Este passo tem como objetivo exibir o contrato financeiro juntamente com uma validação de aceite dos termos do contrato. 
O contrato que será exibido deverá ser definido nos parâmetros financeiro da matrícula:




Importante

A utilização do componente de identificador de relatório (Certificador de Relatórios) não irá funcionar no contrato da Matrícula pela Central do Candidato (TABELA GRELBATCH).

Motivos:

1o – O usuário, que estiver realizando o processo de matricula pode ter acesso ao GUID sem antes ter finalizado o processo que confirma a matrícula, se realizar somente a confirmação do “li e aceito” e obter um código válido.

2- A execução de relatório do reports para a matrícula pela central do candidato, em sua jornada única, executa o mesmo relatório no mínimo duas vezes antes do “li e aceito” e duas após o “li e aceito”, gerando chaves diferentes. Isso acontece para que seja gerada uma imagem que  é exibida no modal da tela apresentada, para que não tenhamos popup. Uma outra geração é feita para que seja criado o PDF para impressão do relatório. Desta forma o usuário que estiver realizando o processo de matrícula pela central pode ter impresso um relatório que tenha uma chave inválida.

Orientamos o uso da integração com TAE (TOTVS Assinatura Eletrônica) para o que se propõe a fazer referente a segurança do controle de assinaturas e impressão do contrato.



Assinatura de contrato da matrícula utilizando token/chave de segurança

Foi disponibilizado um nível de segurança a mais na matrícula, agora a instituição tem a possibilidade de ativar a opção de assinatura do contrato da matrícula com token. Com esse parâmetro marcado, será exibido para os candidatos/responsáveis da inscrição uma opção de assinatura do contrato informando um token que chegará no e-mail cadastrado do usuário que está logado no momento e realizando a matrícula, que pode ser o candidato ou responsável da inscrição.

Para enviar o e-mail com o token para o usuário que está realizando a assinatura do contrato, deve ser cadastrado uma nova mensagem de notificação com o objetivo "Enviar token para a validação da assinatura do contrato de matrícula".

Acesse a documentação para mais informações: https://tdn.totvs.com/x/6fr6E

Ao chegar na etapa de assinatura do contrato, o candidato/responsável da inscrição deve ler o contrato da matrícula, clicar no botão "Li e aceito os termos do contrato" e em seguida, só será possível finalizar a matrícula, após clicar em "assinar contrato", assim será enviado um e-mail para o usuário que está logado e o mesmo terá que informar o número do token recebido no e-mail no campo específico. Com o token correto, será possível finalizar a matrícula.

Caso o candidato/responsável da inscrição não finalize a matrícula naquele instante, volte mais tarde para finalizar, o token não será regerado, somente será reenviado o e-mail com o mesmo token.

Será salvo na tabela referente a assinatura, a data hora do envio do e-mail e para qual e-mail foi enviado.

Para realizar a parametrização, marque a opção "Utilizar token para validação da assinatura do contrato" na área de interesse ofertada do processo seletivo:

Acessando a matrícula no portal de inscrições, etapa de assinatura do contrato, é possível visualizar o botão de assinar contrato, que só será habilitado após ler e aceitar os termos.


Após realizar os passos acima, o candidato/responsável da inscrição pode finalizar a matrícula, salvando na tabela referente a assinatura, os dados dessa assinatura realizada.

Disponível somente na versão 12.1.29

Para consultar as assinaturas do contrato basta acessar nos anexos do contrato a opção de visualizar assinaturas.


Utilizar Totvs Assinatura Eletrônica para assinatura do contrato

Agora podemos utilizar a Integração TOTVS Assinatura Eletrônica para a assinatura do contrato quando o aluno realizar sua matrícula pela central do candidato. Foi disponibilizado um novo parâmetro com o objetivo de permitir que o contrato gerado imediatamente após a matrícula pela central do candidato não seja assinado no primeiro instante. Desta forma, podemos utilizar os recursos da Integração TOTVS Assinatura Eletrônica para realizar essa validação.

 Caminho de acesso para o novo parâmetro: 

  • TOTVS Educacional Processo Seletivo| Cadastros| Área de interesse Ofertada| Aba Matrícula| Aba Financeiro



Com o parâmetro "Utilizar Totvs Assinatura Eletrônica para assinatura do contrato" marcado, será obrigatório o preenchimento da mensagem de notificação "Enviar e-mail informando que a assinatura do contrato será validada com Totvs Assinatura Eletrônica" informando ao aluno que ele receberá um e-mail para realizar a assinatura do contrato.


Importante

Para indicar ao aluno que ele receberá um e-mail para realizar a assinatura do contrato, deve ser cadastrado a mensagem de notificação com o objetivo "Enviar e-mail informando que a assinatura do contrato será validada com Totvs Assinatura Eletrônica"Caso contrário, o aluno não conseguirá prosseguir com sua matrícula pela central do candidato devido a seguinte validação.

Acesse a documentação para mais informações: https://tdn.totvs.com/x/6fr6E


Com o parâmetro marcado e a mensagem de notificação preenchida os contratos gerados após a matrícula pela central do candidato não serão assinados no primeiro momento. Além disso, será enviado um e-mail para o candidato informando que em breve ele receberá um e-mail para a assinatura do contrato. Desta forma, podemos realizar a validação através da Integração TOTVS Assinatura Eletrônica




  • Sem rótulos