Árvore de páginas

Ajuste a Valor Presente - CD3002

Visão Geral do Programa

Esta funcionalidade executa o cálculo de ajuste a valor presente para os títulos do contas a pagar e a receber a longo prazo e curto prazo considerados como relevantes dentro da carteira de cobrança e/ou pagamento.

A solução para o Ajuste a Valor Presente (AVP) é executada de acordo com a apuração de resultados das empresas. Os valores obtidos a partir desta solução denominam-se constituição, que é a diferença entre o valor futuro e o valor presente, e a reversão, que é a amortização da constituição apropriada contra as contas de resultado financeiro.

Importante:

Esta funcionalidade também é preparada para efetuar cálculos sobre títulos implantados em moeda estrangeira, visto que, este mercado pode ser relevante perante a carteira de pagamentos e recebimentos de algumas empresas, inclusive com a utilização de taxas de descontos distintas.

A forma de cálculo do AVP é a mesma dos demais, no entanto vale salientar que para estes títulos o valor utilizado será sempre o valor convertido para a finalidade econômica corrente, ou seja, moeda real, desta forma pelo processo comumente realizado de fechamento mensal depois de efetuado o cálculo de variação cambial e contabilização do módulo poderá ser executado a rotina de cálculo do AVP.

Com o cálculo da variação cambial ocorrerá alterações do saldo do título para maior ou menor ou ainda liquidações, consequentemente isto poderá gerar adições ao valor de constituição ou ainda acréscimo no valor de reversão amortizado.

Ajuste a Valor Presente - Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir efetuar o cálculo para posterior evidenciação do ajuste a valor presente nas demonstrações contábeis. Estes valores serão calculados para os compromissos no contas a pagar e o contas a receber do produto.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Mais

Quando acionando, é apresentada a tela CD3002-V6 onde é possível determinar se os títulos ignorados (vencidos, sem saldo, cancelados) e também os títulos que foram lidos, mas não se encaixaram em nenhuma das faixas de regras devem ser impressos no relatório. Também é possível determinar se classifica os títulos por situação de cálculo. Ver detalhes Botão Mais.

Nota:

Este botão somente é apresentado para as opções Simulação, Cálculo e Relatório Cálculo.

Incluir

Quando acionando, é apresentada a tela CD3002-V1 onde é possível determinar regras e/ou exceções a serem consideradas na execução desta função. Ver detalhes Botão Incluir/Alterar Linha.

Alterar

Quando acionando, é apresentada a tela CD3002-V1 onde é possível alterar regras e/ou exceções a serem consideradas na execução desta unção. Ver detalhes Botão Incluir/Alterar Linha.

Excluir

Quando acionado, é eliminada a linha selecionada.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Opções

Selecionar a opção a ser considerada no ajuste a valor presente. As opções disponíveis são:

  • Simulação: quando selecionada, determina a execução do cálculo de ajuste a valor presente e a emissão do relatório de cálculo do AVP.

  • Cálculo: quando selecionada, determina a execução do cálculo de ajuste a valor presente, a gravação efetiva gravação dos resultados e a emissão do relatório de cálculo do AVP.

    Nota:

    O cálculo será efetuado para datas anteriores a data de início dos movimentos nos parâmetros do módulo.

  • Cancelamento: quando selecionada, determina o cancelamento do cálculo de ajuste a valor presente.

    Nota:

    Para cancelar determinado período deve-se antes eliminar os lotes relacionados a ele na contabilidade ou descontabilizá-lo, além disso deve-se eliminar os períodos calculados após ele.
    Nesta opção apenas os campos Módulo, Período e Exercício são exibidos na tela.

  • Contabilização: quando selecionada, determina a execução da contabilização do cálculo de ajuste a valor presente.

    Nota:

    A forma de contabilização ocorre de acordo com a parametrização feita nos Parâmetros Contabilização AVP (UTB055AA), ou seja, analítica ou sintética para cada um dos módulos.
    Nesta opção são exibidos os campos Módulo, Período, Exercício e Arquivo de Exportação, neste último deve-se informar o caminho e nome do arquivo para contabilização a ser gerado.

