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  • Rateio do Pedido de Compras por Edital

Boletim Técnico: Rateio do Pedido de Compras por Edital
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria na rotina Editais (GCPA002) com a nova funcionalidade de Geração de Rateio dos Itens, baseada nas Solicitações de Compras (MATA110). Ao gerar um pedido de compras através de um edital, cuja origem deste edital seja baseada em Solicitações de Compras, e nela informada as entidades contábeis, o sistema efetua o Rateio dos itens do pedido de acordo com as entidades contábeis informadas nas solicitações. Deste modo é possível identificar as entidades contábeis solicitantes de cada item do Pedido de Compras (MATA120).Anteriormente não era possível identificar as entidades contábeis solicitantes dos itens de pedidos gerados através de um Edital (GCPA002). No antigo processo, ao gerar o edital com base nas solicitações de compras e posteriormente um pedido de compras, os itens iguais eram aglutinados e somados.Também não havia Lançamento Padrão Contábil e Ponto de Lançamento Orçamentário para Pedidos de Compras gerados por edital onde não era possível identificar as entidades contábeis solicitantes. Criado o Lançamento Padrão Contábil e o Ponto de Lançamento Orçamentário para pedidos realizados do edital, em que não é possível identificar as entidades contábeis solicitantes. Abrangendo os seguintes casos:•	Solicitações onde não foram informadas as entidades contábeis.•	Para editais incluídos sem solicitações, que são gerados a partir da tela de Manutenção do Edital na opção Incluir.•	Parâmetro MV_GCPRATP com valor .F.
ID do Chamado
SDCJKZ
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGACOM
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    GCPA002 - Manutenção do Edital, GCPA011 - Pedidos de compra do Edital, MATA120 - Pedidos de Compra, MATA110 - Solicitações de Compras.
    Número da FNC
    000000300892010
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDCOM16
    Procedimentos para Implementação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

        Importante:

    Antes de executar o compatibilizador UPDCOM16 é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS_DATA\ SYSTEM).

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDCOM16 no campo Programa Inicial.

          Importante:

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 31/01/2011.

    2.    Clique em OK para continuar.

    3.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.    Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    5.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    6.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    7.    Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.    Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_GCPRATP

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    Define se será feito o rateio por pedidos efetuados pelo edital - .T.  Efetua rateio .F. Não efetua rateio

    Valor Padrão

    .F.

     

    Procedimentos para Configuração

    PARA PARÂMETROS

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

    Nome

    MV_GCPRATP

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

    Descrição

    Define se será feito o rateio por pedidos efetuados pelo edital - .T.  Efetua rateio .F. Não efetua rateio

     

    Nome

    MV_PCOINTE

    Tipo

    Caracter

    Cont. Por.

    1

    Descrição

    Indica se a integração dos processos do Planejamento e Controle Orçamentário com os processos de Lançamentos / Bloqueios esta ativa (1=Sim/ 2=Não).

    Procedimentos para Utilização

    Rateio dos Itens de Pedidos Gerados por Edital

    1.    Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Solicitar / Cotar / Solicit. de Compras (MATA110).

    O sistema apresenta a tela de Solicitação de Compras.

    2.    Clique em Incluir.

    3.    Informe os dados necessários.

    4.    No campo Tipo de Solicitação informe o valor Licitação, para gerar o Edital baseado em solicitações.

    5.    Informe uma Entidade Contábil nos itens da solicitação, para geração do Rateio dos Itens.

    6.    Confirme a inclusão da solicitação

    7.    Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Licitação / Editais (GCPA002).

    O sistema apresenta a tela de Manutenção de Editais.

    8.    Clique em Gerar Edital.

    9.    Informe a modalidade de Edital.

    10.  Selecione as solicitações desejadas.

    O sistema apresenta a tela de Cadastro de Editais.

    11.  Verifique os itens informados nas solicitações de compras, localizada na parte inferior da tela.

    12.  Os itens das solicitações são aglutinados.

    13.  Informe os dados necessários

    14.  Clique em Particip, informe os fornecedores para o Edital.

    15.  Confirme a inclusão do Edital

    O sistema retorna a tela de Manutenção de Editais.

