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Boletim Técnico: Cadastro de Regras de Apontamento
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Foi criada rotina Atualizações / Cadastros / Regras (PMSA097) cujo objetivo é permitir a classificação dos apontamentos como produtivo, improdutivo ou retrabalho de terceiros quando o projeto utiliza o controle de rejeições.
ID do Chamado
SCSPW2
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPMS
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Regras (PMSA097)
    Número da FNC
    00000016691/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDPMS
    Procedimentos para Implementação

     

        Importante:
    Antes de executar o compatibilizador U_UPDPMS é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


     
     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client digite U_UPDPMS no campo Programa Inicial.
          Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 22/10/2010.
    2.    Clique em OK para continuar.
    3.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.    Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela AN3 - “Regras”:

    Campo
    AN3_FILIAL
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Filial
    Descrição
    Filial do sistema
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Insira a filial

     

    Campo
    AN3_ORDEM
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    3
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Ordem
    Descrição
    Ordem
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    ExistChav(“AN3”)
    Help
    Insira a ordem

     

    Campo
    AN3_REGRA
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    200
    Decimal
    0
    Título
    Regra
    Descrição
    Regra
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Sim
    Help
    Insira a condição de execução da regra

     

    Campo
    AN3_HORAS
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    50
    Decimal
    0
    Título
    Horas
    Descrição
    Expr. Do numero de horas
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Sim
    Help
    Insira a expressão que irá retornar o número de horas

     


     
     

    Campo
    AN3_TIPO
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Tipo
    Descrição
    Tipo do Apontamento
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Sim
    Opções
    1=Produtivo;2=Improdutivo;3=Retrabalho de Terceiros
    Val. Sistema
    Pertence(“123”)
    Help
    Insira o tipo do apontamento

     
    ·       Tabela AF8 - “Projetos”:

    Campo
    AF8_PAR002
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Tp.Ctr.Rej.
    Descrição
    Tipo Controle Rejeicao
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Opções
    1=Por FNC;2=Por Tarefa;3=Não Utiliza
    Relação
    “3”
    Val. Sistema
    Pertence(“123”)
    Help
    Insira o tipo de controle de rejeição

    ·       Tabela AF9 - “Tarefas”:

    Campo
    AF9_TPHORA
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Tipo Horas
    Descrição
    Tipo de horas
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Opções
    1=Produtiva;2=Improdutiva;3=Não Utiliza
    Relação
    “3”
    Val. Sistema
    Pertence(“123”)
    Help
    Insira o tipo de horas da tarefa

     
    ·       Tabela AFU - “Apontamentos”:

    Campo
    AFU_TPHORA
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Tipo Horas
    Descrição
    Tipo de horas
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Opções
    1=Produtiva;2=Improdutiva;3=Não Utiliza
    Relação
    “3”
    Val. Sistema
    Vazio() .Or. Pertence(“123”)
    Help
    Insira o tipo de horas do apontamento

    2.   Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

    Chave
    Nome
    Modo
    PYME
    AN3
    Cadastro de Regras
    E
    S

     
    3.   Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice
    AN3
    Ordem
    1
    Chave
    AN3_FILIAL + AN3_ORDEM
    Descrição
    Ordem
    Proprietário
    S

    Procedimentos para Configuração
    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGAPMS, conforme instruções a seguir:

    Menu
    Atualizações
    Submenu
    Cadastros
    Nome da rotina
    Regras
    Programa
    PMSA097
    Módulo
    Gestão de Projetos
    Tipo
    Função Protheus
    Tabelas
    AN3

    Procedimentos para Utilização

     

    1.    No Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Cadastros / Regras (PMSA097).
    O sistema apresenta a janela de Regras.
    2.      Informe os dados conforme orientações de help de campo e confirme.


    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    AN3 – Regras de Apontamento

    • Sem rótulos