  • Descontabilização: quando selecionada, determina a execução da simulação do cálculo de ajuste a valor presente.

    Nota:

    Esta opção somente estará disponível quando a opção nos Parâmetros Contabilização AVP (UTB055AA)  estiver como forma de integração Exportação. Caso o cenário contábil esteja em branco, deverá ser feita a descontabilização para todos os cenários.
    Nesta opção são exibidos os campos Módulo, Período, Exercício e Arquivo de Exportação, neste último deve-se informar o caminho e nome do arquivo para descontabilização a ser gerado.

  • Relatório Cálculo: quando selecionada, determina a impressão dos dados relacionados ao cálculo do AVP. Nesta opção são exibidos os campos Módulo, Período, Exercício e Tipo de Execução, que pode ser Resumido ou Detalhado.

Módulo

Selecionar o módulo a ser considerado no ajuste a valor presente. As opções disponíveis são:

  • Contas a Pagar;

  • Contas a Receber.

Execução

Selecionar a forma de execução a ser considerada no ajuste a valor presente. As opções disponíveis são:

  • Balanço de Abertura;

  • Cálculo do Período.

Período

Inserir o mês a ser considerado no ajuste a valor presente.

Exercício

Inserir o ano a ser considerado no ajuste a valor presente.

Tipo de Relatório

Selecionar o tipo de relatório a ser impresso no ajuste a valor presente. As opções disponíveis são>

  • Resumido;

  • Detalhado.

Longo Prazo

Selecionar Inserir o número de dias (campo obrigatório) que serão considerados como Longo Prazo.

Nota:

Neste quadro, além do número de dias, é possível selecionar conjuntos de regras de seleção de acordo com as necessidades. As seleções que poderão ser utilizadas são: grupo de cliente/fornecedor, cliente/fornecedor, matriz, espécie de documento, código de título, código de estabelecimento, individual e moeda.

Curto Prazo

Selecionar os fatos relevantes a serem considerados no cálculo do AVP.

Nota:

Neste quadro é possível efetuar uma parametrização de acordo com as necessidades do usuário. As seleções que poderão ser utilizadas são: grupo de cliente/fornecedor, cliente/fornecedor, valor do título, matriz, espécie de documento, código de título, código de estabelecimento, individual e moeda. Para cada seleção feita o usuário poderá determinar uma taxa de desconto diferenciada. Estes são os chamados Fatos Relevantes, ou seja, são para os títulos de curto prazo que não entraram na seleção de dias do Longo Prazo.

Botão Mais

Objetivo da tela:

Permitir determinar se os títulos ignorados (vencidos, sem saldo, cancelados) e também os títulos que foram lidos, mas não se encaixaram em nenhuma das faixas de regras devem ser impressos no relatório. Também é possível determinar se classifica os títulos por situação de cálculo.

Nota:

Os campos Imprime Títulos Longo Prazo s/ Regra, Imprime Títulos Curto Prazo s/ Regra e Imprime Títulos Ignorados serão apresentados somente para as opções Simulação e Cálculo.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Imprime Títulos Longo Prazo s/ Regra

Quando assinalado, determina que os títulos a longo prazo que não se encaixaram em nenhuma das faixas de regras devem ser impressos no relatório.

Imprime Títulos Curto Prazo s/ Regra

Quando assinalado, determina que os títulos a curto prazo que não se encaixaram em nenhuma das faixas de regras devem ser impressos no relatório.

Imprime Títulos Ignorados

Quando assinalado, determina que os títulos ignorados (vencidos, sem saldo, cancelados) devem ser impressos no relatório.

Classifica Títulos por Situação de Cálculo

Quando assinalado, determina que na impressão do relatório os títulos serão agrupados por situação de cálculo e dentro de cada situação haverá quebra por cliente e imprimindo os totais de cada coluna impressa, como já ocorre atualmente.

