Páginas filhas
  • Release incremental do Protheus 12

 

O RELEASE INCREMENTAL  é um processo que tem por objetivo disponibilizar, a partir da versão 12, a atualização contínua e incremental do sistema Microsiga Protheus, através de um processo simples, ágil e seguro para o cliente.

Dessa forma, os ambientes de clientes são atualizados de forma contínua por pacotes menores de fontes e dicionários a serem liberados em intervalo regular (de 2 em 2 meses, por exemplo).

 

Os pacotes são disponibilizados no formato incremental, ou seja, um pacote mais novo contém suas próprias modificações acrescido das modificações dos pacotes anteriores. Dessa forma, não é necessário ao cliente aplicar vários updates em sequência, e sim apenas o último update.

 

Ferramentas de segurança foram disponibilizadas para impedir que o sistema seja utilizado caso for aplicado um pacote de fontes sem a correspondente atualização do metadado e da base de dados.

 

Metadados

 

As atualizações de metadados (dicionários) e bases de dados são disponibilizadas ao cliente através de dicionários diferenciais.

 

Toda a atualização de metadados e base de dados do release incremental é efetuada através da ferramenta UPDDISTR. Dessa forma, na versão 12, não existirão mais atualizações de dicionários e bases de dados através de programas “UPDATE”.

 

Observação: para informações sobre seu uso, consulte o artigo sobre o UPDDISTR.

 

Quando o dicionário de dados de um cliente é atualizado usando o dicionário de atualização com a versão digamos 002, é registrado nesta instalação que a versão do dicionário de dados agora é a 002. Este número de versão do dicionário permite que seja feita a validação entre programas e versão do metadado (dicionário).

 

Digamos que o cliente recebeu um update do repositório que contém um novo módulo e necessita da versão 003 do metadado. Ao tentar usar o novo módulo, o cliente recebe o aviso que necessita da versão 003 do metadado mas está na versão 002.

 

O objetivo desta nova abordagem é impedir que o cliente utilize um ambiente que não possua perfeita sincronização ente metadados, base de dados e repositório.

 

Observação: É fundamental que antes da aplicação de qualquer atualização no dicionário de dados seja feito um backup do mesmo. Se a marca do repositório não coincidir com a marca de metadados não será possível utilizar o sistema com o repositório atualizado a não ser que a base seja também atualizada.  

 

Marcas do release incremental

 

Marca do repositório padrão

 

A marca do repositório padrão é criada quando do lançamento de um novo repositório ou pacote completo de atualização.

 

Marca de pacotes de atualização

 

A marca de pacotes de atualização refere-se às atualizações pontuais de repositório. Esta marca é enviada juntamente com as novas regras de negócios na atualização de pacotes através de chamados e atualizada no ambiente quando da aplicação do pacote no TDS.

 

Marca de metadados (dicionário)

 

A marca de dicionário é criada ou atualizada nas seguintes situações:

 

  • Criação de uma instalação nova na versão 12
  • Migração da versão 11 para a versão 12 (completa), através da ferramenta MP710TO120
  • Atualização do release incremental da versão 12 através de UPDDISTR 

 

Criação do ambiente – Ao ser criado um novo ambiente ou novo grupo de empresas, a marca de release  é criada baseada no conteúdo do arquivo de dicionário completo (SXSppp.txt), onde ppp é a sigla da localização (país) a ser atualizada. A marca será armazenada criptografada local específico.

 

                   

 

Validação do release

 

Para utilizar o sistema, serão validadas as três marcas existentes:

 

  • Marca padrão do repositório.
  • Marca de pacotes de atualização.
  • Marca do metadado (dicionário) e base de dados.

 

A validação será executada imediatamente após o login do usuário e irá validar o release. Em caso de divergência entre qualquer uma das marca a validação irá abortar o sistema alertando para a inconsistência.  

 

No caso exemplificado abaixo, foi atualizado um pacote pontual de repositório para a marca 003, mas o repositório padrão e dicionário de dados continuam na marca 002.

 

Para voltar a utilizar o sistema, o Administrador tem 2 opções:

 

Opção 1 :Efetuar a atualização do metadado através de UPDDISTR e do repositório padrão para a marca 003.

 

Ou, caso não seja possível no momento:

 

Opção 2 : Restaurar o repositório para a posição antes da atualização do pacote, que contenha a marca 002.

 

 

Exibição do release – O release exibido ao usuário é derivado das marcas presentes no repositório e metadados. Devido ao fato de obrigatoriamente as três marcas serem iguais, apenas um valor é exibido.

 

 

 

 

 

 

Status do documentoConcluído
Data11/02/2015
Versão1.0
Versão anterior1.0
Autores

Sergio Luis De Alcantara Silveira

  • Sem rótulos