01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Moda |
---|---|
Segmento: | Varejo |
Módulo: | Moda - Financeiro |
Função: | FCRFP190 - Recebimentos pelo componente FCRFP190 |
País: | Brasil |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Realizar corretamente o recebimento das faturas no componente FCRFP190 através dos diversos tipos de documentos disponíveis para realização do recebimento.
03. SOLUÇÃO
Foi realizada a implementação do recebimento de forma Total ou Parcial com todos os tipos de documentos disponíveis conforme abaixo, para recebimento das faturas do respectivo Cliente selecionado no filtro. Também implementado o botão Isentar juros no qual é possível realizar o abatimento dos juros incidentes sobre a fatura no qual o recebimento estará sendo realizado.
Nos casos em que o recebimento apenas em Dinheiro ou juntamente com outro tipo de documento gera Troco, quando o valor do Troco for menor que o valor em Dinheiro, tanto na liquidação quanto na conta, o documento Troco não é demonstrado. Já quando o valor de Troco for maior do que o valor em Dinheiro, constará na liquidação e na conta apenas o valor do Troco e o outro tipo de documento utilizado.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento efetuado com sucesso.
Imagem 2 - Demonstração da fatura em questão baixada com o documento Dinheiro e a movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento.
Imagem 3 - Recebimento efetuado em Dinheiro com Troco.
Imagem 4 - Demonstração da liquidação gerada contendo apenas o recebimento total da fatura em Dinheiro sem o Troco.
Imagem 5 - Demonstração da movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento com o documento Dinheiro e possuindo Troco, demonstrando apenas o recebimento em Dinheiro.
Conforme mencionado, nos casos em que o recebimento em Dinheiro juntamente com o Cheque gera Troco, quando o valor do Troco for menor que o valor em Dinheiro, tanto na liquidação quanto na conta, o documento Troco não é demonstrado. Já quando o valor de Troco for maior do que o valor em Dinheiro, constará na liquidação e na conta apenas o valor do Troco e o Cheque.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento efetuado com sucesso.
Imagem 2 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Cheque.
Imagem 3 - Recebimento efetuado em Cheque com Troco.
Imagem 4 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Cheque e Troco.
Imagem 5 - Demonstração da movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento com o documento Cheque e possuindo Troco.
Imagem 6 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Dinheiro e Cheque contendo Troco devido a ter sido maior do que o valor recebido em Dinheiro.
Imagem 7 - Exemplo de movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento com o documento Dinheiro e Cheque, possuindo Troco, demonstrando apenas o Cheque e o Troco.
Imagem 8 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Dinheiro e Cheque sem conter Troco devido a ter sido menor do que o valor recebido em Dinheiro.
Imagem 9 - Exemplo de movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento com o documento Dinheiro e Cheque, possuindo Troco, demonstrando apenas o Cheque e o Dinheiro.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento total efetuado em Cartão de crédito e Débito.
Imagem 2 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Cartão de crédito (Parcelado em 2 vezes) e Cartão de débito.
Imagem 3 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora de crédito, sendo a primeira parcela do Cartão de crédito contendo os dados de autorização e NSU.
Imagem 4 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora de crédito, sendo a primeira parcela do Cartão de crédito contendo os dados de autorização e NSU.
Imagem 5 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora de crédito, sendo a segunda parcela do Cartão de crédito contendo os dados de autorização e NSU.
Imagem 1 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em TEF (Cartão de Débito).
Imagem 2 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora do TEF, contendo os dados de autorização e NSU.
Imagem 3 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em TEF (Cartão de Crédito parcelado em 5 vezes).
Imagem 4 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora do TEF, contendo os dados de autorização e NSU para cada parcela.
Imagem 5 - Demonstração do recebimento total efetuado em 2 TEFs.
Imagem 6 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em 2 TEFs (Cartão de Crédito parcelado em 2 vezes e 1 Cartão de débito).
Imagem 7 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora do TEF, contendo os dados de autorização e NSU para cada parcela.
Imagem 8 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora do TEF, contendo os dados de autorização e NSU para cada parcela.
Imagem 9 - Demonstração da fatura em aberto para a operadora do TEF, contendo os dados de autorização e NSU.
Imagem 1 - Demonstração do parâmetro TP_CREDEV_NF utilizado para controlar o Saldo de CREDEV com o valor 1.
Imagem 2 - Demonstração do recebimento total efetuado em CREDEV.
Imagem 3 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em CREDEV.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento total efetuado em Adiantamento.
Imagem 2 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura com Adiantamento.
Imagem 3 - Exemplo de movimentação na conta de caixa usuário utilizada do recebimento com o documento Adiantamento.
Recebimento realizado via Carteira Digital em PIX, com o parâmetro IN_GERA_PIX_ABERTO com o valor 1, ou seja, para realizar a geração da fatura do PIX em aberto.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento total efetuado em Carteira Digital PIX.
Imagem 2 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em PIX e com a fatura do PIX em aberto.
Imagem 3 - Demonstração das informações do PIX na fatura do tipo de documento PIX que é gerada em aberto.
Recebimento realizado via Carteira Digital em PIX, com o parâmetro IN_GERA_PIX_ABERTO com o valor 0, ou seja, para realizar a geração da fatura do PIX já baixada. Nesse caso apenas, quando o PIX já é gerado baixado há a movimentação na conta de banco, vinculada ao documento PIX no componente GERFL039.
Imagem 4 - Demonstração do recebimento total efetuado em Carteira Digital PIX.
