Com o objetivo de verificar o desempenho do monitor de serviços do EAI, foi desenvolvida uma ferramenta de teste de estresse que a partir de um arquivo JSON é capaz de realizar diversas requisições em vários serviços monitorando informações como a data e horário de início, nome do serviço, URL do serviço, status de retorno da requisição e tempo total de execução do teste. Além disso, o desenvolvedor também é capaz de configurar a quantidade de vezes que a rotina será executada e o número de threads que serão utilizadas. A Figura a seguir demonstra a interface da ferramenta.


Para uso da aplicação é necessário que o usuário configure um arquivo JSON contendo todos os Endpoints, Sub Endpoints e Parâmetros obrigatórios para cada um deles. Na ferramenta desenvolvida, um Endpoint é caracterizado por um serviço que não necessita de parâmetros obrigatórios para que seja executado e pode fornecer ou não em seu retorno parâmetros necessários para a execução de um ou mais serviços. Um Sub Endpoint contém pelo menos um parâmetro obrigatório que precisa ser retornado pelo serviço que esteja no nível superior da hierarquia. É possível criar sub endpoints que estejam no mesmo nível da hierarquia, caso necessitem dos mesmos parâmetros.  A Figura a seguir demonstra um exemplo de um trecho de um arquivo JSON:


No trecho acima foi criado como Endpoint principal o serviço de Aplicação, que possuí como Sub Endpoint o Serviço de Transações. Os parâmetros "appID"  e "productCode" são retornados de maneira dinâmica no momento da requisição do Endpoint principal durante a execução da aplicação e serão utilizados pelo Sub Endpoint, substituindo os trechos "{0}" e "{1}" que serão preenchidos pelos conteúdos dos parâmetros correspondentes. A utilização do "@" deve ocorrer quando o serviço esperar mais do que um parâmetro.


Adicionalmente, a ferramenta permite que seja gerado um JSON de exemplo com o objetivo de auxiliar o usuário na criação de uma esteira de testes. Para isso basta clicar em "Criar arquivo de Exemplo", será aberta uma nova janela para que sejam informados o diretório e o nome do arquivo.


Para executar o teste de estresse, após a configuração do arquivo JSON basta clicar em "Executar Teste" e acompanhar as informações geradas na guia de Log.  Na guia de Log você poderá salvar os resultados da execução em um arquivo CSV.


 

Todos os campos devem ser obrigatoriamente preenchidos. Caso algum deles não seja informado, a ferramenta não será executada de maneira correta. Adicionalmente, a quantidade de threads e a quantidade de repetições na execuções de cada serviço permitem que o desempenho de cada um deles seja avaliado com precisão, pois caso haja um aumento significativo no tempo de retorno o mesmo não está tendo a performance adequada. Da mesma forma, caso o tempo de retorno continue próximo mesmo com várias requisições simultâneas o serviço está apresentando um desempenho satisfatório. A Figura a seguir demonstra a aplicação com todos os parâmetros preenchidos. Ao final deste documento, é apresentada uma breve descrição sobre o conteúdo esperado por cada campo.



Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

http://api.totvs.com.br/MsgUnica/

Informações gerais sobre os serviços implementados para monitoramento do EAI

http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=239010422

 Serviços já implementados para monitoramento do EAI



Principais Campos:


ParâmetrosDescrição
ServerCaminho completo do servidor onde os serviços se encontram.
UsuárioUsuário utilizado para realizar as requisições nos serviços.
SenhaSenha utilizada para realizar as requisições nos serviços.
Arquivo JSONCaminho completo do arquivo JSON.
Qtd. ThreadsQuantidade de Threads executadas.
Qtd. RepetiçãoQuantidade de Vezes que a execução de um serviço será realizada.


    

Conteúdos Relacionados:

Maior detalhamento sobre os serviços disponíveis pode ser consultado no link:

http://api.totvs.com.br/MsgUnica/