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  • Periodicidade na Incompatibilidade de Procedimento

Boletim Técnico: Periodicidade na Incompatibilidade de Procedimento
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria que contempla a periodicidade na incompatibilidade de procedimento considerando as seguintes situações:•  Permite limitar o período da consulta ao histórico do paciente, durante a verificação de incompatibilidade no nível de dente/região.•  Define o sentido da verificação de incompatibilidade e, desta forma, o cliente pode selecionar o sentido único ou sentido duplo.•  Define se a verificação da incompatibilidade pode ser feita através da matrícula do contrato ou pela matrícula da vida.No cadastro de procedimentos incompatíveis no nível de dente/região, foram criados os campos Quantidade (B08_QUANTI) e Unidade (B08_UNIDAD) para que o usuário possa informar o fator que limita o período de consulta ao histórico do paciente em busca de incompatibilidade.O período deve ser informado na parametrização da incompatibilidade, individualmente, podendo variar em cada caso cadastrado e, por este motivo, não existe um período padrão que vale para todos.O parâmetro MV_PLSMTVD permite selecionar se a verificação é feita pela matrícula do contrato (conteúdo igual a 1) ou pela matrícula da vida (conteúdo igual a 2).O parâmetro MV_PLSSENT permite escolher o sentido da verificação de incompatibilidade, que pode ser pela forma unilateral em sentido único (conteúdo igual a 1) ou de forma bilateral em sentido duplo (conteúdo igual a 2). Essas informações são consideradas na utilização da Autorização Odontológica e Mudança de Fase de Guias.Ao digitar um procedimento e dente/região nas rotinas de Autorização, o sistema verifica por incompatibilidades na mesma guia e, também, no histórico de procedimentos do beneficiário. Caso encontre, é apresentada uma crítica.
ID do Chamado
SCZQCR
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAPLS
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Autorização Odonto (PLSA094C); Tabela Padrão (PLSA940)
    Parâmetros Envolvidos
    MV_PLSSENT; MV_PLSMTVD;
    Número da FNC
    000000257422010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDPLS21
    Procedimentos para Implementação

        Importante:

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDPLS21 é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXS" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     Atenção!
    A tabela alterada pode resultar em estouro de espaço em disco.
    Qualquer ajuste que incida alteração em uma tabela no banco de dados cria uma tabela de backup que não é apagada automaticamente ao finalizar o processo, portanto, ela é mantida por segurança e para possível conferência do usuário.
    1.      Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client digite U_UPDPLS21 no campo Programa Inicial.
    2.      Clique em OK para continuar.
    3.      Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
    4.      Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    5.      Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    6.      Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    7.      Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    8.      Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.      Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       B08 – Procedimentos Incomp. X Dente
     

    Campo
    B08_QUANTI
    Tipo
    N
    Tamanho
    3
    Decimal
    0
    Formato
    999
    Título
    Quantidade
    Descrição
    Quantidade de Tempo
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    Positivo
    Help
    Informe o período de intervalo em que este procedimento é considerado incompatível.

     
     

    Campo
    B08_UNIDAD
    Tipo
    C
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Unidade
    Descrição
    Unidade
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Opções
    1=Dias; 2=Meses; 3=Anos
    Help
    Informe a Unidade de Medida que representa o numeral informado no campo Quantidade.

     

    Procedimentos para Configuração

     

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

    Itens/Pastas
    Descrição
       Informações
    Nome
    MV_PLSSENT
    Tipo
    Caractere
    Cont. Por.
    1
       Descrição
    Descrição
    Determina o sentido de verificação do cadastro de incompatibilidade de procedimento e dente/região.
    A regra desta verificação, também, é considerada pelas rotinas de procedimentos incompatíveis e procedimentos incompatíveis da RDA.

     

    Itens/Pastas
    Descrição
      Informações
    Nome
    MV_PLSMTVD
    Tipo
    Caractere
    Cont. Por.
    1
       Descrição
    Descrição
    Determina a matrícula que deve ser considerada para pesquisar o histórico do paciente na verificação da incompatibilidade.
    A regra desta verificação, também, é considerada pelas rotinas de procedimentos incompatíveis e procedimentos incompatíveis da RDA.

     
    Procedimentos para Utilização

    Cadastro Procedimentos Incompatíveis da RDA

    1.      No módulo Plano de Saúde acesse Atualizações / Procedimento / Tabela Padrão (PLSA940).
    2.      Selecione um procedimento odontológico e clique em Dente/Região.
    3.      Escolha um dente/região, clique em Proc. Incomp. e, em seguida, Incluir.
    4.      Preencha os dados de acordo com orientações do help de campo.
    5.      A informação preenchida nos campos Quantidade (B08_QUANTI) e Unidade (B08_UNIDAD) abrange o período de pesquisa no histórico do paciente para checagem da incompatibilidade.
          Observação
    Ao fazer a verificação de incompatibilidade, o sistema considera o parâmetro MV_PLSSENT que apresenta as situações:
    ·           Verificação em sentido duplo com conteúdo igual a 1: ao parametrizar a incompatibilidade entre dois procedimentos, o sistema não considera a ordem de execução entre eles, porém, ao tentar executar o segundo é exibida uma crítica por incompatibilidade.
    ·           Verificação em sentido único com conteúdo igual a 2: o sistema analisa a ordem exata em que a incompatibilidade foi cadastrada.
    Exemplo
    O usuário acessa o procedimento 01010101 e dentro dele informa o procedimento 02020202. Na tentativa de executar o 01010101 com o procedimento 02020202 apresentado no histórico do paciente, o sistema realiza a crítica, porém, para situação contrária isso não ocorre. Desta forma, se os dois procedimentos forem incompatíveis entre si, a parametrização de incompatibilidade deve ser feita nos dois procedimentos.
     
    Rotina de Atendimento: Autorização Odontológica
    Ao informar um procedimento na Autorização Odontológica (PLSA094C), o sistema verifica no histórico do beneficiário e na mesma guia, algum procedimento e dente/região que sejam incompatíveis com o que esta sendo digitado, de acordo, com o que foi cadastrado. Para consultar o histórico, o tempo é um fator considerado, assim como, a informação apresentada no parâmetro MV_PLSMTVD, que determina a pesquisa do sistema através da matrícula do contrato do usuário ou a matrícula da vida.
    Ao encontrar incompatibilidades, é apresentada a crítica ou o procedimento é enviado para auditoria, conforme regras determinadas pelo cliente.
     
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    B08 – Procedimentos Incomp. X Dente

    • Sem rótulos