Filtro Relacional do Browse possibilita a definição de um filtro em uma tabela baseado em campos de outra tabela relacionada.

Procedimentos para utilização: 


Em qualquer browse que tenha relação entre tabelas, selecione a opção filtrar, e seguida botão ações relacionadas e Relacionar

Ao lado direito são apresentadas as tabelas que tem relacionamentos com a tabela da rotina principal.

Ao lado esquerdo é apresentado o(s) campo(s) que se relaciona com as tabelas.

Selecione o campo ao lado do relacionamento.

Clique em criar filtro 

É apresentado a opção de escolha de Tabela principal (rotina acessada) e a Tabela Relacional.

Após confirmar, a tela de configuração do filtro é apresentada com as campos disponíveis da tabela escolhida.

Estou efetuando um filtro onde quero buscar os registros da Tabela Relacional onde a data de emissão for referente ao ano de 2016 em diante

Existem 3 registros no browse antes de aplicar o filtro relacional 

Aplicado o filtro não foi encontrado nenhum registro disponível na condição do filtro.

Na tabela SC5(tabela relacional) eu efetuei a inclusão de 1 registro que se encaixa no filtro realizado na tabela principal.

Agora ao executar o filtro novamente na tabela principal é encontrado um registro na condição 

O filtro relacional é executado e o registro é encontrado corretamente



Comportamento de filtro do browse

Ao ser realizada a adição de um Filtro Relacional, e esse filtro não puder ser aplicado por algum motivo (um relacionamento não existente por exemplo), uma mensagem será apresentada informando que o filtro não pôde ser aplicado, quais tabelas envolvidas e qual filtro relacional tentou ser aplicado.




Aviso:

Caso se depare com a mensagem de erro: "Filtro relacional não pôde ser aplicado"



A mensagem apresentada trata-se de uma proteção criada para filtros relacionais que encontram algum problema para ser aplicado, como a não existência de um relacionamento na SX9 ou a não utilização da tabela no menu em que a rotina foi adicionada (tabelas selecionadas ao colocar a rotina no menu).

A tabela SX9 é a responsável pelos relacionamentos das tabelas no Protheus, nela encontra-se as tabelas que se relacionam e o campo que realiza esse relacionamento.

As tabelas da rotina no menu são selecionadas no momento do cadastro da rotina, abaixo a tela do configurador onde a seleção é realizada:


Antes dessa proteção, dados que não eram para ser apresentados no browse poderiam aparecer, devido a não aplicação de um filtro que era para ser aplicado. Ao ser apresentada essa mensagem, deve-se verificar exatamente as informações já citadas: se existe um relacionamento entre as tabelas apresentadas na mensagem ou se as tabelas apresentadas se encontram adicionadas no menu da rotina, através do Configurador.

Caso não exista uma das opções, realizar a adição e posteriormente testar novamente. Caso esteja tudo correto entrar em contato com a equipe de Suporte TOTVS para análise.