Blog de Julho, 2013

Produto

:

RM - TOTVS Gestão Financeira - 11.40

 Processo

:

Aplicação Financeira

Subprocesso

:

Encerramento, resgate ou saldo da aplicação

Data da publicação

:

10/07/2013

As orientações abaixo são utilizadas para conferir as parametrizações necessárias ao uso da aplicação financeira, quando esta apresentar um saldo diferente do extrato bancário.

 

Desenvolvimento/Procedimento

 1 – CADASTRO DE COTAÇÕES

 Solicitar as cotações utilizadas pela agência bancária e conferir se o cadastro de cotação está preenchido com os valores diários e iguais ao banco. Para CDB e Fundos de Investimento deverá cadastrar cotações todos os dias úteis.

  •  As cotações de Poupança são disponibilizadas na internet (vide pesquisa Google “Rendimento de poupança”, por exemplo no link http://www.portalbrasil.net/poupanca_mensal.htm ).
  •  As cotações de CDB (taxas de DI Pré Over) encontram-se no site www.cetip.com.br (link Estatísticas/ Obtenha a série histórica do DI). 

2 – CADASTRO DE FERIADOS

  • Observar qual o feriado está configurado para ser utilizado pelas aplicações financeiras (“Parametros RM Fluxus/Controle Bancário/Aplicação Financeira”, campo “Calendário Oficial”).
  • Conferir neste calendário se as datas estão dentro do período da aplicação, por exemplo, a aplicação começa em 01/10/2012 e o calendário é de 01/01/2013, nesta situação o saldo da aplicação será calculado incorretamente.
  • O calendário utilizado pela aplicação financeira não pode ser alterado a sua data de início, o correto é acrescentar novos registros e nunca excluir (nem trocar o calendário).
  • Não deverá ter nenhum dia útil marcado com o Tipo “Feriado Nacional”.

OBSERVAÇÕES

  • Um exemplo de que o calendário foi alterado incorretamente, em algumas situações, é quando temos a seguinte solicitação: “Todas estas aplicações estão fechadas com o saldo correto até 31/12/2012, apenas em janeiro de 2013 é que os valores estão com diferença.”
  • Feriados Nacionais que devem estar cadastrados obrigatoriamente:
    01/janeiro – Ano Novo; 21/abril – Tiradentes;  01/Maio – Dia do Trabalho; 07/Setembro – Independência do Brasil;  12/Outubro – N.S.Aparecida;  02/Novembro – Finados;  15/Novembro – Proclamação da República; 25/Dezembro – Natal
  • Feriados nacionais com data variável:
    Carnaval – 47 dias antes da Páscoa; Corpus Christi – 60 dias após a Páscoa; Paixão de Cristo (ou Sexta-feira Santa) – antes do domingo de Páscoa

3 – TRATAMENTO VÉSPERA DE CARNAVAL

A véspera de Carnaval não é feriado nacional, mas as agências bancárias não calculam valor de cotação para este dia. Porém o saldo e rendimento da aplicação ficará errado no sistema se não cadastrar cotação em dias úteis.

Este dia não deverá estar cadastrado como feriado, deverá inserir uma cotação com valor igual ao dia anterior ao Carnaval OU inserir uma cotação com valor igual a zero. Segue como proceder em cada tipo de aplicação:

- CDB Pós Fixado -> inserir cotação com valor ZERO, na data segunda-feira véspera do carnaval.

- Fundo Curto prazo -> -> inserir cotação com valor IGUAL AO DIA ANTERIOR AO FERIADO, na data segunda-feira véspera do carnaval.

4 -  CONFERIR INDEXADOR

Conferir se o indexador indicado no tipo de Aplicação Financeira é realmente o correto. Por exemplo: Tipo de Aplicação de Fundo de investimento não poderá utilizar indexador de CDB. Para cada tipo de investimento haverá um indexador próprio.

 5 - SOMENTE APLICAÇÕES DO TIPO CDB PÓS FIXADO

      5.1 – RENDIMENTO

O valor do rendimento é calculado pelo saldo * FatorCDI.

Este fator CDI é disponibilizado no site WWW.cetip.com.br (Estatíticas/CALCULO DE ACUMULADO ENTRE DATAS), onde será necessário preencher qual a Taxa que a aplicação de CDB utiliza.

Exemplo:  data 23/03/2012 a 30/03/2012 (último dia útil do mês) com uma taxa de 20%, o fator do CDI será  1,00035997.

O valor da aplicação em março será (valor inicial * FatorCDI): 8.096.492,46 * 1,00035997 = 8.099.406,95

Ou seja, o rendimento será 8.099.406,95 – 8.096.492,46 = 2.914,49

    5.2 – CADASTRO DE COTAÇÕES PARA CDB POS-FIXADO

 -  Quando existe um feriado no mês, NÃO deve ter cotação cadastrada nesta data, pois os valores ficam incorretos. Por exemplo:  no feriado dia 20/02/2012 Carnaval não pode existir uma cotação com data 20/02/2012.

-  Inserir no cadastro de cotação a véspera do Carnaval com valor igual a zero. Por exemplo: 11/02/2013.

