Páginas filhas
  • DT Controle de RFID por saldo de estoque


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Linha de Produto:

Virtual Age

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Faturamento

Função:Controle de RFID por saldo de estoque
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAARM-10248DVAARM-10253DVAARM-10254DVAARM-10249DVAARM-10404, DVAARM-10903


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Foi solicitada a possibilidade de possuir um controle do EPC (RFID) por tipo de saldo de estoque, com o objetivo de não correr transações com saldos diferentes do configurado na operação.

03. SOLUÇÃO

Para atender a necessidade solicitada acima, foram desenvolvidas as seguintes implementações:

  • Foi desenvolvido o parâmetro empresa "IN_CONTROLE_RFID_TPSALDO" e quando o mesmo estiver configurado com o valor "1", ao finalizar uma O.P. por RFID será gravado o tipo de saldo da operação utilizada no código RFID - caso o RFID não possua saldo configurado, será adicionado o saldo padrão da operação. Caso o item informado na transação for excluído, o saldo anterior será retornado ao RFID;
  • Foi incluído no componente de consulta de movimento de produto por RFID e transação (PRDFC109) um campo para demonstrar qual o saldo atual do RFID;
  • Foi incluído na contagem do faturamento de pedido de venda (PEDFM037) uma validação para verificar se o saldo do RFID é o mesmo que o saldo da operação do pedido de venda, caso não seja o sistema não permitirá informar o item na contagem;
  • No processo de contagem do balanço por RFID (BALFP009) quando for informado um RFID com a situação "Encerrada" ou "Cancelada", ao realizar o encerramento do balanço será feita a alteração da situação do RFID para "Em andamento" e o saldo do RFID informado será o mesmo do balanço. Além disso no encerramento do balanço (BALFM015) quando o RFID não for lido na realização do balanço, o mesmo terá a sua situação alterada para cancelado e o saldo será retirado;
  • No componente de alteração de situação de etiqueta de RFID (PRDFP123) foi incluído uma coluna para apresentar o tipo de saldo que o código RFID informado está vinculado;
  • Ao realizar o cancelamento de uma transação onde o RFID informado teve o seu saldo alterado devido a operação da transação, deverá retornar o saldo anterior do RFID para que fique correto.


Imagem 01 - Demonstra o componente ADMFM014, onde está sendo configurado o parâmetro empresa "IN_CONTROLE_RFID_TPSALDO" com o valor "1" para a empresa "001".


Considerar que anteriormente foi realizada a finalização de uma O.P. por RFID e que esses RFID finalizados possuem exatamente o mesmo saldo da operação de finalização da O.P.. Com o objetivo de simplificar a exemplificação do processo, será utilizado apenas um único código RFID.

Imagem 02 - Demonstra o componente PRDFC109, onde está sendo informado um código RFID referente ao produto "119515" e pode ser visto que o saldo atual do mesmo é "FISICO".


Imagem 03 - Demonstra o componente GERFM276, onde está sendo consultada a operação "225" e pode ser visto que o tipo de saldo configurado para a mesma é "2 - DISPONIVEL".


Imagem 04 - Primeiramente está sendo acessado o componente TRAFM060 e em seguida criada a transação "18729". Logo após, está sendo informado o código RFID demonstrado anteriormente, e pelo fato do mesmo possuir um saldo diferente do configurado na operação, a validação é apresentada e o item não é adicionado a transação.

Observação: Vale ressaltar que pode ser informado o código RFID pelo portal ou pelo código reduzido do mesmo, em ambos os casos a validação acima será apresentada.


Abaixo será demonstrado que ao informar uma operação de transferência de saldo cujo o saldo configurado seja o mesmo do RFID informado, o processo seguirá normalmente, utilizando o mesmo saldo do RFID para realizar a saída e em seguida o saldo de entrada configurado.

Imagem 05 - Demonstra o componente GERFM276, onde está sendo consultada a operação "5949" e pode ser observado que a mesma possui o saldo de saída igual a "1 - FISICO" e de entrada "141 - TESTE".


Imagem 06 - Primeiramente está sendo acessado o componente TRAFM060, em seguida está sendo criada a transação "18246" e informado através do botão "Iniciar portal" o código RFID referente ao produto "119515". Em seguida está sendo acionado o botão "Confirmar" e pelo fato do produto informado possuir o mesmo saldo configurado na operação da transação, o item é incluído na transação sem nenhuma restrição.


Imagem 07 - Ao consultar novamente o código RFID referente ao produto informado, pode ser visto que o saldo do mesmo passou a ser "TESTE", respeitando assim o saldo de entrada configurada na operação utilizada na transação demonstrada anteriormente.

Abaixo será demonstrado um exemplo validando o processo de acerto de consignação por RFID.

Imagem 01 - Demonstra o componente PRDFC109, onde está sendo consultado o código RFID referente ao produto "119516" e pode ser observado que o saldo atual do mesmo é "DISPONIVEL".


Imagem 02 - Demonstra o componente GERFM276, onde está sendo consultada a operação "1229" e pode ser observado que o saldo da mesma é igual a "1 - FISICO".