Nota:

Esta opção é apresentada somente para as opções Simulação, Cálculo e Relatório Cálculo.

Botão Incluir/Alterar Linha

Objetivo da tela:

Permitir a determinação das regras e/ou exceções a serem consideradas na execução desta função. 

Nota:

Os campos Inicial, Final, Estab, Cliente/Fornecedor, Espécie, Série, Título e Parcela somente são visíveis quando a opção de conjunto selecionada for igual a Individual.



Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Conjunto

Selecionar uma das opções determinando o conjunto a ser considerado na regra. As opções disponíveis são:

  • Grupo de Cliente/Fornecedor;

  • Cliente/Fornecedor;

  • Valor do Título;

  • Matriz;

  • Espécie de Documento;

  • Código de Título;

  • Código de Estabelecimento;

  • Individual;

    Nota:

    Esta opção permite informar a chave completa do título a ser considerado.

  • Moeda.

Inicial

Inserir código inicial para a faixa a ser considerada na execução em questão.

Final

Inserir código final para a faixa a ser considerada na execução em questão.

Estab

Inserir o código do estabelecimento a ser considerado na execução em questão.

Cliente/Fornecedor

Inserir o código do cliente ou fornecedor a ser considerado na execução em questão.

Espécie

Inserir o código da espécie do documento a ser considerado na execução em questão.

Série

Inserir o código da série do documento a ser considerado na execução em questão.

Título

Inserir o número do título a ser considerado na execução em questão.

Parcela

Inserir o código da parcela do título a ser considerado na execução em questão.

Taxa Diária

Inserir o percentual de desconto ao dia a ser aplicado nesta regra.

Altera Taxa

Quando selecionado, permite trocar a taxa de desconto utilizada para trazer o saldo em aberto dos títulos a valor presente durante a realização do montante de constituição.

Nota:

Sob situações excepcionais, como é na renegociação de dívidas, o ajuste a valor presente pode ser aplicado como se fosse uma nova medição. Vale ressaltar que estas situações de nova medição de ativos e passivos são raras e matéria para julgamentos daqueles que preparam e auditam as demonstrações contábeis.

A nova medição, em outras palavras, é a substituição da taxa de desconto utilizada para calcular o valor presente efetuada sob o saldo em aberto dos títulos.

O resultado da mudança da taxa de desconto pode acarretar na adição do montante de constituição do AVP ou ainda no acréscimo do montante contabilizado como reversão no período da alteração, dependendo se a taxa for menor ou maior que a anterior.

Exemplo de cálculos do AVP com mudanças de taxa de desconto:

1° mês

 

CÁLCULO

31/8/2008

 

TAXA

0,005126%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Titulo

Saldo

Emissão

Vcto

VLP

Constituição Atual

Reversão

Constituição mês

 

 

 

 

 

 

 

 

1

300.000,00

1/8/2008

30/09/2009

293.986,93

0,00

0,00

6.013,07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

300.000,00

 

 

293.986,93

0,00

0,00

6.013,07


2° mês

 

CÁLCULO

30/9/2008

 

TAXA

0,004925%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Titulo

SALDO

EMISSÃO

Vcto

VLP

Constituição Atual

Reversão

Constituição mês

 

 

 

 

 

 

 

 

1

300.000.00

1/8/2008

30/09/2009

294.655,44

5.344,56

668,51

0,00

 

300.000,00

 

 

294.655,44

5.344,56

668,51

0,00


3° mês

 

CÁLCULO

31/10/2008

 

TAXA

0,005081%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Titulo

Saldo

Emissão

Vcto

VLP

Constituição Atual

Reversão

Constituição mês

 

 

 

 

 

 

 

 

1

140.000,00

1/8/2008

30/09/2009

137.644,23

2.355,77

2.988,79

0,00

 

140.000,00

 

 

137.644,23

2.355,77

2.988,79

0,00

Ajuste a Valor Presente – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir estabelecer o destino e a forma de execução do relatório. Ver detalhes no conceito Pasta Impressão.