos o estorno do abatimento de 50,00. No primeiro estorno, sistema já reabriu a comissão do representante da fatura, recalculando a comissão a ser paga para o mesmo. Vejamos como funcionou o estorno na conta representante.

Imagem 25 – Na imagem acima, relacionado ao estorno anterior, veja que o movimento estornado foi o valor correto do fechamento de 60,00 como informado anteriormente.

Abatimento com Dois Comissionados

Imagem 26 – Na imagem acima, efetuamos um teste, informando dois comissionados, depois abatemos totalmente a fatura, mas com abatimento que não incide em comissão. Efetuamos pós abatimento o fechamento de comissão para esta fatura, veja que os dois comissionados ficaram com a comissão paga corretamente, agora estornaremos o abatimento realizado e vamos ver se sistema estornará o fechamento das duas contas comissionados corretamente.

Imagem 27 – Na imagem acima, após estorno, sistema reabriu a comissão dos dois representantes.

Imagem 28 – Na imagem acima como pode-se observar, sistema estornou corretamente a comissão de ambos os comissionados, deixando a comissão na capa da fatura aberta, para ser efetuado novo fechamento e descontado novamente a comissão.

Três Comissionados com Comissões Diferentes

Imagem 29 – Na imagem acima, efetuamos um novo teste, contendo três representantes, um com percentual de faturamento e recebimento e os outros somente co percentual de recebimento. Efetuamos abatimentos que incidem e não incidem na comissão, baixando por completo a fatura via abatimento. Efetuamos o pagamento da comissão, e como pode-se observar, todas as comissões ficaram pagas.

Agora estornaremos o abatimento e veremos como sistema se comportará.

Depois de estornado, sistema reabriu as comissões e movimentou a conta corretamente, deixando pago na fatura somente a comissão de faturamento.

Imagem 30 – Na imagem acima, depois de estornado, detalhamos a movimentação pela conta, e vemos que a fatura ficou com as parcelas de comissão corretas, abertas novamente.

Imagem 31 – Na imagem acima, utilizamos como exemplo uma fatura com o parâmetro TP_COMISSAO_BASECALC configurado. Realizamos todo o procedimento, e o estorno na conta devera ser de 12,13. Vejamos como ficou o movimento.

Imagem 32 – Na imagem acima, veja que o estorno na conta ficou correto.