Imagem 03 - Demonstra o componente TRAFP092, onde está sendo informado a pessoa "27087", em seguida selecionada a operação "1229" e acionado o botão "Processar...". Pelo fato do saldo do produto ser diferente do saldo da operação, a mensagem é apresentada e o acerto de consignação não é realizado.


Imagem 04 - Demonstra um outro código RFID referente ao mesmo produto, onde pode ser observado que o mesmo possuí o tipo saldo "FISICO".


Imagem 05 - Ao realizar o acerto novamente com o produto com saldo alterado, o faturamento é efetuado com sucesso.

Imagem 01 - Pode ser observado que o saldo atual do RFID consultado é "FISICO".


Imagem 02  - Demonstra o componente GERFM276, onde está sendo consultada a operação de devolução "988" e pode ser observado que o saldo configurado da mesma é igual a "2 - DISPONIVEL".


Imagem 03 - Demonstra o componente TRAFP086, onde está sendo realizado a devolução do RFID referente ao produto "119515" utilizando a operação de devolução "988" através do botão "Finalizar devolução". Logo após a mensagem informando que o processo de devolução foi realizado com sucesso.


Imagem 04 - Ao consultar novamente o RFID referente ao produto, pode ser visto que o saldo do mesmo passou a ser o da operação de devolução utilizada anteriormente.

Abaixo será demonstrada a validação que compara o saldo do RFID com o saldo da operação da venda, no processo de contagem do pedido de venda.

Imagem 01 - Pode ser observado que para o RFID referente ao produto "119516" o saldo atual é "DISPONIVEL".


Imagem 02 - Demonstra o componente GERFM276, onde pode ser visto que o saldo referente a operação de venda "2019" é "1 - FISICO".


Imagem 03 - Demonstra o componente PEDFM037, onde está sendo criada uma contagem para o pedido "19341", em seguida ao informar o código RFID referente ao produto em questão, pelo fato do saldo do RFID ser diferente do saldo da operação, é apresentado o componente GERFP008, apresentando a inconsistência e a contagem do item não é realizada.

Imagem 01 - Demonstra o componente PRDFC109, onde está sendo consultado um RFID referente a um produto "119515" e pode ser observado que o saldo do mesmo é igual a "DISPONIVEL" e a situação do RFID é "Em andamento".


Imagem 02 - Demonstra um outro código referente ao mesmo produto e pode ser observado que o saldo do mesmo é "DISPONIVEL" e a situação do RFID é "Em produção".


Imagem 03 - Demonstra o componente BALFP009, onde está sendo criada a contagem "15890" para o balanço "252" e informado dois itens para a contagem, sendo que dentre os itens informados, apenas o item "1" é um dos demonstrados anteriormente. Em seguida está sendo acionado o botão "F10 Encerrar".


Imagem 04 - Ao acionar o botão mencionado anteriormente, a mensagem acima é apresentada e a opção "Sim" selecionada.


Imagem 05 - Em seguida a mensagem acima é apresentada, informando que a contagem foi encerrada com sucesso.


Imagem 06 - Após realizar a contagem do balanço em questão, é acessado o componente BALFM015, informado o balanço "252" e acionado o botão "Encerrar balanço".


Imagem 07 - Ao acionar o botão mencionado anteriormente, é apresentada a mensagem acima e o botão "Sim" é acionado.


Imagem 08 - Ao selecionar a opção mencionada anteriormente, a mensagem acima é apresentada informado que o balanço foi encerrado com sucesso.


Imagem 09 - Ao consultar o item informado na contagem do balanço, pode ser observado que o saldo do mesmo passou a ser "FISICO" e que a situação do mesmo continua "Em andamento".


Imagem 10 - Já para o RFID do mesmo produto que não foi utilizado, o saldo foi removido e a situação do RFID passou a ser "Cancelado".


Abaixo será demonstrado o componente PRDFP123 com o novo campo "Tipo de saldo", apresentando o saldo em que o RFID informado se encontra.

Imagem 11 - Demonstra o componente PRDFP123, onde pode ser observado ao informar o código RFID referente ao produto "119516" o tipo de saldo "DISPONIVEL".

Imagem 01 - Demonstra o componente PRDFC109, onde está sendo consultado um código RFID referente ao produto "119515" e pode ser observado que o saldo do mesmo é igual a "FISICO".


Imagem 02, 03 e 04 - Está sendo acessado o componente TRAFM060, em seguida criada a transação "19749" com uma operação de transferência de saldo, e adicionado via portal, o código RFID demonstrado anteriormente, em seguida foi realizado o encerramento da transação.


Imagem 05 - Ao consultar novamente o RFID informado na transação, pode ser observado que o seu saldo foi alterado para "DISPONIVEL" devido a operação utilizada na transação, ter o tipo de saldo configurado.


Imagem 06, 07 e 08  - Em seguida está sendo acessado o componente TRAFP006, e realizado o cancelamento da transação "19749".


Imagem 09 - Ao consultar o saldo do RFID utilizado anteriormente, pode ser observado que o saldo retornou para "FISICO" demonstrando assim que o processo de retorno do saldo anterior, foi realizado com sucesso.