 

A  T  E  N  Ç  à O !!! 

É de extrema importância o cadastro de todos os feriados nacionais e cotações diárias da aplicação financeira (para CDB e Fundo de Investimento).
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo Help Desk.

Informações Técnicas

 

Tabelas Utilizadas

FTIOAPLFIN

FAPLFIN

Funções Envolvidas

Cadastro de aplicação financeira (cabeçalho)

Movimentos da aplicação

 

 

Remessa de Pagamento – Cópia das informações do SEGMENTO J52

 

Produto

:

Totvs Gestão Financeira – 11.50

Processo

:

Relatório de Remessa de Pagamento

Subprocesso

:

Segmento J52

Data da publicação

:

03/07/13

 

De acordo com a CIRCULAR Nº 3.598, DE 6 DE JUNHO DE 2012 a partir do dia 28/06/2013 os pagamentos com a forma de pagamento Boleto acima de R$ 250.000,00 devem gerar o segmento J52 no arquivo de remessa de pagamento enviado para o banco. Este boletim tem o objetivo de orientar nossos clientes a realizar a cópia dos campos do segmento J52 para os relatórios de remessa de pagamento que já estão em produção e são utilizados pelas empresas.

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

Procedimentos para cópia das informações do Segmento J52:

 

Atenção: Antes de realizar os procedimentos citados abaixo, crie uma cópia do relatório de remessa de pagamento que já é utilizado pela empresa. Realize as alterações nesta cópia, assim se ocorrer algum equívoco ou ação indevida, o relatório original será mantido.

 

1 – Acessar o RM Fluxus.exe

2 – Acessar o menu Relatórios/Gerador

 

 


3 – Importar o relatório que foi disponibilizado pela TOTVS, em nosso exemplo vamos utilizar o relatório de remessa de pagamento do banco Itaú ”07.02.008.0 - Pag. ITAU - com segmento J52”. Para importar o relatório selecione o ícone “Importar Relatório”.

 

 

 

4 – Após importar o relatório, clique duas vezes sobre o relatório para acessar a estrutura do mesmo. Dentro da estrutura utilize a barra de rolagem e vá até o segmento J.




 Repare que foi inserido o comando “#$D#$A” e depois os campos referentes ao segmento J52. Este comando irá realizar uma quebra de linha após o segmento J e os campos informados serão referentes à linha J52.

 OBS: Para que a linha do segmento J52 seja gerada corretamente, os campos “241 a 242”  e “243 a 262” que existem ao final do segmento J também devem existir ao final do segmento J52. Estes campos ficam visíveis e são processados internamente pelo sistema.

 

5 – Agora vamos copiar o comando referente à quebra e todos os campos do segmento J52.  Pressione a tecla “CTRL” e com a mesma pressionada, clique em todos os campos do segmento J52 (inclusive no comando da quebra e nos campos que devem existir no final do segmento conforme citados acima).

Com os campos selecionados, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “COPIAR”. Após clicar na opção “COPIAR” feche o relatório.


 

 OBS: Repare que os campos “241 a 242” e”243 a 262” também foram copiados. Estes campos não podem ficar de fora, caso contrário o arquivo de remessa será gerado de forma incorreta.


6 – Clique duas vezes no relatório oficial (relatório que já é utilizado normalmente pela empresa na geração da remessa e que foi criado uma cópia) para acessar a estrutura do relatório.

Em nosso exemplo vamos acessar o relatório de remessa de pagamento do banco ITAÚ.


7 - Dentro da estrutura utilize a barra de rolagem e vá até o segmento J. Depois de acessar o segmento J selecione a barra inferior para aumentar o tamanho do segmento, pois iremos inserir os campos copiados após o último campo do segmento J.

 

 

8 – Na área em branco, clique com o botão direito do mouse e selecione opção “Colar”.

 

 

9 – Após clicar em colar será apresentada a mensagem informando que já existe o campo no grupo do relatório, deve-se clicar em ok.


 

 

10 – Após clicar em ok para as mensagens apresentadas, os campos serão inseridos logo após o último campo do segmento J.

 

 

11 – Após inserir os campos sugerimos que o tamanho e as informações sejam conferidos com o segmento J52 do manual do Banco. Ex: Vamos conferir se a posição “001 a 003” do relatório está de acordo com o manual.

Então selecionamos o campo e clicamos com o botão direito do mouse. Após, deve-se clicar na opção “Propriedades “ e selecionar a aba “Preenchimento”. Verifique se o número de caracteres do campo está de acordo com o tamanho exigido no manual do banco para o campo em questão. Além do tamanho deve ser verificado se a informação existente no campo é a mesma solicitada no manual do banco.

 

 


12 – Após a conferência de todos os campos deve-se salvar as alterações . Ao clicar em “Salvar” será apresentada a mensagem abaixo, selecione o caminho e clique em ok.


 

 

13 – O próximo passo será gerar a remessa e validar junto ao banco. A linha J52 será apresentada abaixo da linha J.

 

 


No caso de dúvidas, favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.