    16.  Clique em Andamento.

    17.  Complete o processo de licitação para gerar um pedido de compras.

    18.  Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Compras (MATA121).

    O sistema apresenta a tela de Manutenção de Pedido de Compras.

    19.  Posicione no pedido gerado pelo edital.

    20.  Clique em Visualizar.

    21.  O Sistema apresenta a tela de cadastro de Pedido de Compras.

    22.  Posicione em um item do pedido

    23.  Clique em Rateio.

     

        Importante:

    Com a implementação realizada na rotina de Editais (GCPA002), o rateio é realizado no momento que é gerado o Pedido de Compras (MATA121), com base nas entidades contábeis informadas nas Solicitações de Compras (MATA110).

    Lançamento Padrão Contábil e Ponto de Lançamento Orçamentário para Editais, onde não é possível identificar as entidades contábeis solicitantes.

    1.    Em Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse Atualizações / Entidades / Lançamentos Padrão (CTBA080).

    2.    Clique em Incluir.

    3.    Clique na opção Cadastro e preencha o seguinte campo:

    ·       Cod. Lanc. Pad: Informe o código do lançamento padrão com o valor 65B.

    4.    Na opção Outros preencha o campo Status como Ativo.

    5.    Preencha os demais dados de acordo com a regra de negócio da empresa.

    6.    Confirme o cadastro.

        Importante:

    Para o Lançamento Contábil é necessário cadastrar o Calendário Contábil, Moeda Contábil, Moeda x Calendário e Plano de Contas na Contabilidade Gerencial (SIGACTB).

    Para efetuar o Lançamento Orçamentário é necessário configurar o Ponto de Lançamento 000052 item 07 (Pedido de Compras por Edital).

    No Planejamento e Controle Orçamentário (SIGAPCO) acesse Atualizações / Lançamentos / Pontos de Lançamento (PCOA040)

    Para Obter o valor do contrato para o lançamento, utiliza-se do valor SC7->C7_TOTAL.                

    Para Lançamentos Orçamentários é necessário que o Parâmetro MV_PCOINTE esteja com o valor 1, sinalizando assim a integração do Planejamento e Controle Orçamentário (SIGAPCO) com os demais módulos.

    Os Lançamentos para o ponto 000052 item 07, não são exibidos automaticamente, pois a rotina que gera o Pedido de Compras é executada via EXECAUTO sendo inibida da tela de lançamentos.

    Para efetuar o lançamento padrão contábil 65B e o lançamento orçamentário 000052 item 07 deve-se gerar um pedido por edital sem rateio no Módulo de Compras (SIGACOM).

    Os Parâmetros que definem se os lançamentos são contabilizados online (Contabiliza Online?), se são mostrados os lançamentos (Mostra Lançamento?) são os mesmos utilizados na rotina de Pedido de Compras (MATA121).

     Para a Configuração dos Parâmetros:

    1.    Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Compras (MATA121).

    2.    Pressione a tecla F12.

    É apresentada a tela de parâmetros

    3.    Configure os parâmetros conforme help de campo e confirme.

    4.    Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Licitação / Editais (GCPA002).

    O sistema apresenta a tela de Manutenção de Editais.

    5.    Clique em Incluir.

    O sistema apresenta a tela de Cadastro de Editais.

    6.    Informe os dados necessários

    7.    Clique em Particip, informe os fornecedores para o Edital.

    8.    Confirme a Inclusão do Edital.

    9.    Na tela de Manutenção de Editais, clique em Andamento.

    10.  Complete o processo de licitação para gerar o pedido de compras.

    Ao gerar o pedido de compras o sistema efetua o lançamento padrão 65B e o lançamento Orçamentário 000052 item 07.

    Verifique os Lançamentos Orçamentários:

    ·       Em Planejamento e Controle Orçamentário (SIGAPCO) acesse Atualizações / Movimentos / Lançamentos (PCOA050).

    ·       Em Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse Atualizações / Movimentos/ Lançam Contábeis (CTBA101).

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SCH – Rateio do Pedido de Compras

    Observações

    • Sem rótulos