Árvore de páginas



Visão geral


O TOTVS Fluig Plataforma possui integração nativa com o TOTVS Identity, no entanto, essas configurações possuem algumas especificidades que detalharemos nessa documentação.


Pré-requisitos



Configurando o aplicativo Fluig


01. Acionar o menu Aplicativos.

02. Localizar o aplicativo Fluig na lista.

03. Acionar o aplicativo e obter o applicationId.

04. O aplicativo Fluig de escolha deve possuir o applicationId 42.

05. Realizar a Integração da plataforma com o Identity.


Habilitando o modo de provisionamento no aplicativo Fluig


01. Acionar o menu Aplicativos.

02. Localizar o aplicativo Fluig na lista.

03. Acionar o aplicativo e obter o applicationId.

04. O aplicativo Fluig de escolha deve possuir o applicationId 42.

04. Acionar a opção Clonar para criar um novo aplicativo com as mesmas propriedades do atual.

05. Habilitar o Modo de Provisionamento Fluig.

Atenção

Não se deve habilitar o modo de provisionamento no aplicativo Fluig com applicationId 42, pois trata-se da integração nativa com o Identity. Para ativar o modo de provisionamento, é necessário clonar o aplicativo, obrigatoriamente. Descumprir essa recomendação ocasionará erros na integração.


Exemplificando os termos: contexto e empresa


Importante

01. Contexto: É o cadastro da empresa dentro do Identity, como se fosse a abertura de uma conta. Por padrão, são criados dois contextos: produção (*.fluigidentity.com) e homologação (*.customerfi.com), ambos com o mesmo Administrador Corporativo.

Não é necessário nenhuma configuração extra para que o usuário acesse os contextos, basta apenas aceitar o convite enviado por e-mail e definir a senha de login.

O Administrador Corporativo consegue cadastrar diversos sistemas através dos protocolos de autenticação de mercado (Thick, Plugin, SAML e Executável SAML). Esses sistemas serão os Aplicativos dentro do Identity, por exemplo, Fluig, RM, Protheus, Datasul, Jira, etc.

02. Empresa (ou tenant): A criação da empresa é realizada no Fluig utilizando o usuário wcmadmin. Nesse caso, a configuração da empresa é fundamental, pois definirá as principais características na plataforma, tais como seu administrador, volume, etc.

É possível adicionar mais de uma empresa em uma mesma instalação do Fluig. Cada empresa será identificada com um código (ou tenant), escolhido pelo próprio administrador.


01. Para fins didáticos, vamos considerar que a empresa EXEMPLAR S. A. possui dois contextos criados no Identity (produção e homologação). As URLs de acesso são:


02. No Identity, é permitido adicionar quantos aplicativos Fluig houver necessidade, tanto em produção (exemplar.fluigidentity.com), como em homologação (exemplar.customerfi.com). Entretanto, cada contexto do Identity suporta a integração com apenas uma empresa (ou tenant) do Fluig. 


03. Ainda utilizando um exemplo hipotético, a empresa EXEMPLAR S. A. possui duas instalações do Fluig. Sua equipe interna definiu uma instalação como ambiente de produção, e a outra, como ambiente de homologação. As URLs de acesso e seus respectivos IPs são:


04.Fluig Produção possui três empresas cadastradas com os códigos (ou tenants) 1, 2 e 3. Na prática, trata-se de uma única instalação Fluig, com 3 empresas e 3 códigos distintos:


05. Já o Fluig Homologação possui duas empresas cadastradas com os códigos (ou tenants) A e B. Na prática, trata-se de uma única instalação Fluig, com 2 empresas e 2 códigos distintos:


Cenários possíveis de integração: contextos (TO) empresas



01. Integração Produção (TO) Produção:

Nesse cenário, realiza-se a integração do Fluig Produção (https://exemplar-prod.fluig.com) com o contexto de Produção (exemplar.fluigidentity.com).

Atenção

Para cada contexto do Identity é suportada a integração com apenas uma empresa do Fluig. Sendo assim, o administrador deverá escolher em qual empresa (1, 2 ou 3) do Fluig Produção a integração será habilitada.


02. Integração Homologação (TO) Homologação:

Nesse cenário, realiza-se a integração do Fluig Homologação (https://exemplar-homol.fluig.com) com o contexto de Homologação (exemplar.customerfi.com).

Atenção

Para cada contexto do Identity é suportada a integração com apenas uma empresa do Fluig. Sendo assim, o administrador deverá escolher em qual empresa (A ou B) do Fluig Homologação a integração será habilitada.

03. Integração (Produção AND Homologação) (TO) Tenants-Produção:

Nesse cenário, as empresas 1 e 3 do Fluig Produção são integradas, respectivamente, aos contextos de Produção (exemplar.fluigidentity.com) e Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:

04. Integração (Produção AND Homologação) (TO) Tenants-Homologação:

Nesse cenário, as empresas A e B do Fluig Homologação são integradas, respectivamente, aos contextos de Produção (exemplar.fluigidentity.com) e Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:

05. Integração Homologação (TO) (Tenant-Produção AND Tenant-Homologação):

Nesse cenário, a empresa 2 do Fluig Produção e a empresa A do Fluig Homologação são integradas ao contexto de Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:

É um cenário possível por se tratar de duas instalações Fluig alocadas em servidores diferentes, com IPs distintos (100.11.0.1 e 200.22.0.2) e utilizando o mesmo contexto no Identity.

06. Integração Produção (TO) (Tenant-Produção AND Tenant-Homologação):

Nesse cenário, a empresa 3 do Fluig Produção e a empresa B do Fluig Homologação são integradas ao contexto de Produção (exemplar.fluigidentity.com). Na prática:

É um cenário possível por se tratar de duas instalações Fluig alocadas em servidores diferentes, com IPs distintos (100.11.0.1 e 200.22.0.2) e utilizando o mesmo contexto no Identity.

Saiba mais