O processo de verificação da Integridade Referencial testa todos os relacionamentos cadastrados no SX9 garantindo que as informações gravadas na base estejam respeitando estes relacionamentos.


Verificação de integridade por threads
Thread é um pequeno programa que trabalha como um subsistema independente de um programa maior, executando alguma tarefa específica. Um programa dividido em várias threads pode rodar mais rápido que um programa monolítico, pois várias tarefas podem ser executadas simultaneamente, permitindo compartilhar os recursos do Sistema.
Para ganho de performance no processamento da verificação da integridade, deve-se configurar o parâmetro "MV_INTTHR” que define o número de threads que deverão ser executadas ao mesmo tempo pelo Sistema.


Exemplo de utilização:
Considere uma Base de Dados com 300 registros a efetuar a verificação da integridade e o parâmetro “MV_INTTHR” preenchido com “3” (três), configurado para executar três threads simultaneamente. Observe o diagrama exemplificando como será efetuado o processamento da verificação.


Procedimentos
Para acessar o processo de verificação:

1. Selecione "Verificação" e após ler a descrição da rotina, clique em "Ok".
2. Selecione as empresas que terão a base verificada e clique em "OK".

Ao iniciar o processo, será apresentada uma régua de progressão, indicando qual tabela está tendo seu conteúdo analisado.

Ao final da verificação, não existindo divergências, o processo apresentará mensagem informando que a base está íntegra.
3. Clique em "OK".

Caso existam divergências, o programa exibirá um relatório indicando-as.

Na opção Sintética, o relatório indicará quantas ocorrências não estão íntegras para cada relacionamento.

Na opção Analítica, o relatório apresentará todas as ocorrências que violam o relacionamento cadastrado.

 


 

Procedimentos prévios para segurança da base de dados com Integridade Referencial, na aplicação de Compatibilizadores.

ATENÇÃO!
O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*
A rotina cria varias procedures para testar a integridade e sendo assim o banco de dados utilizado deve estar homologado para utilizar procedure.

 

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
 
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
 
i.    No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
ii.    Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
iii.    Se  Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
iv.   Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade estará(rão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
v.   Nestes casos descritos nos itens iii ou ivE SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opçãoIntegridade/Desativar (APCFG60D).
vi.   Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
vii.   Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativadaSE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
 
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!