Imagem 5 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em PIX e com a fatura do PIX já baixada.
Imagem 6 - Demonstração da movimentação do recebimento em PIX já baixado, na conta de banco vinculado ao documento PIX no GERFL039.
Para o recebimento realizado via Carteira Digital em PICPAY, o mesmo sempre será gerado em aberto para posterior baixa.
Realizando o recebimento com Adiantamento Carteira Digital via PIX, o sistema validará também para a geração da fatura do PIX o parâmetro IN_GERA_PIX_ABERTO (ADMFM013) e estando com o valor 1 a fatura do documento de recebimento PIX, será gerada em aberto, já estando o parâmetro com o valor 0 a fatura do documento de recebimento PIX será gerada já baixada.
Para o recebimento realizado com Adiantamento Carteira Digital em PICPAY, o mesmo sempre será gerado em aberto para posterior baixa.
Após utilizar o recebimento com Adiantamento Carteira Digital via PIX ou PICPAY, posteriormente é necessário efetuar a verificação do pagamento pelo componente GERFC014 através do botão Verificar pagamento. Dessa forma, a fatura em questão recebida com o tipo de documento Adiantamento Carteira Digital é baixada e não constará mais no componente FCRFP190.
Imagem 1 - Demonstração do recebimento total efetuado em Adiantamento Carteira Digital (PIX).
Imagem 2 - Demonstração da validação apresentada na seleção novamente da mesma fatura.
Imagem 3 - Demonstração da verificação de pagamento do PIX realizada.
Imagem 4 - Demonstração da liquidação gerada contendo o recebimento total da fatura em Adiantamento Carteira Digital (PIX) e com a fatura do PIX em aberto.
No botão Isentar juros é possível realizar o abatimento total ou parcial dos juros/multas incidentes de fatura em fatura que está em foco (Parâmetro TP_ISENCAO_ACRESCIMOS configurado com o valor 0) ou sobre a somatória total de todas as faturas selecionadas (Parâmetro TP_ISENCAO_ACRESCIMOS configurado com o valor 1), no qual o recebimento estará sendo realizado.
A isenção dos juros/multas poderá ser feita de 3 maneiras, sendo para o Cliente, Empresa ou Isenta.
Caso o parâmetro TP_ISENCAO_ACRESCIMOS estiver configurado com o valor 1 a opção Isenta somente irá ser disponibilizada para uso se a restrição ISENTA_JURO_MULTA (Componente ADMFM024) estiver liberada para o usuário.
Ao selecionar a opção Cliente será gerado automaticamente, uma nova fatura em aberto para a pessoa do Cliente com o valor de juros/multas abatidos, sobre a fatura recebida anteriormente no componente FCRFP190.
Ao selecionar a opção Empresa, será gerado automaticamente, uma nova fatura em aberto para a pessoa da Empresa com o valor de juros/multas abatidos, sobre a fatura recebida anteriormente no componente FCRFP190.
Ao selecionar a opção Isenta, o valor de juros/multas serão apenas abatidos sobre a fatura recebida anteriormente no componente FCRFP190, sem que haja a geração automática de uma nova fatura.
Primeiramente o exemplo abaixo foi realizado com o parâmetro TP_ISENCAO_ACRESCIMOS configurado com o valor 0.
Imagem 1 - Demonstração da fatura utilizada como exemplo no recebimento em atraso para geração de juros/multas.
Imagem 2 - Demonstração do preenchimento dos valores de isenção de juros/multas e como o cálculo dos respectivos valores são realizados.
Imagem 3 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 4 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada com a nova fatura em aberto com os valores de juros/multas contra a pessoa do "Cliente".
Imagem 5 - Demonstração das informações geradas na nova fatura em aberto para o "Cliente" com os valores de juros/multas.
Imagem 6 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 7 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada com a nova fatura em aberto com os valores de juros/multas contra a pessoa da "Empresa".
Imagem 8 - Demonstração das informações geradas na nova fatura em aberto para o "Empresa" com os valores de juros/multas.
Imagem 9 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 10 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada sem nenhuma nova fatura em aberto.
Já no exemplo abaixo o mesmo foi realizado com o parâmetro TP_ISENCAO_ACRESCIMOS configurado com o valor 1.
Imagem 11 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 12 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada com as novas faturas em aberto com os valores de juros/multas contra a pessoa do "Cliente".
Imagem 13 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 14 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada com as novas faturas em aberto com os valores de juros/multas contra a pessoa da "Empresa".
Imagem 15 - Demonstração da opção selecionada para isenção de juros/multas.
Imagem 16 - Demonstração da liquidação do tipo "Recebimento empresa" gerada sem nenhuma nova fatura em aberto.
No botão Desconto é possível lançar desconto no recebimento da fatura que está em foco. É necessário a liberação do parâmetro empresa "IN_RECEB_DESCTO_FAT" para faturas que não estão vencidas e do parâmetro empresa "IN_RECEB_DESCTO_ATRASO" para faturas que estão vencidas, desde que, não possuam acréscimos.
Imagem 1 - No componente FCRFP190, realizamos o recebimento de uma fatura utilizando o botão "Desconto" para atribuir um desconto na fatura durante o recebimento.
Imagem 2 - No componente FCRFC076, temos o detalhamento da liquidação gerada, em destaque o desconto aplicado na fatura.
Imagem 3 - No componente FCRFM001, temos o detalhamento da fatura recebida.
05. ASSUNTOS RELACIONADOS